18/08/2025 06h34
Foto: Divulgação
“TCA de Perto – Obras”
Entre esta segunda-feira (18) e 22 de agosto, o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, abre excepcionalmente as portas do canteiro de obras para o público, como parte da programação especial da Semana do Patrimônio. A iniciativa integra o projeto “TCA de Perto – Obras”, que promove visitas guiadas gratuitas ao interior do espaço em reforma.
As visitas acontecem diariamente, das 14h às 15h30, com grupos de até 15 pessoas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
Tombado pelo Iphan desde 2014, o TCA é um dos maiores símbolos culturais da Bahia e está fechado desde janeiro de 2023, após um incêndio atingir o telhado. Atualmente, passa pela terceira etapa da reforma, com previsão de reabertura total até o final de 2026.
Durante o passeio, conduzido por uma equipe multidisciplinar, os visitantes terão acesso a áreas emblemáticas do teatro e poderão conhecer de perto aspectos de arquitetura, memória e preservação patrimonial do complexo.
A ação celebra o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado em 17 de agosto, e reforça o compromisso com a valorização da história e identidade cultural baiana.
Agosto Lilás 2025
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com o Shopping Center Lapa, levará a campanha Agosto Lilás 2025 para o centro de compras. As atividades começam nesta segunda-feira (18) e vão até o dia 22 de agosto, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar a população da capital baiana sobre a importância de erradicar a violência contra a mulher, com foco na valorização dos direitos humanos e na promoção da equidade de gênero, raça e geração.
Com uma programação diversificada e gratuita no Espaço Lapa Cultural (Piso L3), a campanha oferece palestras, rodas de conversa, oficinas de bem-estar, ações de saúde, além da tradicional Expo Mulher — feira com exposição e venda de produtos desenvolvidos por mulheres empreendedoras. Também serão oferecidos serviços de orientação e acolhimento prestados por instituições especializadas no atendimento às mulheres.
A campanha Agosto Lilás também conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e Programa Forte por Ser Mulher.
Lotti Cucina Italiana
O restaurante Lotti Cucina Italiana já está em pleno funcionamento em Salvador. Localizado na Bahia Marina, o novo espaço proporciona ao público um menu inspirado na culinária italiana mediterrânea.
Assinado pelo chef Manuel Coelho, que também é um dos sócios, e por Giovanna Grossi, que acaba de ser eleita a chef revelação pela Veja São Paulo Comer & Beber 2022/2023, o menu, além dos clássicos, também trará pratos autorais, sempre utilizando ingredientes frescos e originais.
Com características do charme da Costa amalfitana, o ambiente já chama atenção pela sua beleza. O projeto arquitetônico é assinado por Caio Bandeira e Tiago Martins, do escritório Architects + CO.
80 vagas de emprego
A Viação Águia Branca, empresa de ônibus que faz transporte rodoviário de passageiros, está com 80 vagas de emprego disponíveis para motoristas em Salvador e cidades do interior da Bahia.
Além da capital baiana, as vagas estão distribuídas nas cidades de Feira de Santana, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Formosa do Rio Preto.
Os candidatos devem ter ensino fundamental completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E, exame toxicológico em dia, experiência comprovada na condução de ônibus, carretas ou caminhões, curso de direção defensiva e noções de mecânica automotiva.
Os interessados devem se inscrever pelo portal de vagas da empresa, além de conferir os requisitos específicos para cada cargo.
Os novos colaboradores terão acesso a benefícios como alojamento, assistência médica e odontológica, previdência privada, cooperativa de crédito, seguro de vida, vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte, além de iniciativas de valorização.
Expo Mulher
A Expo Mulher, feira de mulheres empreendedoras desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, tem levado uma gama de produtos artesanais atrativos ao Shopping Bela Vista, ao mesmo tempo em que tem fortalecido a autonomia financeira e a autoestima do público feminino. A feira segue até o dia 29 no Espaço Lilás, no piso L1 do centro comercial, ao lado dos Correios.
A ação tem funcionado como uma vitrine para a produção das expositoras, que trabalham com artigos como óleos essenciais, tônico capilar, sabonetes artesanais, aromatizantes, bolsas de crochê, kits maternidade, bonecas de pano, bijuterias, biojoias e acessórios diversos. A feira conta com um revezamento para abranger o maior número possível de mulheres contempladas e diversificar a comercialização dos produtos. A cada três dias, quatro mulheres expõem os seus trabalhos.
Edu Lobo
O cantor e compositor Edu Lobo fará apresentação especial em Salvador na quarta-feira, 20 de agosto de 2025, às 19h30, no Palacete TiraChapéu, no Centro Histórico. O show integra a programação do Wine Brasil Music, festival que une vinhos e música em experiências culturais no coração da capital baiana.
Com 63 anos de carreira e prestes a completar 82 anos, Edu Lobo traz à cidade um espetáculo que percorre momentos marcantes de sua trajetória, com canções que ajudaram a moldar a memória musical do país. No palco, o artista será acompanhado pelos músicos Cristóvão Bastos (piano e direção musical), Jurim Moreira (bateria), Sidiel Vieira (baixo acústico) e Mauro Senise (sopros).
O repertório contará com clássicos como O Grande Circo Místico, Missa Breve e Tom & Edu, além de outras composições que se tornaram referência na MPB, muitas delas eternizadas por intérpretes de diferentes gerações.
Prêmio Rio Show de Gastronomia
O restaurante Dois de Fevereiro, com cozinha comandada pelo baiano João Diamante, acaba de conquistar o 1º lugar na categoria Restaurante Brasileiro do Prêmio Rio Show de Gastronomia, que reconhece os melhores endereços da culinária carioca. A casa superou nomes consagrados, como o Sud, O Pássaro Verde, da premiada chef Roberta Sudbrack, e o Sofia, da chef Kátia Barbosa, que ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.
Localizado no Largo de São Francisco da Prainha, região histórica do Rio de Janeiro marcada pela cultura negra, o restaurante presta homenagem a Iemanjá, com desenhos nas paredes, elementos de oferendas e até um espelho no banheiro que remete à orixá. De ambiente simples, com mesas na calçada, o espaço é do agitador cultural Raphael Vidal, que também lidera os bares Casa Porto e Bafo da Prainha no mesmo endereço.
A consagração atual do Dois de Fevereiro, no entanto, tem assinatura do chef baiano criado no Andaraí, que entrou como sócio no ano passado e reformulou o menu. Com passagens pela França e reconhecimento internacional pelo projeto social Diamantes na Cozinha, que já lhe rendeu o chamado “Oscar da Gastronomia” em Las Vegas, Diamante celebra suas raízes nos sabores que leva à mesa.