27/03/2025 06h29
Foto: Divulgação
Sala Elas à Frente na Estação Rodoviária
A CCR Metrô Bahia, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), inaugura, nesta quinta-feira (27), às 7h, uma nova Sala Elas à Frente na Estação Rodoviária. O espaço, criado para apoiar e orientar mulheres vítimas de violência, amplia a rede de acolhimento já existente na Estação Pirajá, oferecendo suporte psicológico, social e encaminhamento assistido e direcionado às vítimas.
A nova unidade funcionará às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h, enquanto a Sala Elas à Frente da Estação Pirajá segue aberta ao público feminino nos mesmos horários, mas às terças e quintas-feiras. As salas também são espaços aptos para a promoção de ações do projeto Cuidar de Quem Cuida e se constituem, ainda, em ambientes para formações, rodas de conversas, diálogos e palestras sobre diversos temas voltados para a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres.
Programa Porto de Portas Abertas
O Porto de Imbituba deu início a mais uma rodada de visitas do Programa Porto de Portas Abertas. As visitas guiadas ocorrerão no sábado, 29 de março, com dois horários disponíveis: às 14h e às 16h. Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Cais e aprender sobre as operações do porto, bem como as ações socioambientais que estão sendo realizadas.
As inscrições são gratuitas e serão aceitas até o preenchimento total das vagas. Ao todo, estão disponíveis 80 vagas (40 por horário) e não há lista de espera. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio de um formulário online clique aqui.
Desde 2015, o Programa Porto de Portas Abertas, promovido pela administração portuária, já recebeu mais de 5 mil visitantes, incluindo alunos de escolas e universidades, membros de associações e a comunidade em geral, proporcionando uma visão completa do funcionamento do porto.
Cronograma bancário para feriados de abril
Os bancos já iniciaram a programação para o funcionamento no feriado de Sexta-Feira Santa, que acontece no dia 18 de abril. Segundo cronograma divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), todas as unidades fincanceiras do Brasil fecham dias dia 18 e também no dia 21, que é dia de Tiradentes.
Contumaz, as agências também estarão fechadas nos dias 19 e 20 de abril por serem sábado e domingo, dias em que as agências não funcionam normalmente.
Sendo assim, a Febraban alerta para que os clientes se preparem para antecipar suas necessidades financeiras antes do início do feriado. Vale lembrar que operações podem ser feitas em caixas eletrônicos, aplicativos de bancos digitais e serviços de atendimento telefônico, que seguem funcionando normalmente durante o feriado.
Bolsa Diplomun
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do programa Bolsa Diplomun, promovido pelo Instituto Diplomun, que levará um(a) jovem brasileiro(a) para uma competição em Boston, Massachusetts (EUA), em janeiro de 2026. Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, em ano sabático (gap year) ou universitários poderão concorrer a uma vaga, com tudo pago, de uma imersão real na diplomacia internacional por meio da Harvard Model United Nations (HMUN) ou, em alguns casos, da Harvard National MUN.
Reconhecida mundialmente como a mais prestigiada simulação da ONU, a HMUN reúne anualmente mais de 4.000 estudantes de cerca de 50 países, selecionados por meio de um processo altamente competitivo. São mais de 30 comitês temáticos, nos quais jovens líderes propõem soluções para desafios globais urgentes e concorrem a premiações.
Além de cobrir passagens aéreas, hospedagem e alimentação, a Bolsa Diplomun oferece também um programa exclusivo de preparação: a mentoria Brasil em Harvard
Para ser elegível à Bolsa Diplomun 2025, é necessário cumprir alguns critérios específicos.As inscrições para a seleção da bolsa estão disponíveis no site: https://www.diplomun.com/bolsa. Os interessados em viver uma experiência prática em Harvard devem preencher o formulário até o dia 25 de abril de 2025 e o resultado primeira fase do processo seletivo será divulgado no dia 9 de maio de 2025.
Pagamento do IPVA
Vai até esta quinta-feira (27) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 1. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também é nesta quinta-feira (27). Para as placas de final 2, estes prazos vão até sexta (28). O calendário do IPVA 2025 está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br.
O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.
Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.
Detecção do HPV
A partir deste ano, o teste citopatológico para a detecção do HPV, popularmente conhecido como papanicolau, deve ser gradualmente substituído, no Sistema Único de Saúde, pelo exame molecular de DNA-HPV. Com isso, o tempo de intervalo entre as coletas, quando não houver diagnóstico do vírus, passará a ser de cinco anos. Já a faixa-etária para o exame de rastreio, quando não houver sintomas ou suspeita de infecção, permanece a mesma: de 25 a 49 anos.
A mudança faz parte das novas diretrizes para o diagnóstico do câncer do colo do útero, apresentadas nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O conjunto de orientações já foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde e pela Comissão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (Conitec). Resta apenas a avaliação final da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde para entrar em vigor.
O papilomavírus humano, ou HPV, é o causador de mais de 99% dos casos de câncer decolo do útero, que é o terceiro mais incidente entre as mulheres brasileiras, com cerca de 17 mil novos casos por ano. Com altas coberturas de vacinação e de exames de rastreio organizado, especialistas acreditam que a doença pode ser erradicada em cerca de 20 anos.
Comunidade LGBTQIA+
Apesar dos avanços nas leis que visam garantir segurança à comunidade LGBTQIA+, os dados sobre casos de violência contra pessoas que fazem parte da sigla continuam frequentes, reforçando a necessidade do combate à violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, além da importância da defesa de seus direitos.
De acordo com um levantamento recente realizado pelo Observatório do Grupo Gay da Bahia, o número de mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ aumentou 13,2% em 2024, totalizando 291 vítimas. Em comparação, em 2023, foram registrados 257 casos. Além disso, o estudo aponta que os estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram o ranking de ocorrências, destacando-se como regiões críticas onde as ações de segurança e conscientização precisam ser intensificadas.
Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Bahia já registrou, nos primeiros três meses de 2025, um total de 842 casos de violência contra pessoas LGBTQIA+, mas apenas 97 denúncias foram formalizadas. No ano passado, o estado contabilizou 4.052 casos, de acordo com o MDHC. Em 2025, Salvador lidera esses números, com 517 casos registrados até o momento.