Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

12/03/2025 06h32

Foto: Divulgação

Arte urbana em Salvador

O Projeto Mural, iniciativa de arte urbana em Salvador, abriu inscrições para prédios residenciais e comerciais interessados em receber megamurais artísticos em suas fachadas. A proposta, que chega à sua 4ª edição, busca transformar a paisagem da cidade com obras de arte de grande impacto visual, sem custos para os proprietários dos imóveis.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online ou pelo Instagram oficial do projeto (@projeto.mural). A iniciativa está mapeando novas superfícies para intervenções na edição atual e futuras, priorizando empenas cegas (laterais sem janelas ou com poucas aberturas) para receber as pinturas.

Criado em 2016, o Mural – Movimento Urbano de Arte Livre – surgiu com a proposta de revitalizar a região portuária de Salvador por meio da arte. Desde então, o projeto já entregou 20 megamurais espalhados pela cidade, contribuindo para a valorização da arte urbana e o fortalecimento da economia criativa local.

A iniciativa acompanha uma tendência global de requalificação urbana por meio da arte pública, resgatando a tradição dos murais e proporcionando um novo olhar sobre o espaço urbano. Além de embelezar Salvador, os murais atraem turistas e valorizam a cena artística local, reunindo nomes importantes do grafite, pintura e outras técnicas visuais.

Serviço de protesto

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos da Bahia (IEPTB), em parceria com o Governo do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça da Bahia, inaugurou o serviço de protesto na unidade do SAC do Shopping Barra. A iniciativa oferta de forma gratuita a consulta do CPF e do CNPJ, através de uma base de dados nacional integrada com todos os cartórios do Brasil, onde é possível verificar a existência de qualquer restrição.

Durante o processo, o cidadão consegue ter acesso à sua dívida e ao valor total, onde é imediatamente orientado e direcionado para o cartório específico para regularizar a sua situação. A ação visa facilitar o acesso da população a informações cruciais sobre sua saúde financeira, especificamente relacionadas a protestos de títulos, visando não apenas informar, mas também guiar os indivíduos nos próximos passos necessários para regularizar sua situação, democratizando o acesso a informações sobre a atual realidade financeira pessoal.

O serviço já se encontra disponível para acesso livre a qualquer cidadão, na unidade do SAC do Shopping Barra que funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h. O atendimento é por ordem de chegada. A expectativa é que futuramente o procedimento seja expandido para os postos de toda a Bahia.

Reclamações sobre relações de consumo

O Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) atende nesta quarta (12), das 9h às 20h, no Shopping Piedade (piso L3 na entrada/saída), em Salvador. Os serviços serão disponibilizados aos consumidores que desejem receber orientações ou registrar reclamações sobre relações de consumo. A ação faz parte da programação especial comemorativa ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no próximo sábado (15).

Para ser atendido, basta comparecer ao estande do órgão, com documentos pessoais como RG, CPF, e aqueles relacionados às reclamações ou denúncias que deseja fazer, a exemplo de contas de operadoras de telefonia, Embasa, Coelba, entre outros, que auxiliem a comprovar abusividade nas relações de consumo. No local, a equipe do Procon-Ba realizará os atendimentos, distribuindo materiais educativos e disponibilizará informações e orientações sobre os direitos básicos do consumidor.

Caso o consumidor encontre alguma prática abusiva ou em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e deseje denunciar ao Procon, pode utilizar o e-mail [email protected] . Para fazer reclamações individuais, o Procon atua com 33 Postos distribuídos nas redes SAC na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Os registros também podem ser feitos por meio do aplicativo ba.gov.br.

Alistamento militar feminino

O primeiro alistamento militar feminino voluntário já conta com 25.250 inscrições, com a maioria das candidatas provenientes das regiões Sudeste e Nordeste. Os dados, fornecidos pelo Exército, mostram que, apesar da presença feminina nas Forças Armadas há 45 anos, as mulheres ainda representam apenas 11% do efetivo total. Atualmente, são 37.602 militares mulheres em um contingente de 342.155 ativos no Brasil.

Na Marinha, há 9.085 mulheres, o equivalente a 12,6% do efetivo. No Exército, que possui o maior contingente militar do país, a participação feminina é de 6,7%, com um total de 13.461 militares. Já a Força Aérea registra o maior percentual de mulheres, com 22% de participação, totalizando 15.056.

O período de alistamento teve início em 2 de janeiro e segue até 30 de junho de 2025. De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos. No total, são 1.465 vagas disponíveis, distribuídas entre o Exército (1.010 vagas), a Aeronáutica (300 vagas) e a Marinha (155 vagas).

Emissão de segunda via de documentos

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Bahia, que funciona no SAC Barra, passa a oferecer o serviço de emissão de segunda via de registros de nascimento, casamento e óbito. A unidade da CGJ/BA passa a contar também com um cartório especializado, onde o cidadão pode consultar a existência de protestos, com o intuito de localizar credores, sanar dívidas e cancelar algum possível protesto no cartório indicado.

A ideia é que a unidade seja expandida a outros postos SAC pela Bahia, para ampliar o acesso de todos a serviços básicos com celeridade, eficiência e menos burocracia. 

O SAC Barra funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h. O atendimento é por ordem de chegada e a expectativa é de realizar 660 atendimentos por mês. Para solicitar as certidões basta se dirigir ao posto e depois aguardar o prazo de entrega.

Após inauguração da unidade da CGJ/BA no SAC Jequié, em dezembro do ano passado, essa é a primeira na capital baiana. A expectativa é implantar novas unidades no SAC Shopping da Bahia e no SAC Feira.

Partiu Estágio

Trezentos e noventa e três estudantes universitários acabam de ser convocados pelo programa Partiu Estágio para atuar em órgãos e entidades das administrações pública direta e indireta situados em Salvador e no interior do Estado. A lista completa dos selecionados já está disponível no site oficial da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), no endereço www.saeb.ba.gov.br. Além disso, os convocados serão comunicados via WhatsApp, com uma mensagem informando a alteração do seu status no site do www.ba.gov.br.

Ao receber a mensagem, o estudante deverá acessar o site (www.ba.gov.br) para verificar os procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação. No período de 17 a 31 de março, o convocado precisará entrar em contato ainda, via e-mail ou por telefone, com a unidade de Recursos Humanos do órgão onde irá atuar, para obter mais informações sobre a forma de entrega da documentação.

Das 393 vagas ofertadas desta vez, 241 são destinadas a Salvador e outras 152 para o interior do Estado. Além da capital baiana, os municípios com maior número de convocados são Feira de Santana (48 vagas) e Vitória da Conquista (19).

No total, os estudantes irão atuar em 47 diferentes órgãos estaduais, com destaque para a Secretaria da Educação – SEC (113 vagas), Polícia Civil (24) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab (19). A maior parte das oportunidades é para alunos do curso de Pedagogia (87 vagas). Na sequência, vêem os cursos de Direito (82) e Administração (33).

Turnê Tempo Rei 

“Tempo e espaço navegando todos os sentidos”. Esse é um dos trechos da canção escolhida por Gilberto Gil – Tempo Rei – para dar nome à sua última turnê, que passará por 10 cidades do Brasil.

O show de estreia acontecerá neste sábado, dia 15 de março, em Salvador, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

Em uma realização da 30e em parceria com a Gege Produções, a turnê Tempo Rei  é apresentada pelo Banco do Brasil, tem Correios como patrocinador master, Rolex como Relógio Oficial, Estrella Galicia como cerveja oficial e apoio do WhatsApp e da Smiles.Os cartões Banco do Brasil Ourocard Visa são o meio de pagamento oficial. Ainda restam poucos ingressos disponíveis para o primeiro show, que podem ser adquiridos no site da Eventim (eventim.com.br/giltemporei) ou na bilheteria oficial (Loja Pida Salvador Shopping – Av. Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores).

Em defesa da revitalização do Centro Histórico de Salvador

Nesta quarta-feira (12), às 11h, o escritor, jornalista e agitador cultural Clarindo Silva comandará uma manifestação em frente à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, em defesa da revitalização do Centro Histórico de Salvador. O ato também marca um mês da trágica morte de uma turista paulista, de apenas 26 anos, vítima do desabamento de parte do teto da igreja.

Durante a manifestação, uma nova coroa de flores será depositada em frente ao templo em homenagem à jovem. Clarindo estará acompanhado por representantes do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, Acopelô (Associação Comercial Pelourinho), Ache (Associação Centro Histórico Empreendedor), Montepio dos Artistas, Sociedade Protetora dos Desvalidos e artistas do Pelourinho.

O Centro Histórico de Salvador comemorou, em 3 de dezembro de 2024, 40 anos de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em 1985, foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Telessaúde Bahia

O Telessaúde Bahia, serviço criado em 2013 e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), atingiu um marco histórico: mais de 1 milhão de laudos de telediagnóstico emitidos. O serviço, que inclui telecardiologia, teledermatologia e teleoftalmologia, tem sido essencial para ampliar o acesso da população a diagnósticos precisos e qualificados, reduzindo a necessidade de deslocamentos desnecessários para a rede especializada.

O serviço de Telecardiologia possibilita o reconhecimento precoce de acometimentos cardíacos em condições crônicas, como a hipertensão, permitindo um melhor acompanhamento e controle da doença. Além disso, é essencial para a identificação rápida de situações que demandam intervenção imediata, como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas. Dessa forma, o telediagnóstico contribui significativamente para a agilidade no diagnóstico e no tratamento, reduzindo riscos e melhorando o prognóstico dos pacientes.

Fiscalização de bens tombados

Um mês após reunir uma força-tarefa para atuar junto à sua superintendência na Bahia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) contabiliza 140 imóveis vistoriados em Salvador (BA) e um contrato assinado de R$ 1,3 milhão para obras emergenciais na Igreja de São Francisco, que perdeu parte do seu teto no dia 5 de fevereiro.

A força-tarefa foi composta por 15 servidores do Iphan oriundos de várias partes do País e teve como objetivo dar suporte técnico e logístico à equipe da Bahia, tanto para a contratação das obras na igreja quanto para a fiscalização de outros bens tombados em Salvador.

Logo na primeira semana de atuação, de 10 a 14 de fevereiro, técnicos do Iphan e da Defesa Civil de Salvador (Codesal) fizeram vistorias conjuntas em 114 imóveis da capital baiana, todos tombados individualmente ou integrantes de conjuntos urbanos tombados. Esse esforço inicial resultou na recomendação às autoridades responsáveis da interdição de seis outras igrejas e dois imóveis de uso residencial na cidade, por apresentarem riscos estruturais.

As igrejas foram de Nossa Senhora da Ajuda; Igreja e Convento dos Perdões; Igreja de São Bento; Igreja dos Quinze Mistérios; Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem; e Igreja de São Miguel.

Até o último dia de fevereiro, foram vistoriados mais 26 imóveis, totalizando 140 edificações para as quais o Iphan deve agora produzir laudos técnicos e recomendações de medidas necessárias para sua restauração e conservação.