11/03/2025 06h33
Foto: Divulgação
Secretaria Especial do Mar
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a criação da Secretaria Especial do Mar, que será comandada por Andrea Mendonça, ex-secretária de Cultura e Turismo.
A nova secretaria terá como missão desenvolver o potencial náutico da cidade. Entre as capitais, Salvador tem a maior orla do Brasil, com 64 quilômetros, e a Baía de Todos os Santos, a segunda maior do mundo.
Andrea Mendonça afirmou que pretende ampliar os eventos internacionais na cidade e fortalecer a economia do mar com turismo, esporte, indústria náutica e aquicultura. Ela destacou a importância de parcerias com municípios da Baía de Todos os Santos para potencializar esses avanços.
Curso gratuito de defesa pessoal
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está com inscrições abertas para um curso gratuito de defesa pessoal para mulheres, com 40 vagas disponíveis. A atividade será realizada entre os dias 12 e 22 de março, das 13h às 17h, na base da corporação localizada na Avenida General San Martin.
Com 20 horas de duração, distribuídas em cinco encontros alternados, a iniciativa busca capacitar mulheres para lidar com situações de violência. As inscrições podem ser feitas online por meio do link: Sympla – Curso de Defesa Pessoal.
A capacitação é voltada para mulheres a partir de 18 anos, mas também aceita menores de idade, desde que estejam acompanhadas por mães ou responsáveis. As aulas práticas serão ministradas por guardas municipais especializados, e o conteúdo inclui temas como primeiros socorros e legislação de proteção às mulheres.
Produtos da agricultura familiar
Com uma participação expressiva na última edição da Fruit Attraction São Paulo, a Bahia volta ao principal salão internacional do mercado de frutas e hortaliças no hemisfério sul para expor sua diversidade de produtos da agricultura familiar. A feira acontece de 25 a 27 de março, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center, na capital paulista.
Os exportadores terão a oportunidade de conferir cervejas de umbu, cajá e caju, cafés em grãos e moídos, bombons de chocolate recheados com frutas, palmito, pastas de caju, geleias, mix de frutas desidratadas, doces e outros produtos feitos por famílias agricultoras baianas.
Este ano, a presença baiana na Fruit Attraction contará com a participação das Secretarias do Desenvolvimento Rural, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura e do Turismo, além do apoio da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Promoção de Igualdade de Oportunidades
O Ministério da Educação lançou o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, chamado de Partiu IF. O lançamento ocorreu durante o anúncio da criação da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
Este programa oferecerá aulas e atividades de reforço educacional a estudantes selecionados da rede pública, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade, para que acessem o ensino oferecido pela rede federal, que em 2024 tinha 685 unidades.
O objetivo da política é preparar os estudantes para as provas de seleção dos institutos federais e, desta forma reduzir, desigualdades educacionais. Em cerimônia na tarde de hoje, o ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que cada estudante terá a ajuda de custo para permanência no curso de R$ 200 por mês, durante oito meses.
Prêmio Gerdau Melhores da Terra
A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, abriu as inscrições para a 36ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra (PGMT), um dos reconhecimentos mais prestigiados do setor agroindustrial. A participação é destinada a fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas ou empresas de software focadas na evolução do setor e que sejam expositoras na Agrishow, a principal feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, que ocorrerá entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). As inscrições podem ser feitas pelo site do prêmio até o dia 07 de abril.
Para a edição deste ano, as categorias de premiação são "Novidade Agrishow Agricultura Familiar", "Novidade Agrishow Agricultura de Escala" e "Inovação Digital Agrishow". Com objetivos específicos, o prêmio incentiva, junto à indústria de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil e da Argentina, a qualificação, o aprimoramento e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos voltados para a agricultura familiar e para a agricultura de escala.
A escolha dos vencedores será feita por uma comissão julgadora composta por professores e pesquisadores das mais conceituadas universidades e instituições de pesquisa agronômica do Brasil, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 29 de abril, no estande da Gerdau na Agrishow, com a entrega dos prêmios planejada para ocorrer nos estandes dos ganhadores.
Transtornos mentais
O Brasil registrou, em 2024, o maior número de afastamentos do trabalho por transtornos mentais em uma década. De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, obtidos pelo g1, foram 472.328 licenças médicas concedidas por ansiedade, depressão e outros distúrbios psicológicos, um aumento de 68% em relação ao ano anterior. O impacto econômico pode ter chegado a R$ 3 bilhões, considerando o valor médio do benefício pago pelo INSS.
Especialistas apontam que o aumento está ligado a fatores como a crise no mercado de trabalho, as consequências da pandemia e a crescente sobrecarga emocional, especialmente entre as mulheres. Elas representaram 64% dos afastamentos e, segundo pesquisas, enfrentam maiores desafios profissionais e sociais, como remuneração mais baixa, acúmulo de responsabilidades familiares e altos índices de violência.
Os estados com mais afastamentos absolutos foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas, proporcionalmente à população, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram o ranking. No caso gaúcho, especialistas acreditam que a tragédia das enchentes contribuiu para o aumento nos afastamentos.