14/07/2020 06h39
Foto: Divulgação
“Uma saudade chamada Salvador”
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador lançou a campanha “Uma saudade chamada Salvador”. Uma das primeiras para a retomada do turismo, a ação pretende reunir boas lembranças da capital baiana, trazendo uma mensagem de esperança de um encontro em breve.
A campanha conta com um filme protagonizado pela cantora baiana Larissa Luz e conteúdos digitais, como playlists no Spotify, peças para WhatsApp, um filtro exclusivo no Instagram e matérias especiais no site da ação. Todos os conteúdos dão dicas das experiências que as pessoas poderão vivenciar na cidade em breve.
A proposta da Secult é manter a capital baiana no imaginário dos soteropolitanos e turistas, através de conteúdos publicados nas redes sociais da secretaria (@secultsalvador) e nos canais de promoção turística da cidade (@visitsalvadordabahia e salvadordabahia.com).
'Hemoba em Casa'
Nesta terça-feira (14) a campanha 'Hemoba em Casa' estará no residencial Horto São Rafael, localizado na Avenida São Rafael, em Salvador, para uma ação de coleta de sangue entre os moradores do condomínio. O atendimento aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece até a sexta-feira (16), sempre das 8h30 ás 16h.
A ação, idealizada pela Fundação Hemoba para elevar o estoque da Hemorrede Pública, que registra queda durante a pandemia da Covid-19, começou em maio e já atendeu cerca de 500 voluntários à doação, totalizando 354 bolsas de sangue coletadas em três condomínios da cidade.
Para agendar um horário para fazer a doação, o voluntário pode preencher um formulário no site da Hemoba, enviar um e-mail para [email protected] ou ligar diretamente para uma das 24 unidades de coleta no estado. Em Salvador, o número é o (71) 3116-5643.
14.113 vagas em várias regiões do país
Concursos públicos oferecem pelo menos 14.113 vagas em várias regiões do país. Esse número se refere a concursos selecionados (nacionais, com mais vagas e salários melhores). Alguns dos concursos listados podem ser suspensos ou adiados, por consequência da pandemia de coronavírus. Verifique diretamente com a organização do concurso. Foi o que aconteceu com o concurso do IBGE, por exemplo, depois que o Censo foi adiado para 2021. Se forem considerados todos os concursos, há mais de 14,2 mil vagas. Existem oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 18,7 mil, dependendo da função desejada.
Clique aqui para ver a lista completa de concursos disponíveis nesta semana e com inscrições abertas nos próximos dias, com todas as opções.
Resultado da primeira chamada do Sisu
Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que sai hoje (14). Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 50% desses estudantes - 424.991 mil - disputam 51.924 mil vagas ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. O período para matrícula da chamada regular será de 16 a 21 de julho.
Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.
O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho.
Prêmio Shell Educação Científica
O Prêmio Shell Educação Científica, voltado para professores dos ensinos fundamental e médio, selecionará neste ano também projetos voltados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O prêmio é aberto a professores das redes públicas (federal, estadual ou municipal) do Rio de Janeiro e Espírito Santo, das disciplinas de ciências e matemática do ensino fundamental ou de biologia, física, química e matemática do ensino médio.
O melhor projeto entre os professores receberá como prêmio R$ 8 mil em um cartão bônus e uma viagem educativa a Londres, na Inglaterra. As inscrições podem ser feitas pelo site do prêmio até as 23h59 de 5 de outubro de 2020.
Além da premiação especial de Covid-19, também haverá os prêmios regulares para experiências educativas (em qualquer tema, desde que de acordo com o modelo que está no site do prêmio) nas categorias ensino fundamental e ensino médio.
Expert XP 2020
A Expert XP 2020 começa nesta terça-feira (14) e se estenderá até sábado (18). Maior evento de investimentos do mundo, chega à sua 10ª edição em um formato histórico e inovador: serão cinco dias de evento completamente online e gratuito, reunindo painéis e conteúdos em uma plataforma exclusiva, integrada e com capacidade para transmissões ao vivo para todo o planeta. Além dos debates que serão disponibilizados na plataforma HUB Expert, o evento deste ano contará com lives e painéis em outros canais como Instagram, Linkedin, YouTube e Twitter e tradução simultânea em Libras.
Na programação estão nomes reconhecidos mundialmente, como a ativista paquistanesa e ganhadora do prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, a lenda do basquete norte-americano e grande empreendedor “Magic" Johnson, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, entre outros 70 palestrantes confirmados.
Voluntários para testar vacina CoronaVac
O governo de São Paulo lançou uma plataforma para inscrição de voluntários que queiram participar dos testes da vacina contra o novo coronavírus, a CoronaVac, desenvolvida por laboratório chinês.
Na plataforma, os voluntários interessados irão responder a algumas perguntas iniciais para saber se têm o perfil necessário para participar dos testes com a vacina. Após esta etapa, serão informados os endereços dos centros de pesquisa que devem ser procurados para, enfim, iniciarem todos os processos necessários para confirmar a participação. Todas as informações são sigilosas.
Poderão se inscrever apenas profissionais da saúde que ainda não tiveram a doença e que atuam com pacientes com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Eles não podem ter outras doenças nem estar em fase de testes para outras vacinas. As voluntárias também não poderão estar grávidas.
Covid-19: Cuidados com o sedentarismo e a alimentação
A mudança de hábitos durante mais de três meses de quarentena tem impactado a saúde física de muitos baianos. Especialistas alertam para a necessidade de retomar ou manter uma rotina alimentar e de atividades físicas equilibradas para garantir a saúde do sistema vascular, evitando doenças como a aterosclerose – uma inflamação a partir do acúmulo de placas de gordura, cálcio e outros elementos nas paredes das artérias e que reduz ou obstrui o fluxo sanguíneo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) a cada 100 mil pessoas, mil são acometidas pela trombose arterial, cuja maior causa é a aterosclerose.
Além das atividades físicas, é fundamental o cuidado com os alimentos consumidos nesse período. A alimentação interfere diretamente e é um dos fatores de risco para o aumento das lesões arteriais. Paciente que tem hipertensão e mantém uma dieta rica em sódio pode ter um descontrole na pressão. Se tiver diabetes e se alimentar com excesso de carboidrato e lipídios isso acaba descompensando o quadro sendo mais um fator de risco para a aterosclerose.
A dica é tentar se manter ativo nessa quarentena, dentro das possibilidades fazer algum tipo de atividade física, aquela que você mais se enquadrar e conseguir realizar nesse período, se possível com orientação de algum profissional. Aliado a isso, manter uma dieta equilibrada, evitar os excessos de sal, carboidratos, açúcar, gorduras, e se hidratar bastante.