26/06/2025 06h31
Foto: Ilustrativa
Prêmio ATP 2025
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável dos portos brasileiros e das comunidades locais, foram abertas as inscrições para o Prêmio ATP 2025. Em sua terceira edição, a premiação, promovida pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), vai reconhecer e valorizar as melhores práticas do setor privado.
A cerimônia de premiação dos vencedores ocorrerá durante o 12º Encontro ATP, em 23 de outubro, no Clube Naval, em Brasília.
Concedido anualmente, o Prêmio ATP é destinado exclusivamente a terminais privados, sejam eles terminais de uso privado (TUP), estações de transbordo de carga (ETC), instalações portuárias de turismo (IPTur), e instalações de registro caracterizadas como Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante (FSRU).
De acordo com o edital do Prêmio ATP, as empresas podem se inscrever, até o dia 13 de julho, em duas categorias: Inovação Tecnológica Portuária e Impacto Social Portuário. A mesma companhia poderá concorrer nas duas categorias.
Mais informações e inscrições: Clique Aqui
Grupo Mateus oferece 800 vagas de emprego
A rede maranhense de supermercados Grupo Mateus anunciou a abertura de 800 vagas de emprego direto em Salvador e já é possível se candidatar. A empresa vai inaugurar duas lojas na capital baiana, uma em novembro deste ano, no Shopping Salvador Norte, no bairro São Cristóvão, e outra no imóvel do antigo Bompreço, na região do Iguatemi.
Por enquanto, a oportunidade é para a loja no Salvador Norte. O anúncio é para o cargo de Assistente de Compras em período integral. Entre as atividades desempenhadas pelos funcionários estão: suporte administrativo nos processos de compra, emissão de notas fiscais e contratação de transportadoras, cadastramento de fornecedores e acompanhamento do processo de entrega dos pedidos.
A inscrição deve ser feita até 15 de julho por meio do site da empresa. Mais vagas serão anunciadas em breve.
Segundo a empresa, além dos 800 empregos diretos, o Mix Mateus também oferecerá centenas de vagas indiretas nos setores de manutenção predial, serviços gerais, transporte e logística.
Governo lançará o Projeto Sertão Vivo no Semiárido
No sábado (28), às 8h30, o município de Itiúba será palco do lançamento do Projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O projeto tem como missão fortalecer a agricultura familiar, ampliar o acesso à água e promover práticas sustentáveis em comunidades do semiárido baiano, que sofrem diretamente com os impactos das mudanças climáticas e a escassez hídrica.
A ação beneficiará agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, comunidades quilombolas, fundo de pasto e outras populações tradicionais, e é resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Fundo Verde Clima.
Com investimentos em sistemas produtivos resilientes, acesso à água e gestão do conhecimento, o Sertão Vivo vai atuar em 49 municípios, beneficiando 300 mil pessoas.
Vistos de estudante para os EUA
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou uma nova diretriz para concessão de vistos de estudante. A partir de agora, todos os solicitantes das categorias F, M e J deverão tornar seus perfis em redes sociais visíveis publicamente, como parte do processo de análise e segurança.
Em nota, o governo americano afirma que a obtenção do visto “é um privilégio, não um direito” e destaca que o Departamento de Estado está comprometido com altos padrões de segurança nacional e pública na emissão de vistos. “Para viabilizar essa verificação, todos os solicitantes deverão ajustar as configurações de privacidade de seus perfis de mídias sociais para o modo ‘público'”, afirma o comunicado.
O governo dos EUA justifica a exigência como forma de identificar conteúdos considerados hostis às instituições, à cultura ou aos princípios do país. A determinação já havia sido mencionada na semana passada pelo Departamento de Estado, e agora foi formalizada pela embaixada.
Segurança operacional
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará um webinário para tratar de um tema técnico para a segurança operacional: o controle do limite de vida em serviço das longarinas principais das aeronaves da fabricante Air Tractor Inc. (ATI), modelos AT-400, AT-500, AT-600 e AT-800 Series. O evento será no dia 11 de julho, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Anac.
A iniciativa surge após a Anac identificar, durante suas atividades de vigilância continuada, discrepâncias no cumprimento de tarefas de manutenção em 48 aeronaves desse modelo. As falhas estão relacionadas ao descumprimento de procedimentos técnicos estabelecidos pelo fabricante e determinados em cinco Diretrizes de Aeronavegabilidade (DA) emitidas pela autoridade certificadora do equipamento, a Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos. O evento contará com a participação de um representante da Air Tractor, trazendo orientações e esclarecimentos diretamente do fabricante.
O webinário é aberto ao público e será especialmente voltado para organizações de manutenção que realizam ou desejam realizar inspeções por correntes parasitas nas longarinas principais dessas aeronaves.
Programa SalCine
O curso gratuito de Formação de Roteiristas em Narrativas Ficcionais Seriadas, vinculado ao programa SalCine, segue com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (30). Com um total de 20 vagas, a formação chamada “Usina do Drama 2025” selecionará propostas de séries ficcionais inéditas, sendo até quatro de animação infanto-juvenil e 16 de ficção live-action, na modalidade híbrida.
A capacitação, que visa preparar para o mercado de trabalho roteiristas de televisão e plataformas de streaming, é promovida pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Senai Cimatec.
O curso será executado pela produtora Gaveta do Pensamento, em parceria com o grupo de pesquisa A-Tevê, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio da extensão universitária Estação do Drama.
Interessados devem se inscrever através do site.
Edital do Prouni
O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições estarão abertas de 30 de junho a 4 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Podem se candidatar estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, desde que tenham obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não tenham zerado a redação. O processo seletivo é voltado apenas a quem já concluiu o ensino médio.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para concorrer a bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho, e o da segunda, no dia 28 do mesmo mês. Após as chamadas regulares, os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 18 e 19 de agosto, com divulgação marcada para 22 de agosto.
Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica para subsidiar políticas públicas preditivas. A iniciativa ocorre em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A proposta é usar dados estatísticos e geocientíficos, com foco na antecipação de cenários futuros. O programa pretende melhorar a capacidade do Estado de identificar problemas e oportunidades. A partir daí, auxiliar na formulação de políticas públicas eficazes, sustentáveis e voltadas ao médio e longo prazo.
O programa tem foco no biênio 2025–2026 e prevê o desenvolvimento de plataformas analíticas estratégicas que concentrem e processem grandes volumes de dados de diferentes áreas e órgãos da administração pública.
As oficinas estão previstas para começar em julho. Será lançado um site oficial para o acompanhamento das ações do programa.
São João da Bahia 2025
O São João da Bahia 2025 registrou a movimentação de mais de 1,8 milhão de visitantes no território baiano, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia. O resultado bate o recorde de 2024, quando o fluxo de turistas na festa foi de 1,7 milhão, com receita de R$ 2 bilhões, que também eram marcas históricas. A quantia corresponde as estimativas traçadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA)
Destinos como Lençóis, Mucugê, Amargosa, Cruz das Almas e Jequié tiveram 100% de ocupação hoteleira. Em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, a ocupação chegou a 90%.
Segundo a Setur-BA, os resultados deste ano trazem uma maior participação de estrangeiros na festa, principalmente, nas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Chapada Diamantina. A pasta considera que os números expressivos refletem o trabalho do Governo do Estado, com o apoio a 300 municípios, associado à promoção nacional do São João da Bahia, qualificação dos serviços turísticos e ampliação da malha aérea estadual.