Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

31/03/2025 06h29

Foto: Lucas Moura - PMS

Patinetes elétricos: 500 contas de usuários são bloqueadas

Durante ações de fiscalização, 500 contas de usuários dos patinetes elétricos foram bloqueadas por uso indevido dos equipamentos, desde o início da operação, em janeiro deste ano, até o último sábado (29). Entre os principais flagrantes, destacam-se o deslocamento com mais de uma pessoa por patinete e adultos que liberaram os equipamentos para menores de idade utilizarem. As ações de fiscalização são realizadas pela empresa JET e têm o acompanhamento diário de técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob).

Atualmente, Salvador conta com quase 70 mil usuários cadastrados na plataforma, com uma média de 25 mil viagens realizadas por semana. Apesar do uso crescente do modal, a Semob destaca a importância da segurança e do respeito às normas de mobilidade urbana.

Como parte das ações de incentivo ao uso responsável dos equipamentos, a JET oferece gratuitamente aulas de direção em patinetes elétricos para pessoas maiores de 18 anos. Não é necessário realizar inscrição prévia: basta comparecer aos locais divulgados pela empresa por meio do aplicativo e apresentar um documento oficial com foto.

Leonardo e Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, estreou sua nova campanha na TV aberta, sob o mote "Bom demais só o cimento da Votorantim". Criada pela agência OMZ, a nova campanha consolida uma estratégia iniciada em 2022 com o conceito "É Bom Demais", que tem Leonardo como protagonista.

Este ano, a campanha da Votorantim Cimentos ganha uma dose extra de humor e irreverência com a inclusão de influenciadores de grande sucesso nas redes sociais, como Luva de Pedreiro, o ex-jogador de futebol e apresentador Neto e o campeão mundial de powerlifting Bitelo. Além da TV aberta, as peças estarão nas mídias digitais e em materiais de ponto de venda de materiais de construção por todo o País, bem como nos perfis dos personagens nas redes.  

Capacitação em desenvolvimento econômico, social e ambiental

A Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares abre, nesta segunda-feira (31), as inscrições para a primeira turma de capacitação em desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil e dos países da América Latina.

A escola foi criada em 2024 como fruto de cooperação técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, sendo 30 para brasileiros e 30 para latino-americanos. As inscrições devem ser feitas no site da escola até o dia 25 de abril.

Podem participar servidores ou ex-servidores de bancos públicos de desenvolvimento do Brasil e da América Latina ou de órgãos públicos afins como ministérios, secretarias, agências reguladoras, agências de fomento, dentre outros, que desenvolvam, preferencialmente, atividades de financiamento ao desenvolvimento.

Para participar é preciso ter graduação superior em qualquer área do conhecimento, além de fluência em português ou espanhol. É recomendado ainda ter nível intermediário de compreensão e leitura em inglês.

A seleção dos candidatos buscará garantir a diversidade de gênero e étnico-racial e, no caso dos não brasileiros, a diversidade de países de origem.

Liana Thomaz

Na sexta-feira (28), a Forbes Brasil realizou um evento no Fasano, em São Paulo, para celebrar a lista das Mulheres Mais Poderosas do Brasil, destacando as 15 lideranças femininas pioneiras em seus setores, como moda, beleza e petróleo. A estilista e empresária Liana Thomaz, fundadora da Água de Coco, foi uma das mulheres premiadas pela revista.

Com 59 anos, Liana se consolidou como uma referência no mundo da moda e nos negócios. Sua liderança visionária transformou a Água de Coco em uma marca de lifestyle de destaque, com 29 lojas no Brasil e uma em Miami, além de estar presente em mais de 200 multimarcas. A marca exporta para 25 países, participa das principais feiras internacionais e de importantes eventos do segmento.

Reajuste de medicamentos

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga, nesta segunda-feira (31), a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742, de 2003, que trata da regulação do setor farmacêutico, prevê o reajuste anual dos medicamentos.

Isso não significa, entretanto, que haverá aumento automático dos preços praticados, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – fixarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e suas estratégias diante da concorrência.

Para definição dos novos valores, o conselho de ministros da CMED leva em consideração fatores como a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

Em 2024, por exemplo, o reajuste anual do preço de medicamentos foi de 4,5%, equivalente ao índice de inflação do período anterior. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Eduardo Brondízio conquista Nobel do meio ambiente

O professor e antropólogo brasileiro, Eduardo Brondízio, será agraciado com o Prêmio Tyler 2025, um dos mais importantes na área ambiental, sendo considerado o Nobel do meio ambiente.

O especialista realiza pesquisas sobre a Amazônia há mais de três décadas, atuando como uma voz internacional sobre a importância da preservação das comunidades ribeirinhas e do meio ambiente.

Brondízio vai dividir o prêmio com a ecologista argentina, Sandra Díaz. A cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 10 de abril, em Los Angeles. O brasileiro e a argentina são os primeiros sul-americanos reconhecidos com o prêmio. 

Lançamentos do AeroCITI

Nesta segunda-feira (31), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizará uma solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre, às 15h, para o lançamento do AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação. Na ocasião, será assinado o termo de concessão da área destinada à implantação do empreendimento e do novo aeroporto do RS.

Na cerimônia serão apresentados os avanços do projeto AeroCITI e as alianças estratégicas firmadas pela Aeromot S.A. com empresas de renome global nos setores de Aeronáutica & Defesa, além de Centros de Pesquisa & Desenvolvimento. O evento contará com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além de outras autoridades, membros da imprensa, empresários, representantes de empresas parceiras e do CEO da Aeromot S.A., Guilherme Cunha.

Palestra de Ricardo Nunes

Ricardo Nunes, CEO do Grupo R1 e conhecido principalmente como fundador da Ricardo Eletro, estará em Salvador na próxima quarta-feira (2), quando promove a Convocação Nacional do Grupo R1, um dos maiores eventos voltados para empreendedores do Brasil, no Wish Hotel da Bahia.

O encontro liderado pelo empresário reunirá mais de 500 participantes em um dia de imersão em estratégias de marketing, vendas e gestão. A programação conta com palestra do próprio Ricardo Nunes, que traz cases de sucesso e metodologias práticas desenvolvidas a partir de sua experiência de mais de 30 anos à frente de uma das maiores redes varejistas do país.

O evento faz parte das iniciativas do Grupo R1, que já capacitou milhares de empresários por meio do Clube R1 e da Imersão RGV, programas que conectam líderes e gestores a conteúdos estratégicos para crescimento sustentável.

Pé-de-Meia paga 1ª parcela de 2025

O programa Pé-de-Meia 2025 vai pagar a primeira parcela a partir desta segunda-feira (31). O Incentivo Matrícula é no valor de R$ 200. O benefício é para os estudantes do ensino médio da rede pública.

A parcela única anual será paga de forma escalonada até 7 de abril, conforme o mês de nascimento do estudante. O Incentivo Matrícula é destinado a todos os alunos do ensino médio público que efetivaram sua matrícula para o ano letivo de 2025. A Caixa Econômica Federal confirma que neste mês, serão disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público deste ano.

O estudante pode fazer a consulta no aplicativo Jornada do Estudante do MEC para saber se tem o direito a receber os benefícios. Em fevereiro, o ministério repassou os recursos da parcela do Incentivo Conclusão dos três anos do ensino médio relativos ao Pé-de-Meia de 2024.

Todos os incentivos do Pé-de-Meia são pagos pelo Ministério da Educação em conta aberta automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio matriculados em 2025.

Penas mais duras para violência contra idosos

A Câmara dos Deputados analisa um projeto que pode endurecer as punições para crimes de violência contra idosos. O Projeto de Lei 4581/24 propõe penas de 2 a 5 anos de reclusão para agressores, além de sanções mais severas caso o crime seja cometido por um parente próximo da vítima.

A proposta prevê o aumento da pena em até dois terços quando o agressor for familiar de até terceiro grau, como filhos, tios ou sobrinhos. Segundo o autor do projeto, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), mais de 60% dos casos de violência contra idosos ocorrem dentro do ambiente doméstico, sendo os filhos os principais responsáveis pelas agressões.

O texto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Constituição e Justiça antes de seguir para votação no Plenário. Se aprovado na Câmara e no Senado, o projeto poderá fortalecer a legislação contra crimes praticados contra pessoas com 60 anos ou mais.