Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

28/06/2025 06h33

Foto: Divulgação

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

O símbolo internacional de acessibilidade, atualmente mostrado como uma figura estática em cadeira de rodas, será substituído por uma imagem que simboliza movimento. A mudança, aprovada pelo Senado em maio, atualiza a representação oficial das pessoas com deficiência em espaços públicos, alinhando-a a uma visão mais moderna de independência e protagonismo.

Após aprovação no Senado, o projeto segue para a Câmara dos Deputados e, em seguida, para sanção presidencial. O novo símbolo reforça a urgência de quebrar barreiras físicas e atitudinais, reafirmando o direito à mobilidade digna e à participação plena de todas as pessoas. O texto prevê um prazo de três anos para que espaços e serviços façam a transição para a nova sinalização.

O símbolo, criado em 2015 pela ONU, procura englobar todos os tipos de deficiência e acessibilidade, ele mostra uma figura inclinada para frente, em impulso, transmitindo autonomia e iniciativa. Além do impacto visual, a mudança é vista como um avanço político e cultural, pois desafia estigmas e reforça que acessibilidade é um direito. A iniciativa também ressalta a importância da comunicação visual na construção de uma sociedade mais inclusiva e prevê itens como pisos táteis e mapas em braile, essenciais para a acessibilidade.

Independência do Brasil na Bahia

As comemorações pela Independência do Brasil na Bahia começam neste sábado (28) e se estendem até o dia 13 de julho, com uma agenda repleta de atividades culturais, cívicas e artísticas espalhadas por diversos pontos de Salvador.

A programação, organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi anunciada pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e pelo presidente da fundação, Fernando Guerreiro.

Neste ano, o tema escolhido foi “Eu sou o 2 de Julho”. Ao longo de mais de duas semanas, a cidade terá espetáculos de dança e teatro, apresentações musicais, cortejos, exposições, concurso de fachadas decoradas, encontros de filarmônicas e homenagens aos heróis da luta pela liberdade.

As atividades começam com o espetáculo de dança “Ao Pé do Caboclo”, apresentado nos dias 28 e 29 de junho no Campo Grande. Já no dia 1º de julho, ocorre a chegada do Fogo Simbólico a Pirajá, vindo das cidades de Cachoeira e Mata de São João, com cerimônia cívica e apresentação do Cortejo Afro.

O ponto alto da celebração será na quarta-feira (2), com a alvorada no Largo da Lapinha às 6h e, em seguida, o tradicional desfile cívico. O cortejo com os carros dos caboclos percorrerá da Lapinha até a Praça Thomé de Souza, com paradas para homenagens em pontos históricos como o Convento da Soledade, a Ordem Terceira do Carmo e a Igreja do Rosário dos Pretos.

São Pedro

No próximo domingo (29), cinco bairros de Salvador entram no clima junino para comemorar o São Pedro com muita festa. A programação inclui arrasta-pé, quadrilhas e até fusões com outros ritmos, como o samba.

No Bairro da Paz, Engenho Velho da Federação, Garcia e Candeal, as celebrações fazem parte do projeto “Forró Comunitário da Bahia”, que tem como objetivo fortalecer as tradições juninas, movimentar o comércio local e garantir opções de lazer, cultura e música para a comunidade.

Na Liberdade, a festa ganha forma com um festival de quadrilhas juninas, que além de valorizar a cultura popular, promove a integração de grupos de diversos bairros da capital baiana.

Inteligência Artificial

O WhatsApp começou a disponibilizar um recurso que usa a Inteligência Artificial para resumir mensagens não lidas em conversas privadas e grupos. Inicialmente, a funcionalidade batizada de Message Summaries está em fase de testes nos Estados Unidos, com previsão de chegar a outros países ainda ao longo deste ano.

A novidade faz parte de uma estratégia mais ampla da Meta de integrar recursos de inteligência artificial ao WhatsApp. A plataforma também já tem testado ferramentas para responder perguntas diretamente na conversa e para gerar imagens em tempo real. Também estão em desenvolvimento funções como o Writing Help, que deve ajudar usuários a revisar e aprimorar textos antes do envio.

JAM no MAM

Neste sábado (28), a JAM no MAM volta a movimentar a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão, com uma edição que mistura jazz e ritmos tradicionais do São João. O encontro musical acontece das 18h às 21h, com acesso liberado ao público a partir das 17h.

Comandada pela Geleia Solar, banda residente do projeto, a apresentação propõe um diálogo entre o jazz e sonoridades nordestinas como baião, xaxado e forró. A proposta é explorar improvisações que fundem tradição e liberdade musical.

A primeira hora do show é conduzida pela banda anfitriã, mas, como de costume, o palco se abre depois para a participação de outros músicos que estiverem presentes, mantendo o espírito colaborativo que marca a JAM no MAM como uma das mais importantes jam sessions do Brasil.

Com direção artística de Ivan Huol, a JAM no MAM é uma produção da Huol Criações com patrocínio da Petrobras e apoio do Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta também com suporte do IPAC e do MAM-BA.

Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Live e são comercializados em três lotes. Os valores variam de R$ 5 a R$ 40, com opção de meia-entrada. Crianças com até 2 anos têm acesso gratuito.

Casamentos homoafetivos

A Bahia registrou, em 2024, o maior número de casamentos homoafetivos desde que a união civil entre pessoas do mesmo sexo foi regulamentada no Brasil, em 2013. De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), foram 835 uniões formalizadas no estado no ano passado — um crescimento expressivo de 136% em relação aos 353 casamentos registrados em 2023.

Até maio deste ano, 313 casais da comunidade LGBTQIA+ já disseram “sim” em cartório.

Para a Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg/BA), o aumento é resultado de uma série de fatores. Além da retomada dos serviços após a pandemia, a entidade destaca o avanço da conscientização sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+ e o atendimento mais humanizado e juridicamente fundamentado nos cartórios baianos.

Fecundidade e migração

Os dados sobre Fecundidade investigados pelo Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE, confirmaram o que se esperava: as mulheres do país estão tendo menos filhos e adiando cada vez mais a maternidade. Também cresceu bastante a proporção de mulheres que chegaram ao final da vida reprodutiva sem terem sido mães. Essas tendências demográficas se repetem, com maior ou menor intensidade, em todas as unidades da federação, mostrando diferenças por cor ou raça, níveis de instrução e, também, por grupos religiosos.

Em 1960, a Taxa de Fecundidade Total (TFT) do país era de 6,28 filhos por mulher, chegando a 8,56 na região Norte e a 7,39 no Nordeste. Em 2022, a TFT caiu para 1,55 filho por mulher no país, sendo 1,89 na região Norte e 1,60 no Nordeste.

As informações fazem parte do Censo Demográfico 2022: Fecundidade e migração: Resultados preliminares da amostra.

Os resultados poderão ser acessados no portal do IBGE e em plataformas como o SIDRA e o Panorama do Censo , sendo que nesse último poderão ser visualizados, também, por meio de mapas interativos.