Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

12/05/2025 06h34

Foto: VLI - Divulgação

VLI promove InovaVLI Open

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, promove, até o dia 23 de maio, as inscrições para o InovaVLI Open, programa de inovação aberta que conecta desafios operacionais, soluções externas desenvolvidas por startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) com foco em gerar impacto disruptivo no curto e médio prazo.

Após o período de inscrições, as empresas e instituições candidatas passarão por uma triagem, na qual apresentarão soluções para um dos cinco temas propostos que abordam processos de transbordo de produtos em portos, manutenção de linha férrea e de vagões, além de gestão de times de campo.

Cinco empresas ou instituições serão selecionadas para o pitch day, no qual apresentarão, entre 25 de maio e 13 de junho, as propostas para especialistas da VLI. Na sequência, as ideias serão refinadas e preparadas para a Prova de Conceito (PoC) e validação das hipóteses definidas até 28 de outubro. Os resultados serão conhecidos entre 03 e 07 de novembro.

 Os interessados podem encontrar mais informações e realizar a inscrição no link: Link

O programa oferece aos participantes as possibilidades de testes com potencial de escala e de contratação da solução após a Prova de Conceito.

Mapa-múndi oficial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta semana o mapa-múndi oficial, de forma invertida, que novamente tem o Brasil no centro do mundo, mas que agora traz uma nova perspectiva em que o Sul aparece no topo da imagem.

O lançamento é feito no ano em que o país tem ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial, em especial por presidir o Brics e o Mercosul e receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, na Amazônia.

O novo mapa também traz destacados os países que compõe o Brics, o Mercosul, os países de língua portuguesa e do bioma amazônico, a cidade do Rio de Janeiro, como capital do Brics, a cidade de Belém, como capital da COP30, e o Ceará como sede do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global – Novos Indicadores e Temas Estratégicos para o Desenvolvimento e a Sustentabilidade na Era Digital, em junho, em Fortaleza.

Museu do Mar Aleixo Belov

Desta segunda-feira (12) a 18 de maio, o Museu do Mar Aleixo Belov integra a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”. A programação visa fortalecer o papel social dos museus, preservar a memória e valorizar o patrimônio cultural, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

Durante toda a semana, o museu oferecerá atividades presenciais, incluindo palestras, exibição de curtas-metragens, oficinas, rodas de conversa, cursos e apresentações artísticas. A abertura acontece no dia 13, com uma palestra da oceanógrafa e diretora executiva da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco, e participação da museóloga Alana Silva.

A programação inclui temas como gestão museológica, inovação tecnológica, diversidade, desigualdade social e preservação cultural. Destaque para a participação de nomes como Francisco Arcanjo (Museu de Arte Sacra), a cartunista BUÀ, a pedagoga Antônia e a colecionadora Sálua Chequer.

Nova frente fria em Salvador

Salvador pode voltar a enfrentar chuvas nos próximos dias com a chegada de uma nova frente fria, prevista para atingir a cidade entre terça (13) e quinta-feira (15).

A informação foi divulgada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), que monitora as mudanças climáticas após uma semana marcada por instabilidade e volumes elevados de precipitação.

Enquanto a capital baiana aguarda novo avanço da frente fria, 28 municípios do estado permanecem sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica risco para acumulados elevados de chuva.

Estão na lista cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como Candeias, Camaçari e Simões Filho.

Novo concurso público da ANPD

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou um edital com as regras para seu novo concurso público. Serão 213 vagas imediatas de nível médio, além de outras 1.704 oportunidades para formação de cadastro reserva. Os contratos terão vigência de um ano, podendo ser sucessivamente prorrogados por igual período, desde que não ultrapassem cinco anos.

Todo o processo seletivo está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

As oportunidades têm remuneração inicial de R$ 1.853,00 e podem chegar a 9.047,00.

Para o nível superior, são diversas vagas para as áreas de Direito, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração, Economia, Estatística, Relações Internacionais, entre outros. Enquanto as vagas de nível médio, são para atividades de apoio operacional.

Os aprovados terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, no presencial. As vagas são para a sede da Autoridade Nacional de Proteção de Dados em Brasília (DF).

Imposto de Renda

A Estação de Metrô da Lapa vai oferecer orientação gratuita a contribuintes para declaração de Imposto de Renda. Promovida pela CCR Metrô Bahia em parceria com a Fundação Visconde de Cairu, a ação é acontece a partir desta segunda-feira (12) e vai até o próximo dia 23, uma sexta-feira. O atendimento será das 13h às 17h30.

A iniciativa visa facilitar o atendimento a quem tem dificuldade de acesso digital ou de compreensão das obrigações tributárias. Estudantes do curso de Contabilidade da Fundação Visconde de Cairu, supervisionados por professores, ajudarão os usuários do metrô com esclarecimentos e também tirarão dúvidas.

A declaração do imposto de renda começou a ser enviada no dia 17 de março e o prazo termina às 23h59 do dia 30 de maio, uma sexta. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano.

Efeitos da crise climática

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) lançam, em Salvador, a Campanha Nacional “Justiça climática é justiça social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”.

A campanha, realizada nesta segunda e terça-feira (12 e 13),  visa ampliar o debate sobre os efeitos da crise climática na defesa das pessoas e comunidades que sofrem, de forma mais intensa, os impactos de fenômenos cada vez mais frequentes como secas, incêndios, enchentes e ondas de calor.

O principal objetivo da campanha é destacar o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção do acesso à justiça, com foco no combate às desigualdades sociais e ambientais. Entre suas principais frentes de atuação estão a prevenção, educação em direitos, orientação jurídica, propositura de ações judiciais e coletivas, atuação extrajudicial e emergencial diante de desastres.

O lançamento oficial da campanha em Salvador (Bahia) com palestras e rodas de conversa. No dia 13, está programado um mutirão de atendimento em uma comunidade da região metropolitana.

Mater: A Celebração do Amor Materno em Esculturas de Madeira

Como parte das celebrações dedicadas ao Mês das Mães, o Shopping Barra recebe, até 27 de maio, a exposição Mater: A Celebração do Amor Materno em Esculturas de Madeira, assinada pelo artista visual Bruno Ribeiro. Localizada no Barra Gourmet (Piso L1), a mostra é um convite ao público a mergulhar na sensibilidade e na força do amor materno. Através de nove esculturas, Bruno Ribeiro traduz a conexão entre a vida e, em especial, a maternidade.

Panorama das mães baianas em 2024

Na Bahia, mais da metade das mulheres que deram à luz em 2024 optou pela cesariana, segundo dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O levantamento traça um perfil detalhado das mães baianas, ao mesmo tempo em que alerta para os desafios e riscos enfrentados durante a gravidez, o parto e o puerpério.

O estudo aponta que, em 2023, a Bahia contava com 4,6 milhões de mulheres em idade fértil, ou seja, entre 10 e 49 anos, faixa que representava cerca de um terço da população total do Estado. Entre essas mulheres, 160,9 mil se tornaram mães em 2024 — o dado considera todas as que tiveram pelo menos um filho vivo ao longo do ano, mesmo que não se tratasse da primeira maternidade.

Dessas mulheres, 52,6% tiveram seus filhos por parto cesáreo, enquanto o restante optou pelo parto normal ou outras modalidades. Um dado curioso também chama atenção: a maioria dos bebês nascidos vivos era do sexo masculino, o que corresponde a uma razão de 104,5 meninos para cada 100 meninas nascidas vivas no estado.

A maior parte das mães baianas em 2024 tinha entre 20 e 29 anos, faixa etária que concentrou 48,9% dos nascimentos. As mulheres com idades entre 30 e 39 anos foram responsáveis por 34% dos partos, enquanto adolescentes (entre 10 e 19 anos) responderam por 12,8% do total. Este último dado revela que, a cada 1.000 adolescentes baianas, 18,5 se tornaram mães no último ano.

Um recorte mais delicado mostra que, apenas entre adolescentes de até 14 anos, 1.000 meninas deram à luz em 2024, reforçando a necessidade de políticas públicas focadas na educação sexual e no acesso a métodos contraceptivos.