04/06/2025 06h27
Foto: Divulgação
Novo Parque Urbano da Orla de Pituaçu
O novo Parque Urbano da Orla de Pituaçu, em Salvador, tem novo gestor. A Orla Brasil, empresa vencedora da licitação, promete transformar o espaço
em um moderno complexo de serviços voltado para moradores e turistas, com estrutura de qualidade e acesso democrático. O projeto contempla áreas dedicadas ao esporte, cultura e lazer, além de diversas opções gastronômicas, promovendo um ambiente plural e inclusivo para todos os públicos.
O Parque Urbano da Orla de Pituaçu abrangerá as praias da Boca do Rio, Corsário, Pituaçu e Patamares, e prevê uma série de atrativos, entre eles: 19 quiosques gastronômicos, 15 de conveniência (para aqueles que desejam uma alimentação mais rápida e prática), 26 espaços esportivos, parques infantis, academias públicas, parque pet, vestiários modernos para um melhor conforto e acessibilidade dos visitantes, além das 70 barracas que contarão com um design mais contemporâneo e sustentável, estando bem integradas à paisagem natural da praia.
Roberto Oliva é reeleito presidente da ABTP
Presidente do Conselho da Intermarítima Portos e Logística S.A, Roberto Oliva foi reeleito, por unanimidade, como presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP). Um de seus principais objetivos, nesta nova fase da gestão, é a modernização do marco regulatório dos portos, Projeto de Lei em tramitação na Câmara que propõe uma atualização no marco legal do setor. A proposta, voltada à revisão da Lei dos Portos (12.815/2013), busca criar um ambiente de negócios mais confiável, com maior segurança jurídica e sustentado nos princípios de eficiência, liberdade econômica e sustentabilidade.
Em paralelo, a Intermarítima de Roberto Oliva celebra a recente conquista da certificação ISO 45001 para o Terminal Portuário de Salvador, que opera sob sua gestão. Este selo internacional prestigioso destaca o compromisso da empresa com práticas seguras e saudáveis em suas operações.
Imóvel dos Correios
Um dos últimos grandes terrenos disponíveis na Pituba, em Salvador, está oficialmente à venda. Os Correios abriram licitação para a venda do imóvel localizado na Avenida Paulo VI, nº 190, que possui cerca de 44 mil m² de área construída em um terreno de quase 35 mil m².
As propostas podem ser enviadas até às 9h do dia 12 de junho, por meio da plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil. A sessão pública para abertura das ofertas está marcada para às 10h do mesmo dia. O número da licitação é 1071308.
O complexo, que já pode ser utilizado imediatamente, é composto por diversas edificações: uma torre empresarial de 20 andares, um galpão de quatro pavimentos, auditório, área de restaurante, três portarias, estacionamentos e pátios de manobra.
O edifício principal conta com subsolos, pavimento térreo, 17 andares e cobertura, totalizando cerca de 32 mil m² de área construída. Há ainda um galpão nos fundos com 7.776 m², um auditório térreo com 810 m² e uma área para restaurante com 1.430 m².
Os interessados podem agendar visitas até 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h e das 14h às 16h, pelos telefones (71) 3346-2396 (Pedro) ou (71) 3346-2627 (Marileide).
Ampliadas cotas para concursos
Foi sancionada o Projeto de Lei 1.958/2021, que aumenta para 30% as vagas de concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Pela proposta, agora convertida em lei, a reserva das vagas será ofertada nos concursos públicos para cargos efetivos da administração pública federal direta e indireta, das fundações e empresas públicas, além das empresas privadas que têm vínculo com a União.
A cota também valerá para contratações temporárias. O percentual incidirá sobre o número total de vagas previstas nos editais dos processos seletivos.
As pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas optantes pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente às vagas destinadas à ampla concorrência. O texto determina que, na hipótese de indeferimento da autodeclaração no procedimento de confirmação, as pessoas poderão prosseguir no concurso público ou no processo seletivo simplificado pela ampla concorrência, desde que possuam, em cada fase anterior do certame, conceito ou pontuação suficiente para as fases seguintes.
Segundo a lei, a nomeação dos candidatos aprovados e classificados observará os critérios de alternância e proporcionalidade, considerada a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservado a pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas e a outros grupos previstos na legislação.
CCR Metrô Bahia abre processo seletivo
A CCR Metrô Bahia abriu vagas de emprego para Supervisor de Estações e Atendimento de Manutenção. As inscrições para o processo seletivo seguem até 6 de junho.
Os candidatos que vão se candidatar para a vaga de Supervisor de Estações devem ter nível superior completo, Pacote Office intermediário e experiência com coordenação ou supervisão de equipes operacionais.
Já para o cargo de Técnico Atendimento de Manutenção, é preciso formação técnica nas áreas de Manutenção Civil ou Agrimensura.
Os interessados devem acessar o site da concessionária: ccrmetrobahia.com.br na aba “Trabalhe Conosco”. Os candidatos aprovados na seleção vão receber salário compatível com o mercado, auxílio creche, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição e/ou alimentação, folga no dia do aniversário, política de flexibilidade na jornada de trabalho, Wellhub, entre outros.
Lançamento do Mukin Fruit
Salvador será palco de um momento especial para a agricultura familiar da Bahia. Nesta quarta-feira (4), será lançado oficialmente o Mukin Fruit, o primeiro suco de uva 100% integral, natural e livre de conservantes produzido por uma cooperativa da agricultura familiar no estado. O evento acontece a partir das 17h, no Empório da Agricultura Familiar, no bairro do Rio Vermelho.
O Mukin Fruit visa celebrar os povos originários da região de Sobradinho, que aliam a força indígena e negra na construção de um território fértil, culturalmente diverso e produtivo. Essa essência inspira o nome do suco e também a missão da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso, responsável pela produção.
Com sede em Sobradinho, a Cooperparaíso foi fundada em 2017 e atualmente reúne 186 cooperados. O seu novo produto, o Mukin Fruit, é desenvolvido a partir de uvas frescas cultivadas na própria região, sem adição de açúcar ou conservantes.
Vistos para os Estados Unidos
A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil emitiram 237,8 mil vistos para brasileiros entre janeiro e março deste ano, uma queda de 19,1% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em março, foram concedidas 72,1 mil autorizações, representando um recuo de 35,1% na comparação com fevereiro e marcando o segundo mês consecutivo de retração em 2025.
Os dados são de um levantamento realizado pela Viva América, com base nos números do Departamento de Estado dos EUA. Apesar da queda no trimestre, o Brasil ocupou a 4ª posição no ranking de países que mais obtiveram vistos americanos no período, ficando atrás apenas de México (711,1 mil), Índia (388,5 mil) e China (285,9 mil).
Como de costume, o visto mais emitido no trimestre foi o B1/B2, conhecido como visto de turismo, com um total de 226 mil emissões, o que representa 95% do total. Em segundo lugar, aparece o visto J-1, voltado para intercâmbio, com 1,8 mil concessões.