19/03/2025 06h31
Foto: Divulgação
Velocidade de download residencial
A Bahia tem uma das piores médias de velocidade de download residencial do Brasil, na 25ª posição entre as 27 Unidades Federativas. A pesquisa faz parte do Relatório Conexão 2025, iniciativa do Prêmio MelhorPlano.net, realizado pelos sites MelhorPlano.net e Minha Conexão, com apoio do iDinheiro.
Segundo os resultados, em 2024, a velocidade média de internet residencial no Estado foi 104,01 Mbps (megabits por segundo), só perdendo para dois outros estados do Nordeste, Alagoas e Paraíba, e bem abaixo da média nacional, que é de 173,07 Mbps.
O primeiro lugar do ranking nacional no ano passado foi para o Acre, com velocidade registrada de 335,20 Mbps. O pódio fica completo com Mato Grosso (258,31 Mbps) e Rondônia (245,20 Mbps).
Cursos de gestão ambiental
Após a grande procura pelos cursos de gestão ambiental do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) anuncia a abertura de 800 novas vagas na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As vagas estão disponibilizadas na plataforma virtual (acesse aqui).
As novas vagas serão distribuídas da seguinte forma: 300 para Licenciamento Ambiental, 300 para Fiscalização Ambiental e 200 para Outorga: Gestão de Recursos Hídricos.
Os demais cursos continuam com inscrições abertas, abordando temas estratégicos para a sustentabilidade e a gestão ambiental, como Turismo Sustentável, Mediação de Conflitos pelo Uso da Água e Serviços Ambientais para a Gestão de Recursos Hídricos.
As capacitações são voltadas para técnicos, gestores, servidores municipais e estaduais, profissionais de consórcios públicos, membros de colegiados ambientais e representantes da sociedade civil. Além disso, o curso de Turismo Sustentável também é destinado a guias e condutores de turismo, agenciadores, comerciantes, empresários do setor e técnicos das prefeituras.
Em sua versão EaD, o Programa se aperfeiçoa e evolui com vistas a alcançar os 27 territórios de identidade da Bahia, que englobam os 417 municípios do Estado, contribuindo de maneira significativa para que a Sema cumpra seu propósito de aprimorar e expandir a oferta de capacitação e aperfeiçoamento de agentes ambientais.
Feminicídios na Bahia 2025
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), apresenta o infográfico Feminicídios na Bahia 2025. O trabalho traz a caracterização e o perfil das vítimas de feminicídios no estado a partir da sistematização de dados dos Boletins de Ocorrência (BO), registrados pela Polícia Civil (PC), entre os anos de 2017 e 2024. Os resultados são apresentados em formato de infográfico.
De 2017 a 2024, a Bahia registrou 790 feminicídios. Isso significa dizer, que uma mulher foi vítima letal de violência de gênero a cada três dias. Apenas em 2024, a Bahia registrou 111 feminicídios. Isso representou uma redução de 3,5% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 115 casos.
Em termos comparativos, em 2024, 1,4 mulheres foram vítimas de feminicídios a cada 100 mil baianas, enquanto que, em 2017, 1 mulher foi vítima de feminicídio a cada 100 mil mulheres na Bahia. Ainda em 2024, de cada cinco mulheres que morreram de forma violenta, duas delas foram vítimas de feminicídios.
Quanto à caracterização do crime, a maioria foi por objeto perfuro cortante. Ou seja, na Bahia, em 2024, quase metade dos casos de feminicídios foram por arma branca: 45,5%. As armas de fogo (26,3% do total de casos) e os objetos contundentes (8,1%) eram os outros instrumentos em destaque. Outros instrumentos respondiam pela participação restante (20,2%).
Quanto ao local de ocorrência, 72,1% dos casos ocorreram dentro do domicílio da vítima. E sobre a autoria, 84,4% eram parceiros íntimos da vítima (companheiros ou ex-companheiros e namorados).
O perfil das vítimas mostra que a maioria era composta por mulheres adultas (entre 30 e 49 anos), negras (pretas e pardas) e não solteiras.
Os dados evidenciam um padrão de ocorrência no tipo criminal, contribuindo para a construção de medidas mais efetivas para a proteção da vida das mulheres vítimas de violência de gênero.
Ligações clandestinas de energia
As ações de combate às ligações clandestinas realizadas pela Neoenergia Coelba na Bahia resultaram na remoção de 160 mil irregularidades em 2024, uma média de 437 fraudes encontradas por dia no estado. O volume é o maior da história e representa um aumento de 3% no comparativo com 2023. A energia recuperada no período foi de 496 milhões quilowatts/hora, que seria suficiente para abastecer cerca de 4 milhões de residências por 1 mês ou toda a cidade de Salvador por 50 dias.
O resultado é consequência da mobilização em campo e investimentos em tecnologias realizados pela Neoenergia Coelba. No ano passado, mais de 130 mil inspeções foram realizadas pelos profissionais da empresa, que também adquiriu 20 novos drones para auxiliar nas fiscalizações. Em paralelo, a distribuidora aprimorou as estratégias para identificar possíveis fraudes de maneira remota, aumentando a assertividade das ações.
As operações de combate às ligações clandestinas são realizadas em unidades de todas as classes sociais e segmentos econômicos. Em 2024, mais de 30 mil indústrias ou comércios foram flagrados com irregularidades na Bahia. Em fazendas e unidades com atividades agrícolas, a Neoenergia Coelba flagrou cerca de 13 mil fraudes.
São Rafael chega aos 35 anos
Unidade da Rede D’Or se destaca em áreas como oncologia, nefrologia e cardiologia; o Centro de Ortopedia e Cafes acaba de ser entregue reformado e modernizado, e está para inaugurar um centro de endoscopia
Um dos hospitais mais conhecidos, modernos e referenciais do Norte e Nordeste, o HSR (Hospital São Rafael), de Salvador, pertencente à Rede D’Or, completa 35 anos em março. O hospital comemora sua trajetória com um corpo clínico de mais de 1.400 médicos, total de 3.000 colaboradores, e alcança a marca de 2.000 pacientes atendidos por dia.
A comemoração vem no embalo de uma constante renovação. A unidade acaba de entregar o Centro de Ortopedia e Cafes, reformado e modernizado, que faz atendimento específico de cuidados ortopédicos e também atende a casos de feridas e estomias. O local possui banheiro adaptado de acordo com a lei para acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também foi confirmada para os próximos dias a inauguração de um centro especializado em endoscopia.
Sua estrutura conta com dois prédios, cada um com 10 andares, emergência adulto, ortopédica, pediátrica e neurológica, com 27 leitos de observação, centro médico com 88 consultórios, 356 leitos de internação, 68 leitos de terapia intensiva e semi-intensiva, e 12 salas de cirurgia.
A unidade hospitalar é um centro de excelência para o transplante de medula óssea.
Venda de ar-condicionado
A combinação entre as cada vez mais frequentes ondas de calor e o crescimento da economia, com geração de emprego e aumento da renda, fez a indústria de eletroeletrônicos crescer 29% em 2024, na comparação com o ano anterior. Foram comercializadas 117,7 milhões de unidades de diferentes produtos, como geladeiras, televisores, ventiladores e filtros, entre outros, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
O destaque foi o ar-condicionado, que registrou um recorde histórico de 5,9 milhões de unidades fabricadas, aumento de 38% entre 2023 e 2024, fazendo com que o Brasil saltasse da quinta para a segunda posição entre os maiores fabricantes do produto no planeta, atrás apenas da China.
No caso da linha marrom, que inclui televisores, o ano passado registrou a maior produção dos últimos 10 anos, e a segunda maior produção da história, com 13,5 milhões de unidades vendidas, com aumento de 22% em relação a 2023. Na linha branca, que abrange geladeiras, fogões, refrigeradores e máquinas de levar, a indústria nacional registrou crescimento de 17% em 2024, com 15,6 milhões de unidades, praticamente os mesmos indicadores do período pré-pandemia.