Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

14/03/2025 06h32

Foto: Otávio Santos - Secom PMS

Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência

Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.

Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias. 

Combate das Marcas Salvador

Salvador terá a 29ª edição do Combate das Marcas, que promete condições imperdíveis para quem deseja adquirir um carro novo. O evento ocorre entre esta sexta-feira (14) e 16 de março, no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio.

A organização espera comercializar 550 carros novos e atrair mais de 4 mil pessoas nos 3 dias de evento.

Entre os benefícios, estão taxa zero em planos selecionados; descontos de até R$ 39 mil; bônus na troca do seminovo; revisões gratuitas em determinados pacotes de compra; veículos modelos 2025 com preço de 2024; pagamento facilitado em até 60 meses.

O Combate das Marcas já movimentou R$ 1,9 bilhão e contabiliza a venda de mais de 24,1 mil veículos. O evento já é considerado a principal oportunidade para consumidores que buscam um carro novo com condições diferenciadas.

Goethe-Institut Salvador

“entregaDORES: Uma coreografia invisível da cidade”. Este é o nome da primeira exposição do ano no Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória, que aborda a invisibilidade dos entregadores de aplicativo. A mostra abre ao público nesta sexta-feira (14), às 19h, com entrada gratuita. A visitação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 16 de maio.

A exposição reúne obras do artista Zaca Oliveira, propondo uma reflexão sobre a realidade dos entregadores de aplicativo, explorando os impactos da precarização e a relação desses trabalhadores com o espaço urbano. O projeto apresenta pinturas e performances que abordam a dinâmica desse trabalho, no qual corpos atravessam a cidade em um fluxo contínua.

Além da exposição, serão realizadas atividades paralelas, incluindo debates e performances, com a participação de artistas e especialistas. A programação busca aprofundar a discussão sobre as condições dos entregadores e a interseção entre arte e trabalho.

Vítimas de feminicídios 

A cada 17 horas, uma mulher morreu em razão do gênero em 2024 em nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados apontaram um total de 531 vítimas de feminicídios no ano passado. 

Em 75,3% dos casos, os crimes foram cometidos por pessoas próximas. Se considerados somente parceiros e ex-parceiros, o índice é de 70%. 

O novo boletim Elas Vivem: um caminho de luta foi produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) dedicada a acompanhar políticas públicas de segurança, fenômenos de violência e criminalidade em nove estados.

Segundo o estudo, a cada 24 horas ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024 nos nove estados. Ao todo, foram registradas 4.181 mulheres vitimadas, representando um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o estado do Amazonas ainda não fazia parte deste monitoramento. O estado juntou-se à Rede em janeiro do ano seguinte.

Bolsas para mulheres em programação e dados

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram a oferta de bolsas de estudo gratuitas para capacitar mulheres no setor de tecnologia. Segundo as instituições, serão oferecidas 3,1 mil bolsas de estudo, sendo 3 mil delas voltadas para iniciação em programação e outras 100 para formação em análise de dados.

O objetivo da oferta de bolsas é gerar mais oportunidades para a contratação de mulheres em uma área em que elas ainda são minoria. A iniciativa é parte do que ficou acordado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026, negociada entre as entidades de trabalhadores e dos empregadores do setor financeiro. Entre outros temas, foi definida a realização de ações para promoção e inclusão, como a equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

Injeção de toxina botulínica

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou sobre os riscos de procedimentos com injeção de toxina botulínica, conhecido e denominado popularmente como botox. A agência foi notificada sobre casos de botulismo associados à administração de toxina botulínica.

O comunicado serve tanto para fins terapêuticos quanto estéticos, e é direcionado para profissionais de saúde e para pacientes envolvidos na aplicação da toxina.

O órgão chamou atenção para a necessidade de que os procedimentos sejam realizados por profissionais habilitados, em locais autorizados pela vigilância sanitária, e que os medicamentos utilizados estejam registrados na Anvisa, seguindo as especificações da bula.

Em nota, a Anvisa explicou que durante uma revisão de dados de notificações e textos de bula disponíveis em outros países, foi solicitado que as empresas com produtos registrados com toxina botulínica acrescentem em bula o risco de que a toxina pode afetar áreas distantes do local da injeção.

O ato, segundo diz a nota, pode causar sintomas graves de botulismo, que podem surgir horas ou semanas após a aplicação. Os sintomas de botulismo citados foram visão borrada, pálpebras caídas, fala arrastada e dificuldade para engolir e respirar. Já em situações casos a enfermidade pode acarretar paralisia muscular generalizada e até morte.

Turistas estrangeiros

A Bahia recebeu mais de 50 mil turistas estrangeiros nos dois primeiros meses de 2025, tornando-se o estado que mais recebeu visitantes internacionais na região Nordeste. O fluxo é 61,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo e pela Polícia Federal (PF).

Os números mostram um crescimento acima da média nacional (57%) e do índice do Nordeste (53,4%). Ainda de acordo com os órgãos, a Bahia foi a porta de entrada de mais da metade dos visitantes estrangeiros que procuraram a região, o que deixou o estado na frente da soma de todos os outros destinos nordestinos, juntos.

Nos dois primeiros meses deste ano, somando apenas Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, os estados receberam 49,3 mil estrangeiros, número inferior ao da Bahia, que registrou 50,4 mil. Destaque para fevereiro, quando os aeroportos baianos tiveram um incremento de 64% no número de viajantes internacionais. Somente no Carnaval, houve o crescimento de 16%, com o registro de visitantes de mais de 70 países, que vieram curtir os 40 anos do Axé Music.