20/03/2025 06h36
Foto: Divulgação
2024 foi o ano mais quente em 175 anos
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos de registro científico. As temperaturas registradas ao longo do ano confirmaram que o ano passado foi o primeiro a superar 1,5 °C acima do período pré-industrial (1850-1900).
Apesar do recorde, o relatório da instituição traz dados preliminares que estimam um aquecimento global de longo prazo entre 1,34 °C e 1,41 °C em comparação ao mesmo período.
Os pesquisadores avaliam que o recorde de temperaturas globais registrado em 2023 e quebrado em 2024 foi causado principalmente pelo aumento contínuo das emissões de gases do efeito estufa, associado a alternância entre os fenômenos de arrefecimento La Niña e de aquecimento El Niño.
O relatório traz ainda uma série de dados que apontam recordes em outros indicadores de mudanças climáticas no ano de 2024, como o nível mais elevado nos últimos 800 mil anos de concentração atmosférica de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.
Curso gratuito de Música Rap
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à SecultBA, abriu inscrições para o curso gratuito de Música Rap no Núcleo de Extensão da Escola de Dança, em Alagados.
São 25 vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2025, com aulas ministradas pela professora Udi Santos. As aulas começam no dia 31 de março.
As inscrições devem ser feitas presencialmente até o dia 28 de março no Núcleo Alagados, localizado no Espaço Cultural Alagados, na Rua Direta do Uruguai. O atendimento ocorre das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Para se inscrever, é necessário apresentar um documento de identidade. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e levar um comprovante de matrícula em instituição de ensino que não tenha conflito de horário com as aulas.
Encontro "Café com Negócios"
O Banco do Nordeste (BNB) realizará nesta quinta-feira (20), às 8h30, no auditório da Superintendência Estadual do BNB, em Salvador, o encontro "Café com Negócios". O evento tem como objetivo prestar contas sobre os resultados alcançados pelo Banco em 2024 e alinhar os desafios e expectativas para 2025, sendo direcionado a representantes de instituições parceiras, consultores e membros de conselhos profissionais.
Durante o encontro, serão apresentados os investimentos realizados pelo BNB no ano anterior, que totalizaram R$ 13,7 bilhões em diversos segmentos na Bahia. Deste montante, 60% foram investidos nas micro e pequenas empresas (MPE), agricultura familiar e pequenos produtores rurais (PMPR).
Concurso Nacional de Cacau Especial
Ao longo de suas seis primeiras edições, o Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade já distribuiu mais de R$200 mil em prêmios, reconhecendo o trabalho de mais de 30 produtores de cacau de diversos estados brasileiros. Agricultores do Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Tocantins, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Pará e Rondônia já disputaram o título de melhor amêndoa de cacau do Brasil, em uma competição que celebra não apenas a qualidade do produto, mas também práticas sustentáveis e inovadoras no campo.
Organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC) em parceria com a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e, este ano, com o Governo do Estado de Rondônia, o concurso tem se consolidado como uma vitrine para o cacau especial brasileiro, destacando a excelência e o potencial do país no cenário global.
Para conferir o edital e obter mais informações sobre o concurso, os produtores interessados devem acessar o site www.omelhorcacaudobrasil.com.br.
Sites falsos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu um alerta informando que sites falsos criados por golpistas estão sendo divulgados como canais de inscrição para a segunda edição do “Enem dos Concursos”.
O MGI reforçou que a segunda edição do CPNU ainda não está com suas inscrições abertas e as informações sobre nova edição serão divulgadas oportunamente no site oficial do concurso
A pasta informou que acionou os órgãos competentes por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR) e que os sites estão sendo derrubados.
Para denunciar esse tipo de golpe, basta entrar no site Fala.Br, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados.
Tentativas de fraude
Do total de tentativas de fraude ocorridas no país em 2024, 2.281.282 foram registradas nos estados do Nordeste, representando 19,8% do total nacional. A Bahia se destacou por registrar a menor frequência, com uma ocorrência a cada 53,6 segundos, além de totalizar o maior número de golpes bloqueados da região (598.347) e a maior participação anual (5,2%).
Já o maior crescimento nas diligências ficou com Pernambuco e o maior número de fraudes a cada milhão de habitantes ficou com o Rio Grande do Norte.
Em 2024, o Brasil registrou 11.509.214 tentativas de fraudes, um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior. Isso equivale a uma ocorrência a cada 2,8 segundos. Considerando o recorte por faixa etária, embora a maior parte das diligências tenha ocorrido entre brasileiros de 36 a 50 anos (33,4%), o maior aumento foi nas investidas direcionadas aos idosos acima de 60 anos (11,9%).
Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, datatech brasileira, e referem-se a casos evitados por tecnologias capazes de autenticar os usuários.