Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/07/2020 07h43

Foto: Alberto Maraux - SSP-BA

Policiais civis param por 24h

Os policiais civis da Bahia decidiram parar as atividades por 24 horas, a partir desta quarta-feira (8), em Salvador e em todo o estado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, 30% do efetivo continuará trabalhando em todas as unidades, atendendo apenas casos de prisão em flagrante e levantamento cadavérico.

O presidente do Sindpoc explica que a categoria pede a implantação do protocolo de biossegurança nas delegacias territoriais, assento no Comitê de Crise de Combate à Covid-19 da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e pagamento de adicional de insalubridade para todos os policiais civis.

Quem necessitar registrar algum procedimento durante a paralisação deve buscar a Delegacia Digital na internet.

Máscaras cirúrgicas

Uma aeronave da companhia aérea Latam chegou ontem (7) a São Paulo transportando mais 11,8 milhões de máscaras cirúrgicas de procedência chinesa. O voo trouxe a maior quantidade de insumos para combate à pandemia transportado de uma única vez no Brasil. 220 das 240 milhões das máscaras compradas foram recebidas, sendo uma parte do equipamento do tipo N95 - a mais eficaz máscara médica descartável disponível no mercado.

A carga faz parte da encomenda de equipamentos de proteção individual (EPIs) feita pelo Ministério da Saúde, com a coordenação operacional viabilizada pelo Ministério da Infraestrutura. Segundo os registros dos ministérios, essa é a 35ª remessa de mais de 40 previstas.

O voo anterior da Latam que transportou insumos vindos da China para o Brasil chegou no dia 2 de junho e trouxe cerca de 9,2 milhões de máscaras para serem distribuídas entre estados e municípios.

Mercado IAÔ

O Mercado IAÔ, Centro de Economia Criativa, Arte e Sustentabilidade , lança o seu primeiro site: www.mercadoiao.org.br, nesta quarta-feira (08/07), durante a Live IAÔ, com a participação de Margareth Menezes, às 20h30, no Instagram @mercadoiao. A plataforma inaugura uma nova fase do centro de economia criativa mais aquecido da Bahia. Devido a pandemia e percebendo os desafios de diversos setores da economia criativa na Bahia, o Mercado IAÔ pretende discutir novas formas de impactar os negócios e ampliar o seu cadastro de empreendedores da Rede IAÔ.

A Rede IAÔ foi criada com o intuito de ampliar a visibilidade de empreendedores baianos durante o período de isolamento social. Mais de 100 empreendedores, com vídeos curtos e imagens, poderão expor seus produtos, criar conexões diretas com seus clientes e com o público do Mercado IAÔ. O cadastro da Rede IAÔ pode ser feito diretamente no site do Mercado IAÔ.

Informações sobre a Amazônia

O Senado aprovou nesta terça-feira (7) um convite ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para que ele preste informações sobre a Amazônia. Mourão é coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal. A aprovação ocorreu de forma simbólica e unânime. A previsão é que Mourão participe da sessão remota, por videoconferência, na próxima terça-feira (14).

Retirada dos EUA da OMS

O presidente Donald Trump anunciou ontem (7) o início do processo para retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). A saída terá efeito a partir de 6 de julho de 2021.

O Departamento de Estado americano informou que o aviso de retirada do país foi submetido ao Secretário-Geral da ONU, depositário da OMS. A entidade confirmou o recebimento da nota do governo de Trump.

Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos da OMS em 29 de maio, por acreditar que a entidade foi pressionada pela China para dar “direcionamentos errados” ao mundo sobre o novo coronavírus. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos afirmou que realocaria em outras iniciativas o financiamento destinado ao órgão.

Os 40 anos de Claudia Leitte

A cantora Claudia Leitte vai comemorar a chegada dos 40 anos em grande estilo. Mesmo isolada nos Estados Unidos, a artista resolveu não deixar a data passar em branco e vai presentear os fãs com uma live especial.

O show acontece no dia 10 de julho, a partir das 19h30, no canal oficial de Claudinha no YouTube, com participações de Léo Santana, Lore Improta, Denis DJ, Hungria, Bera, Mc Zaac (com quem gravou “Rebolada Bruta”) e Any Gabrielly, do Now United.

O esquenta da live ’40ando na Quarentena’, começou com mais uma edição do Dia do Bolha. Neste ano, a proposta da artista é conversar com 40 fãs (alusão ao seu aniversário) durante uma live especial em seu Instagram. Ao final, Claudia cantará uma música surpresa em homenagem a todos os admiradores.

Anísio Teixeira Patrono da Educação da Bahia

O governador Rui Costa (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa (AL-BA) um Projeto de Lei para transformar o educador Anísio Teixeira como Patrono da Educação da Bahia. De acordo com o texto a matéria “visa homenagear esse educador baiano, que deixou de legado contribuições de grande relevância”.

“Podemos citar a formulação de conceitos fundamentais sobre o que designava de Educação Democrática, através da concepção da nova escola pública, da defesa da educação como indutora de desenvolvimento social, cultural e humano”, acrescenta o projeto.

Reabertura gradual da economia em Salvador

A cidade de Salvador terá três fases de reabertura gradual da economia em meio à pandemia de coronavírus. A Prefeitura e o Governo do Estado delimitaram que a capital vai observar a taxa de ocupação de leitos de hospitais públicos e privados.  Para abertura gradual na fase inicial, será necessário uma ocupação menor que 75%. Confira:

Fase 1 - Menor que 75% - Shoppings, centros comerciais e semelhantes; Comércio de rua acima de 200 m²; Templos religiosos e Drive-in;
Fase 2 - Menor que 70% - Academias de Ginástica e similares; Barbearias, salões de beleza e similares; Centros culturais, museus e galerias de arte; Lanchonetes, bares e restaurantes;

Fase 3 - Menor que 60% - Parques de diversões e parques temáticos; Teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; Clubes sociais, recreativos e esportivos, Centro de eventos e convenções.

Segundo o protocolo instituído pelo governo e pela prefeitura, instituições de ensino, futebol profissional, parques públicos, praias e demais espaços públicos estão sendo avaliados separadamente com critérios específicos, devido à natureza própria das atividades. 

Shoppings centers foram autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 12h às 20h, com uma série de restrições. Só será permitida uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns. Em lojas, será uma pessoa a cada cinco metros quadrados. Os estacionamentos terão disponibilidade de apenas 50% das vagas. 

DICAS

Para a reabertura das atividades econômicas, religiosas e culturais das cidades, é necessário seguir diretrizes e obedecer a critérios técnicos e científicos, pautados por indicadores epidemiológicos, bem como a observação das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as regras do protocolo geral que todos os setores autorizados a funcionar devem seguir estão:

- Manter distância mínima de 1,5m entre qualquer pessoa;

- As estações de trabalho que não atendam ao distanciamento mínimo devem utilizar barreiras físicas entre as pessoas;

- Demarcar no chão as posições de fila e assentos de espera/atendimento, respeitando o distanciamento mínimo;

- Evitar controle de acesso com contato físico, a exemplo de biometria e catracas;

- Limitação de acesso aos elevadores a 30% da capacidade;

- Adotar regimes de escala, revezamento, alteração de jornadas e/ou flexibilização de horários de entrada, saída e almoço, sempre de forma padronizada, assim como revezar horários de utilização de espaços comuns, como refeitórios e vestiários;

- Viabilizar atendimento diferenciado para grupos de risco;

- Proibição de prestação de serviços de manobristas;

- Priorizar pagamento via transferência digital ou cartão de crédito e similares;

- Instalar barreira de acrílico no caixa, se possível, e/ou exigir utilização de máscara shield;

- Cobrir meios de pagamento com filme plástico para facilitar higienização após cada uso;

- O uso de máscara facial é obrigatório para todos (funcionários e clientes);

- É obrigação do empregador fornecer EPIs e as máscaras faciais em quantidade adequada para cada trabalhador;

- Disponibilizar kit completo para higienização nos banheiros (álcool em gel a 70% e/ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, além de sabonete líquido e toalhas de papel não reciclado) e kits à base de álcool em gel a 70% nos locais visíveis, de maior fluxo de pessoas e/ou de maior contato constante;

- Exigir que clientes ou usuários higienizem as mãos com álcool em gel a 70% ou soluções de efeito similar ao acessarem e saírem do estabelecimento;

- Antes, durante e após o período de funcionamento, reforçar a sanitização do ambiente com álcool em gel a 70% e/ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar;

- Os banheiros devem ser higienizados constantemente;

- Os meios de pagamento devem ser higienizados após cada uso;

- As superfícies de toque devem ser higienizadas no mínimo a cada duas horas;

- As demais áreas devem ser higienizadas antes da abertura e no fechamento
do estabelecimento;

- Colocar sinal indicativo de número máximo de pessoas permitido no estabelecimento;

- Estabelecimentos com área igual ou superior a 200m² devem aferir a temperatura dos colaboradores, prestadores de serviço e clientes na chegada ao ambiente de trabalho, impedindo a entrada caso a temperatura esteja igual ou superior a 37,5°C;

- Afastar os colaboradores para isolamento domiciliar de 14 dias que testarem positivos para a Covid-19, tenham tido contato ou residam com caso confirmado de coronavírus ou apresentarem sintomas de síndrome gripal e monitorá-los.