Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/07/2020 06h35

Foto: Divulgação

Prêmio Jovens Campeões da Terra 2020

A Agência da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, anunciou os 35 finalistas do prêmio Jovens Campeões da Terra 2020. A angola Fernanda Samuel, 28 anos, é uma das cinco escolhidas para a região da África. Já o brasileiro Eduardo Ávila, 24, integra a relação dos finalistas da América Latina e do Caribe. Cada ganhador receberá US$ 10 mil e o apoio do Pnuma para realizar seus projetos.

Segundo o Pnuma, os escolhidos “propõem uma variedade impressionante de soluções inovadoras e que podem ter um grande impacto em alguns dos maiores desafios ambientais do mundo.” 

A empresa de Ávila, Revolusolar, pretende criar um novo modelo de energia para populações de baixa renda. Ávila contou ao Pnuma que um quarto da população do Rio de Janeiro vive em favelas, enfrentando marginalização social, infraestrutura inadequada e suprimento de energia inacessível com os preços dobrando na última década.  

A Revolusolar fez parceria com duas favelas para criar um novo modelo de energia acessível, baseado na ideia de comunidade e sustentabilidade. Foram instalados painéis solares e os moradores treinados como eletricistas e instaladores. A iniciativa também organizou oficinas sobre sustentabilidade para as crianças da área. 

Profissionais de saúde infectados

A Bahia tem 12.579 profissionais de saúde infectados com a Covid-19, os mesmos estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. A informação é da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), e consta no último boletim divulgado nesta segunda-feira (20).

O grupo que registrou maior índice de contaminação foi dos técnicos e auxiliares de enfermagem, com 4.008 testes positivos; seguido por enfermeiros (2.294); médicos (1.230); agentes comunitários de saúde (530); agentes comunitário de saúde (523); fisioterapeutas (370); agente de combate a endemias (211); dentistas (199); farmacêutico (199); nutricionista (193); assistente social (176); assistente social (176); psicólogos (134); biomédicos (41); fonoaudiólogos (36) e bioquímicos (2). A pasta da saúde estadual não divulgou o número de óbitos desses profissionais.

Universitários negros

A cervejaria Ambev abriu inscrições do Representa, programa de estágio focado em atrair e desenvolver universitários negros. São 80 vagas em diversos pontos do país, incluindo Salvador, para as áreas de vendas, nas cervejarias e no centro de serviços compartilhados (CSC).

Criado em 2019 como um piloto, o Representa é focado nas histórias de vida dos candidatos. Por isso, não exige conhecimento técnico prévio, esclarece a empresa, em nota. Conhecimento e fluência em língua inglesa também não são exigidos e todos os cursos de bacharelado e licenciatura são aceito.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de agosto pelo link. https://programasambev.gupy.io/jobs/248340 .

Greta Thunberg 

Após receber 1 milhão de euros pelo Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, a ativista sueca Greta Thunberg anunciou que parte desse dinheiro será destinado ao Brasil.
A jovem irá doar o equivalente a mais de R$ 610 mil à campanha SOS Amazonia, do movimento Fridays For Future, para o combate ao novo coronavírus. O objetivo é viabilizar insumos e serviços médicos à população que vive na Floresta Amazônica.

Sisu 2020.2

Termina hoje (21) o período de matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2. Também é o último dia para os candidatos que não foram convocados para nenhuma das duas opções de curso selecionadas declararem interesse na lista de espera das vagas remanescentes. Para a lista de espera serão adotados os mesmos critérios anteriores de classificação da primeira chamada. O resultado será no dia 24 de julho. A segunda edição do Sisu recebeu 814.476 inscritos.

Esta é a primeira vez que há vagas pelo programa em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD). Os candidatos que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se cadastraram no sistema disputaram 51.924 vagas, ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. 

Sesi oferece curso gratuito

O Serviço Social da Indústria (Sesi) oferece curso gratuito, a partir de hoje (21), para a capacitação de gestores que precisem preparar suas equipes para a volta ao trabalho. O curso é útil para a retomada de atividade em meio à pandemia de Covid-19.

O curso vai auxiliar a elaboração e execução de planos de retomada das atividades produtivas da indústria, abordando medidas de prevenção no local de trabalho, monitoramento da saúde, condução de casos suspeitos e providências em situações confirmadas de infecção. 

As orientações do curso estão em conformidade com o protocolo lançado pelo Sesi em junho. Com base nas normas e orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, o protocolo da entidade descreve adequações no ambiente, adoção de novas rotinas, novo ciclo de cuidado com a saúde laboral e até estratégias para fomentar a pesquisa e inovação que evitem a contaminação dos trabalhadores.

A capacitação tem duração de quatro horas, não tem limite de vagas e gera certificado. O curso estará disponível no Portal da Indústria.

Apae Salvador

Os serviços de reabilitação voltam a ter atendimento presencial na Apae Salvador, seguindo rigorosas medidas de segurança sanitária. Tanto no Centro Médico, na Pituba, quanto no Centro Especializado em Reabilitação - CER II, no Subúrbio 360 em Coutos, houve a retomada da reabilitação infantil. Na Pituba, voltam a funcionar ainda os serviços de triagem auditiva, fisioterapia ortopédica e fisioterapia uroginecológica, consultas com especialidades médicas adultas e infantis, além dos exames de ultrassom, eletroneuromiografia, densitometria, entre outros.

Ações transformadoras

O Prêmio Espírito Público, de valorização a ações transformadoras promovidas por funcionários públicos, está com inscrições abertas até o dia 29 de julho. Os candidatos poderão concorrer em seis categorias: educação, gestão de pessoas, governo digital, meio ambiente, saúde e segurança pública. O projeto é de iniciativa da  Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org e conta com o apoio de diversas entidades, como os institutos Igarapé e Sou da Paz.

No total, serão escolhidos três vencedores por categoria que poderão, segundo o edital, receber um prêmio em dinheiro, cujo valor deverá ser definido até a cerimônia de premiação. O objetivo é redefinir a imagem dos profissionais da Administração Pública no Brasil, estimulá-los a se engajar em seu meio, atrair talentos para ingressar em instituições públicas e disseminar boas práticas.

Na edição deste ano (a terceira) serão contempladas, na categoria de saúde, propostas que tenham como base o enfrentamento à pandemia de Covid-19. 

Live vai debater a nova lei de abuso de autoridade

O Centro de Estudos Jurídicos Vivaldo Amaral (CEJVA) vai realizar no próximo sábado (25), às 20h, uma live sobre “A nova lei de abuso de autoridade”. Os convidados são o advogado criminalista Vivaldo Amaral e o soldado A. Santos, diretor da Associação dos Profissionais e Auxiliares em Segurança Pública do Brasil (APSP). A live será mediada pelo jornalista Pedro Castro e transmitida pelos perfis do facebook @advvivaldoamaral e @soldadosantos.