30/01/2025 06h30
Foto: Divulgação
Alistamento militar feminino em Salvador
Salvador foi um dos 28 municípios contemplados com o alistamento militar feminino. Ao todo, estão sendo destinadas 1.465 vagas em 13 estados e no Distrito Federal. O serviço já está disponível nas Prefeituras-Bairro da capital baiana. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, e não precisa ser agendado. Para realizar o alistamento, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Esta é a primeira vez que mulheres brasileiras podem se alistar nas Forças Armadas. O serviço tem duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente até oito anos. As mulheres incorporadas terão direito à remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.
De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, Marinha ou a Aeronáutica. Serão levados em conta critérios como disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e especificidade exigida pela força escolhida.
Após a incorporação, as mulheres também poderão realizar cursos de capacitação profissional em diversas áreas.
Ibama abre inscrições para concurso com 460 vagas
As inscrições para o concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abrem às 10h desta quinta-feira (30), e seguem até as 18h do dia 18 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 95,00 para ambos os cargos. São 460 vagas de nível superior, contando com remuneração inicial de até R$ 9,9 mil.
Os interessados devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, Cebraspe, organizador do concurso.
Todos os cargos exigem ensino superior completo, em qualquer área.
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 06 de abril, em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
As avaliações terão duração de 4 horas e 30 minutos e serão realizadas no turno da tarde, impedindo que os candidatos possam concorrer aos dois cargos.
Confira o edital completo neste link.
Concurso da Polícia Federal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a realização de um novo concurso da Polícia Federal que vai preencher 2 mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais. Segundo ele, isso repõe o efetivo histórico da PF.
A portaria interministerial com a autorização para o concurso, incluindo o número exato de vagas e cargos, será publicada em até duas semanas.
As vagas serão distribuídas entre todos os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito.
Ferrovia Vitória-Rio
Na sexta-feira (31), às 14h, será realizada na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) uma audiência pública para discutir a concessão para a implantação da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES).Também deve ser debatida a extensão da ferrovia no trecho entre os municípios de Santa Leopoldina (ES) e Nova Iguaçu (RJ).
Carnaval - ranking nacional de destinos
O Carnaval é o grande momento do ano para milhões de brasileiros, e o turismo baiano não poderia estar em melhor fase. Salvador, a capital do axé, encabeça o ranking nacional de destinos mais desejados, segundo pesquisa da Booking.com, reafirmando sua posição como epicentro da folia de Momo.
Além da capital, outras joias da Bahia brilharam no ranking dos destinos mais procurados.
Arraial D’Ajuda (4º na preferência), Porto Seguro (5º) e Trancoso (6º) destacaram-se entre os 10 principais locais, mostrando que o estado é muito mais do que apenas Salvador. O apelo das praias paradisíacas, aliado à hospitalidade baiana e ao charme histórico, confirma o bom momento do turismo na região.
Com uma combinação imbatível de cultura, lazer e natureza, a Bahia se consolida como o grande destaque do Nordeste, atraindo brasileiros de todas as partes e reforçando sua posição como protagonista no cenário turístico nacional.
Selo Lilás
O Governo do Estado abriu inscrições para a 2ª edição do Selo Lilás, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) que busca reconhecer empresas e entidades que promovam a igualdade de gênero e combatam a violência contra a mulher no ambiente de trabalho. O edital pode ser baixado no site, onde também podem ser feitas as inscrições, abertas até 12 de fevereiro de 2025.
Criado pela Lei Estadual 14.343, o Selo Lilás incentiva a implementação de projetos que garantam a proteção e promoção dos direitos das mulheres. A iniciativa visa reconhecer organizações que eliminem a discriminação no acesso, na remuneração, na ascensão e na permanência no emprego.
Na edição de 2025, o projeto busca aumentar o número de empresas comprometidas com essas diretrizes, incentivando a criação de ambientes corporativos mais inclusivos e seguros.
Na edição de 2024, 196 empresas se inscreveram e 83 foram certificadas. Com a 2ª edição, a expectativa é ampliar o número de inscrições e fomentar a troca de experiências entre as organizações participantes, fortalecendo a rede de apoio às mulheres no ambiente corporativo.
Plano Inclinado Gonçalves
O Plano Inclinado Gonçalves já está em funcionamento em Salvador, após o equipamento passar por manutenção.
De acordo com a Semob (Secretaria de Mobilidade), o funcionamento foi interrompido para a recuperação de uma peça responsável pelo deslocamento dos bondes, que teve o problema identificado durante serviço preventivo.
Agora, o modal volta a funcionar em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h, aos sábados das 7h às 18h e domingos e feriados das 9h às 15h.
Porte de arma de fogo
A Polícia Federal realizou um balanço da atuação da instituição em 2024 e, segundo o órgão, a emissão de autorizações para porte de arma de fogo de uso pessoal caiu 30% em comparação com 2023.
Segundo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, há dois anos foram expedidas 2.469 licenças para porte de uso pessoal. Em 2024, esse número caiu para 1.727.
O registro de armas de fogo registrou queda de 11,6%. Foram 28.402 registros concedidos em 2023 e 25.097 em 2024. A apreensão de munições aumentou 9,7% em 2024, enquanto a de armas caiu 40,8%.