21/02/2025 06h28
Foto: Divulgação
“Operação Abadá 2025”
A Polícia Civil da Bahia lançou a “Operação Abadá 2025”, uma estratégia de segurança para garantir tranquilidade durante a entrega dos abadás do Carnaval de Salvador 2025, a maior festa de rua do mundo. O plano tem como principais objetivos coibir crimes como falsificação de abadás, cambismo e estelionato, além de proteger baianos e turistas nos locais de distribuição.
A operação acontece de 24 de fevereiro a 4 de março nos principais pontos de retirada dos abadás, incluindo o Shopping da Bahia, o Bahia Airport Salvador e o Porto de Salvador. Um dos destaques é a instalação de um posto de atendimento dentro do Shopping da Bahia, onde policiais civis estarão disponíveis para registro de ocorrências e orientações.
Ao todo, 288 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, atuarão diretamente nos locais de entrega e em áreas adjacentes, garantindo a segurança do público. O efetivo contará com apoio de unidades especializadas, como a Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON) e a Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF/Ciber), ligadas ao Departamento Especializado em Investigações Criminais (DEIC).
A Polícia Civil utilizará ferramentas avançadas de monitoramento e análise de dados para identificar rapidamente possíveis fraudes.
Bravo Serviços Logísticos
A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, anuncia a chegada de Maurício Nogueira como o novo vice-presidente de Operações da empresa. Com mais de 30 anos de experiência em Logística e Supply Chain, o profissional conta com uma sólida carreira, ocupando posições de liderança nos principais players logísticos globais. Destacam-se as atuações como conselheiro e líder de importantes operações, além de seu papel estratégico no desenvolvimento de novos negócios.
Nogueira chega à Bravo com a missão de liderar a área de operações em um momento de grande expansão e desenvolvimento da empresa. Seu olhar criterioso será essencial para conectar a estratégia comercial de crescimento da Bravo com uma agenda de gestão e governança, eficiência operacional, sustentabilidade e desenvolvimento de pessoas. Entre seus objetivos estão: assegurar o crescimento da empresa em consonância com as demandas do agronegócio, expandindo a capacidade de atendimento de forma responsável; combater o desafio da retenção de talentos no setor logístico, criando um ambiente de trabalho atrativo, que promova o crescimento profissional e pessoal; e aprimorar processos por meio de automação, inovação e digitalização, elevando a eficiência e a produtividade.
Conselho Seccional da OAB-BA
Com metade de representantes femininas e grande participação da advocacia negra, o Conselho Seccional da OAB-BA toma posse nesta sexta (21), às 17h30, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. A solenidade contará com as presenças do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, acompanhado de toda a diretoria do Conselho Federal da OAB, além de representantes do meio jurídico, autoridades e convidados.
Eleito em novembro de 2024, o Conselho Seccional da OAB-BA conta com 126 advogadas e advogados de toda a Bahia para representar os interesses da classe no estado.
Na mesma solenidade, serão realizadas as posses festivas das diretorias da OAB-BA e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, que já estão oficialmente à frente das instituições desde a posse administrativa, no último dia 3 de janeiro.
Além da presidenta Daniela Borges, que está em seu segundo mandato na seccional, a nova diretoria da OAB-BA para o triênio 2025-2027 é composta pelo vice-presidente Hermes Hilarião; pela secretária-geral Cléia Costa; secretário-geral adjunto Raphael Pitombo; e diretor tesoureiro Daniel Moraes. Já a diretoria da CAAB conta com o presidente Maurício Leahy; a vice-presidente Renata Deiró; secretária-geral Ilana Kátia; secretário adjunto René Viana; e tesoureiro Marcos Bonfim; além dos diretores Carolina Orrico, Juliana Camões e Ronaldo Soares.
4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Os interessados em participar da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema) já podem fazer as inscrições. O evento, que tem como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” vai disponibilizar 600 vagas para o público geral e 600 para os delegados previamente escolhidos nas plenárias municipais. As inscrições estarão disponíveis até o dia 06 de março, exclusivamente no site http://www.sema.ba.gov.br.
A 4ª Cema, que vai acontecer nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Cultura Cristã da Bahia, em Salvador, tem como objetivo fortalecer a participação da sociedade civil organizada do debate sobre o meio ambiente, promovendo um momento de diálogo entre o poder público, setor empresarial, redes, fóruns e colegiados dedicados às questões ambientais.
Selo Lilás
As inscrições para a 2ª edição do Edital Selo Lilás foram prorrogadas até o dia 26. O Selo é uma certificação concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), a empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte; entidades com ou sem fins lucrativos; e organizações comprometidas com a promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho.
O Selo Lilás foi criado com base na Lei Estadual 14.343, de 2021, e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, de 20 de julho de 2023. As empresas, entidades e organizações interessadas devem comprovar ações ou programas voltados à igualdade de gênero e à valorização das mulheres, tais como: políticas antidiscriminatórias; promoção da igualdade salarial; incentivo à liderança feminina e ao desenvolvimento profissional; e flexibilização de jornadas de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes.
Em 2024, 83 empresas na Bahia foram certificadas. Quer fazer parte dessa mudança? Inscreva sua instituição e ajude a construir um futuro mais justo para todas!
Para saber mais, acesse: www.ba.gov.br/mulheres ou www.selolilas.spm.ba.gov.br.
Asia Shipping estará na WCA Worldwide Conference Dubai 2025
A Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, anuncia pela primeira vez a sua participação na WCA Worldwide Conference, em Dubai. Considerado um dos mais relevantes encontros globais do comércio exterior, o evento acontece entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, no Dubai World Trade Center (DWTC), nos Emirados Árabes. Na ocasião, a companhia contará com a participação de um time de 27 especialistas, de diferentes países do mundo, para apresentar seu portfólio de soluções logísticas, conferir palestras e workshops e promover parcerias e networking de negócios com os principais players do mercado global. O evento prevê uma participação recorde, reunindo empresas de mais de 180 países.
Reunindo um portfólio completo, com soluções competitivas e personalizadas para o transporte de mercadorias, seja por via marítima, aérea ou terrestre, um dos destaques da Asia Shipping na WCA Worlwide Conference Dubai é a Dati, uma plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, que automatiza 87% das etapas na rotina de importação.
Além das tradicionais reuniões um-a-um da WCA Dubai, a conferência também é conhecida pelos eventos de networking social, onde os participantes podem se conectar com parceiros e identificar novas oportunidades de negócios. Para 2025, a WCA Worldwide Conference Dubai prevê superar a participação da edição 2024, que reuniu 4.500 agentes de carga de 179 países.
10 mil vagas gratuitas do Santander
O Santander firmou uma parceria com a plataforma global de aprendizagem online Coursera, que irá oferecer 10 mil bolsas gratuitas para acessar todo o conteúdo de treinamento da plataforma por um ano. Os contemplados poderão se candidatar a uma das vagas em cursos relacionados com marketing e comunicação, soft skills, critérios de sustentabilidade ESG (ambiental, social e governança), ciência de dados ou cibersegurança, bem como certificações profissionais da IBM, Microsoft, Google ou AWS, entre outros. As inscrições podem ser feitas até 19/03/205 na plataforma Santander Open Academy: https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/coursera-professional-certifications
Milhares de cursos e projetos guiados estarão disponíveis para os beneficiários, incluindo certificados profissionais de parceiros como IBM, Meta e Microsoft, com conteúdos disponíveis em 24 idiomas, incluindo espanhol, português, alemão e polonês, garantindo ampla acessibilidade para estudantes de todo o mundo.
O objetivo deste acordo é promover a empregabilidade e auxiliar os contemplados, por meio da formação ao longo da vida, a progredirem nas suas carreiras profissionais. Os participantes podem obter certificações oficiais após a conclusão dos cursos, e o programa é aberto a todos, independentemente de serem clientes do Banco Santander ou terem diploma universitário.