21/03/2025 06h26
Foto: Divulgação
Barco Show Bahia 2025
Até domingo (23), das 14h às 21h, a 4ª edição do Barco Show Bahia movimenta Salvador. A programação, que acontece no Terminal Turístico Náutico da Bahia, integra lazer, negócios e experiências imersivas no universo náutico.
Entre as novidades deste ano estão a parceria com o Esporte Clube Bahia Associação, que detém os naming rights da arena de atividades náuticas; e os inéditos estandes flutuantes, que somam mais de 150 metros quadrados e foram projetados para garantir flexibilidade e dinamismo ao evento.
O Barco Show Bahia oferece ao público exposição de embarcações com opções de compra facilitadas, equipamentos, área gastronômica, atrações para toda a família e soluções exclusivas para investidores e empresários ligados à cadeia náutica. O evento tem o apoio do business lounge The Latvian, localizado na Bahia Marina, como mais uma experiência oferecida aos seus associados.
O entretenimento fica por conta da Arena Náutica Esporte Clube Bahia, que promove atividades como passeios de veleiro, canoa havaiana e mergulho, proporcionando uma vivência ainda mais próxima do universo náutico. O evento ainda conta com expositores de artesanato, com foco em empreendedores locais, para valorizar a cultura do entorno e fomentar a economia criativa.
Restaurante Popular Vida Nova
O Restaurante Popular Vida Nova de Águas Claras completou, na terça-feira (18), seu primeiro ano de funcionamento em Salvador. Em um ano de atividade, o equipamento público distribuiu mais de 100 mil refeições, garantindo acesso à alimentação gratuita e balanceada para a população da região
Localizado na Rua do Matadouro, 258, térreo, o Restaurante Popular Vida Nova de Águas Claras funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, oferecendo 450 refeições diárias de forma gratuita. O espaço é climatizado e segue rigorosos padrões nutricionais, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Operação Navegue Seguro notifica 1,2 mil embarcações
A Capitania dos Portos da Bahia encerrou a Operação Navegue Seguro, realizada entre 20 de dezembro de 2024 e 15 de março deste ano, com um total de 14.100 abordagens, resultando em 1.215 notificações e 113 apreensões de embarcações no litoral baiano. A ação também se estendeu ao estado de Sergipe, sob jurisdição do 2º Distrito Naval.
No total, entre Bahia e Sergipe, foram efetuadas 21.051 abordagens, com 1.553 notificações, 339 autuações e 139 apreensões de embarcações por descumprimento das normas da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Entre as infrações mais graves, destaca-se a condução de embarcações sob efeito de álcool, o que levou à aplicação de 2.213 testes de alcoolemia. A Marinha, no entanto, não detalhou quantos condutores foram penalizados.
A Operação Navegue Seguro é realizada anualmente no período de maior fluxo turístico, com o objetivo de reforçar a fiscalização, garantir a segurança da navegação, proteger vidas e prevenir a poluição hídrica causada por embarcações.
Para intensificar o monitoramento, cerca de 300 militares foram mobilizados em equipes extras de Inspeção Naval, cobrindo mais de mil quilômetros de litoral, além de rios e da Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía navegável do mundo.
País mais feliz do mundo
A Finlândia segue como o país mais feliz do mundo, segundo o ranking da ONU de 2025. Esta é a oitava vez consecutiva que os finlandeses lideram a lista, que avalia fatores como PIB per capita, expectativa de vida, apoio social, liberdade, generosidade e percepção de corrupção.
O Brasil subiu oito posições em relação ao ano anterior e agora ocupa o 36º lugar, ultrapassando o Chile e se tornando o segundo país mais bem colocado da América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).
Os países nórdicos continuam dominando as primeiras colocações, com Dinamarca, Islândia e Suécia completando o Top 4. Destaque também para Costa Rica e México, que entraram no Top 10 pela primeira vez.
Entre os fatores analisados este ano, o estudo aponta que refeições compartilhadas e o número de pessoas por residência influenciam diretamente a percepção de bem-estar. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aumento de pessoas jantando sozinhas pode ter contribuído para a pior posição do país desde 2012, ficando em 24º lugar.
Na outra ponta da lista, o Afeganistão ocupa novamente a última posição (147º), com as mulheres apresentando os menores índices de felicidade devido à situação do país sob o regime do Talibã.
Mulher Salvador e Treinar para Empregar
A Prefeitura de Salvador está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos de capacitação profissional, dentro dos programas Mulher Salvador e Treinar para Empregar. Uma das opções é para Noções de Manutenção Predial, com aulas a serem realizadas a partir do próximo dia 26 até 25 de abril, das 18h às 22h, no Senai Dendezeiros.
São oferecidas 30 vagas e os candidatos devem ter 18 anos, Ensino Médio completo e enviar foto dos seguintes documentos: histórico escolar, RG, CPF e comprovante de residência de Salvador. As inscrições podem ser feitas através do link https://encurtador.com.br/hbpl5 e os alunos terão direito a certificação e transporte.
Outra oportunidade é o curso de Polimento Automotivo, com aulas também no Senai Dendezeiros, das 18h às 22h, no período de 31 de março a 11 de abril. Para se inscrever, é necessário ter 18 anos, Ensino Fundamental completo e enviar foto do histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental, RG, CGF e comprovante de residência de Salvador. Há direito a certificado e transporte e os interessados devem se inscrever no link https://encurtador.com.br/39pSx .
No SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, acontecerá a palestra MEI: desafios da nova economia, no dia 27 deste mês, das 14h às 15h. O link para inscrição é o https://encurtador.com.br/5wkkp .
Acidentes, ou incidentes aeronáuticos
A interdição total ou parcial de uma pista de pouso e decolagem devido a uma aeronave acidentada ou que tenha sofrido algum tipo de pane, como estouro de pneu, é uma situação que pode ocorrer, gerando impactos significativos para passageiros, empresas aéreas e para o próprio operador aeroportuário.
Embora esses eventos possam ser, por vezes, imprevisíveis, a agilidade e a segurança na remoção da aeronave e na retomada das operações aeroportuárias são essenciais para evitar maiores prejuízos a todos os envolvidos.
O “Manual de Gerenciamento de Retomada Operacional para Ocorrências de Interdição de Pista por Aeronave Inoperante” foi desenvolvido para preparar o setor para responder com rapidez e segurança a eventos de interdição total ou parcial de pista devido a acidentes, ou incidentes aeronáuticos.
O documento é fruto do “Projeto Retomada Operacional”, resultado de um trabalho colaborativo entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o mercado securitário, operadores de aeródromos, empresas aéreas e associações nacionais e internacionais do setor.
Além de apresentar conceitos fundamentais sobre o tema, o manual reforça a importância de um planejamento bem-executado para a retomada das operações no aeródromo, o que envolve a coordenação entre todos os envolvidos e a disponibilidade de pessoal treinado, equipamentos adequados e informações pertinentes.