10/05/2025 06h34
Foto: Paulo Pinto - Agência Brasil
Dia D de vacinação contra a gripe
Neste sábado (10), a Bahia realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional para ampliar a cobertura vacinal contra a influenza. Mais de 80% dos municípios baianos aderiram à iniciativa, com postos de saúde abertos e ações de vacinação em locais de grande circulação, como shopping centers. Em Salvador, haverá sistema drive-thru funcionando no Centro de Convenções, a partir das 8h.
A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Também fazem parte dos grupos prioritários puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Para a vacinação é necessário apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e comprovantes que certifiquem a condição de inclusão no público-alvo.
O total de doses aplicadas na Bahia supera as 672 mil, colocando o estado na quinta posição do ranking nacional. Para a ação deste sábado, cerca de 3 milhões de doses foram distribuídas aos municípios.
Programa de Estágio de Ensino Médio
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), abriu as inscrições para o novo Processo Seletivo do Programa de Estágio de Ensino Médio, regido pelo Edital nº 02/2025.
Estudantes interessados têm até 19 de maio para se inscrever gratuitamente pelo site ciderh.org.br/documentos/SEMGE.php. Serão ofertadas 15 vagas, sendo 13 para o turno matutino e 2 para o vespertino.
Com foco na formação cidadã e na experiência prática supervisionada, o programa é voltado para estudantes regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio em 2025.
Os candidatos aprovados receberão bolsa mensal de R$ 567,46, além de auxílio-transporte. A seleção contará com prova objetiva e dinâmica de grupo, ambas eliminatórias e classificatórias.
Com validade de um ano, o processo ainda prevê formação de cadastro reserva. A gestão municipal reforça seu compromisso com a inclusão, a valorização da educação e a promoção de oportunidades para quem busca construir sua trajetória profissional.
Previsão para o fim de semana
Depois de uma semana marcada por fortes chuvas, Salvador deve ter alguns dias com céu nublado. Conforme o novo boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão para o fim de semana é de tempo instável, mas com pouca possibilidade de chuva.
De acordo com o órgão, a previsão é que o céu amanheça parcialmente nublado neste sábado (10), com possibilidade de até 40% de ocorrência de chuvas, com intensidade entre fraca e moderada.
Já no domingo (11), o cenário continua semelhante, com céu parcialmente nublado e 30% de chance de chuvas fracas a moderadas, ao longo do dia.
As autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente em áreas de risco e regiões com histórico de alagamentos e deslizamentos.
Operação Dia das Mães
De olho no movimento do Dia das Mães, segundo período de vendas mais intenso do país, o Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) está realizando uma operação de fiscalização no comércio de Salvador.
O objetivo é assegurar os direitos dos consumidores/as e promover equilíbrio e transparência nas relações de consumo. Iniciada no dia 23 de abril, com foco nos principais centros comerciais e shoppings, a ação já visitou cerca de 200 fornecedores, dos quais 05 foram autuados.
A ‘Operação Dia das Mães’ faz parte de um esforço concentrado do Procon-Ba para garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados no período de maior movimentação comercial do primeiro semestre do ano. Na reta final, que antecede o Dia das Mães, o órgão intensificará a fiscalização sobre promoções e ofertas divulgadas pelo comércio, visando coibir práticas enganosas, publicidade abusiva e garantir que os preços estejam devidamente visíveis. O Procon-Ba é um órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH-BA).
Em Salvador, foram fiscalizados estabelecimentos localizados nos bairros do Horto Bela Vista, Centro, Cajazeiras, Calçada, Caminho das Árvores, Chame-Chame, Barra, Patamares, São Cristóvão, Barris e Rio Vermelho, abrangendo os shoppings Bela Vista, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Shopping Barra, Shopping Paralela, Salvador Norte Shopping, Shopping Center Lapa, Shopping Piedade.
7ª Edição do Prêmio Espírito Público
Profissionais que atuam em órgãos da União, estados ou municípios têm até 5 de junho para se inscrever na 7ª Edição do Prêmio Espírito Público. Os candidatos podem ser de nacionalidade brasileira ou estrangeira e precisam atuar como profissionais públicos há pelo menos cinco anos para inscrever projetos implementados no serviço público.
O edital detalha os critérios de avaliação de cada uma das sete categorias. O autor do projeto vencedor receberá R$ 10 mil.
Organizado pela República.org, o Prêmio Espírito Público visa reconhecer a importância trabalho de servidores para uma transformação que permita ao Brasil oferecer serviços melhores à população.
Ao longo de suas seis edições, mais de 9 mil servidores públicos concorreram ao prêmio, dos quais foram selecionados quase 190 que estiveram diretamente envolvidos nas premiações. O prêmio contou a história de mais de 100 projetos que impactaram o Brasil.
Todas as informações serão divulgadas pelas redes digitais e pelo site oficial do prêmio. Servidores públicos poderão se inscrever neste endereço.
Justiça Eleitoral
O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral vai até o dia 19 de maio. A medida tem por objetivo evitar o cancelamento do título eleitoral. Na Bahia, mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado.
A data limite é para quem não votou por três turnos consecutivos, não justificou a ausência na votação e não pagou as multas por ter deixado de votar.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 5,1 milhões de eleitores brasileiros estão nessa situação. A medida pode levar ainda, além do cancelamento, a outras restrições, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.
A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral na internet ou pelo aplicativo e-Título.
Pessoas Vivendo com HIV
Dados do Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV 2025 indicam que 52,9% das pessoas com a condição no Brasil já passaram por algum tipo de discriminação ao longo da vida, enquanto 38,8% relataram fofocas ou algum tipo de comentário discriminatório.
O documento foi produzido por um consórcio de organizações que inclui o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/AIDS, a Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids e a Articulação Nacional de Aids, entre outros.
Ao longo de um período de quatro meses do ano passado, 1.275 pessoas de sete capitais brasileiras foram ouvidas, sendo 249 em São Paulo, 273 no Rio de Janeiro, 152 em Salvador, 166 em Porto Alegre, 224 em Recife, 100 em Manaus e 111 em Brasília.
Violações graves de direitos humanos, incluindo discriminação institucional, quebra de sigilo, coerção em serviços de saúde e violência física foram reveladas pela pesquisa.
Sobre exposição não consentida, por exemplo, 6,6% das pessoas entrevistadas revelaram que tiveram sua sorologia divulgada publicamente sem consentimento.
Já em relação à discriminação em serviços de saúde, 11,5% sofreram tratamento discriminatório em serviços relacionados ao HIV, como o uso excessivo de luvas e a recusa de atendimento, enquanto 13,1% relataram estigma em serviços não relacionados ao HIV.