01/02/2025 06h35
Foto: Feijão Almeida - GOVBA
Hospital Estadual Mont Serrat é inaugurado em Salvador.
O governador da Baihia, Jerônimo Rodrigues, inaugurou o Hospital Estadual Mont Serrat, em Salvador. O local será o primeiro hospital público do Brasil voltado exclusivamente para cuidados paliativos. Com investimento de R$ 66 milhões, a unidade conta com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e espaços voltados à telemedicina e à pesquisa. O hospital será gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
Com uma equipe de 435 colaboradores, incluindo 41 médicos especializados, o hospital atenderá mais de 2 mil pacientes por mês. O foco será oferecer não apenas assistência clínica, mas também apoio emocional aos pacientes e suas famílias, consolidando uma abordagem humanizada e inovadora na saúde pública.
Com essa inauguração, a Bahia reforça seu protagonismo em políticas públicas de saúde, mostrando que cuidados paliativos podem e devem ser parte fundamental do SUS, garantindo dignidade e acolhimento a todos os brasileiros.
Mercado do Rio Vermelho
Em Salvador, o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, terá um novo horário de funcionamento. A partir deste sábado (1º), o equipamento estará de portas abertas das 7h às 19h. Os permissionários terão o mês de fevereiro para fazer a adaptação e ajustes necessários para atender à nova regra, que passa a ser obrigatória a partir do dia 5 de março.
Com mais de 50 anos de atuação e 138 operações em funcionamento, o Mercado do Rio Vermelho figura como uma importante referência no turismo gastronômico da capital baiana, tendo como grande diferencial a concentração de diversos produtos em um só lugar. No local, é possível encontrar pescados, camarão fresco e defumado, flores, temperos, artesanatos, vinhos, chocolates, além de opções de comidas congeladas e frescas.
Programa de Jovem Aprendiz
A MRS Logística está com as inscrições abertas para o seu Programa de Jovem Aprendiz. Com o objetivo de formar profissionais qualificados e impulsionar o desenvolvimento técnico, o programa oferece aos jovens a oportunidade de aprender na prática em áreas essenciais da operação ferroviária e de manutenção.
Disponível em diversas cidades do Brasil, o Programa de Jovem Aprendiz da MRS oferece formação técnica de excelência, incluindo aulas práticas e teóricas. A capacitação é destinada para jovens entre 18 e 23 anos (sem limite de idade para candidatos PCDs) com o ensino médio concluído.
As vagas abrangem diferentes áreas do setor ferroviário, com possibilidades de efetivação ao final do programa. As oportunidades incluem: Aprendiz de Manutenção Eletromecânica de Locomotivas – Jundiaí (SP); Aprendiz de Operação de Transporte – Santo André (SP), São José dos Campos (SP) e Conselheiro Lafaiete (MG); Aprendiz em Gestão Industrial – Belo Horizonte (MG).
Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 15 de fevereiro de 2025
Festa de São João
A festa junina é o evento mais citado entre os moradores das capitais brasileiras que disseram ter frequentado uma festa popular no período de um ano, revela o levantamento Cultura nas Capitais. A pesquisa foi feita pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet.
O estudo sobre hábitos culturais dos brasileiros constatou que 78% dos frequentadores de eventos populares nas capitais participaram de festas juninas nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa e que 48% foram a desfiles ou participaram de blocos de carnaval.
A mesma pesquisa apontou o sertanejo como o gênero musical favorito em 15 das 27 capitais brasileiras, tendo sido citado por mais de um terço dos entrevistados (34% do total) entre seus três ritmos prediletos, superando até mesmo a soma entre o samba (11%) e o pagode (18%). O pagode aparece na quinta posição entre os ritmos mais citados, abaixo da MPB (27%), do gospel (24%) e do rock (21%) e acima do pop (17%), do forró (16%) e do funk (11%). Já o samba é o oitavo, à frente do rap (9%).
“Ainda Estou Aqui”
Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” chegou a 4 milhões de espectadores no Brasil. De acordo com dados da plataforma Comscore, o longa dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello já arrecadou uma bilheteria de R$ 87,3 milhões desde a sua estreia, em novembro de 2024. Com isso, a obra inspirada na história da família do escritor Marcelo Rubens Paiva se tornou o 13º filme brasileiro mais visto desde 2002, quando a série histórica foi iniciada.
Aclamado no Brasil e no mundo, “Ainda Estou Aqui” registrou um crescimento de 81% em seu público no final de semana após o anúncio das indicações ao Oscar. O longa também ganhou um importante impulso após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e com a indicação ao BAFTA, considerado o Oscar britânico, na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa. A trama, que contou com uma pré-estreia especial na capital baiana em setembro de 2024, conta a história da advogada Eunice Paiva, que se tornou uma importante ativista dos direitos humanos após o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar.
Operação especial
A capital baiana contará com uma operação especial de trânsito durante a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, que acontece neste domingo, 2 de fevereiro. As intervenções coordenadas pela Transalvador ocorrerão entre as 20h deste sábado (1º) e 6h de segunda-feira (3), visando mais segurança viária e fluidez no entorno da festa. O acesso aos residentes das vias interditadas será permitido mediante comprovação de endereço.
Está programada a interdição total do tráfego de veículos, das 22h de sábado (1º) às 23h de domingo (2), em algumas vias do Rio Vermelho. Nesses locais, a operação de carga e descarga estará restrita ao período de 0h às 8h do domingo (2).
A partir das 19h deste sábado (1º), haverá interdição progressiva do tráfego de veículos para a cerimônia “Entrega do Presente Sóródo 2025” no Dique do Tororó, com saída do estacionamento em frente à Casa de Apostas Arena Fonte Nova; seguindo para a Avenida Centenário, no trecho que margeia o Dique, e Avenida Vasco da Gama, sentido Bonocô, próximo ao Habib’s.
ParaPraia chega a 10ª edição
No clima de celebração à Rainha do Mar, o ParaPraia inicia a sua 10ª edição de banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, neste sábado (01) e domingo (02), das 8h às 12h, em Ondina. A temporada 2025 acontecerá todos os finais de semana de fevereiro, na praia Bacia das Moças, em Ondina. Para um banho de mar seguro e confortável, a praia receberá uma infraestrutura com tendas, pista de acesso ao mar, banheiros adaptados, chuveirão e cadeiras anfíbias flutuantes.
Nesta edição, o projeto conta com a parceria da Unifacs. A entidade de ensino superior de Salvador e a sua equipe é responsável pela seleção, treinamento e coordenação de voluntários que prestarão total assistência aos banhistas. Com um número recorde de 795 inscritos, 300 foram selecionados, entre eles, alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia da instituição.
O ParaPraia 2025 é patrocinado pela Unifacs e pela Prefeitura de Salvador, através do programa Viva Esporte. Conta com o apoio da Band Bahia e Rádio Band News, Salvamar, Guarda Municipal e Bombeiros Militares da Bahia.
Campanha Oxe, me respeite,
No domingo (2), quando baianos e turistas irão celebram Iemanjá, a rainha do mar, as equipes da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) estão presentes no Largo do Rio Vermelho, em Salvador, para a realização da campanha Oxe, me respeite, ação estratégica que faz parte do Programa Especial de Governo Elas à Frente. A atividade visa a prevenção e o enfretamento à violência contra as mulheres, promovendo a sensibilização contra o assédio e à importunação sexual.
Durante a Festa de Iemanjá, serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização e sensibilização. As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180.
Além disso, a depender do caso, será feito o atendimento especializado, com escuta qualificada e encaminhamento para organismos da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como as delegacias mais próximas e a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas por dia e está instalada na Avenida Tancredo Neves ao lado do Hospital Sarah.