21/08/2025 06h29
Foto: Divulgação
Fafá de Belém recebe título de cidadã soteropolitana
Nesta quinta-feira (21), Fafá de Belém é homenageada com o título de cidadã soteropolitana. A cerimônia acontece a partir das 18h, na Câmara Municipal de Salvador. Natural do Pará, a cantora nasceu artisticamente na capital baiana pelas mãos do produtor Roberto Santana. A estreia como profissional foi no palco do Teatro Vila Velha e sua primeira música gravada foi composta pelo também soteropolitano Walter Queiroz. O título da canção carimbava o nascimento dessa relação: “Filho da Bahia”.
A música, lançada em um videoclipe exibido no Programa Fantástico, da Rede Globo, em 1975, fez parte da trilha sonora de “Gabriela”, novela inspirada em um livro de Jorge Amado. Em 1987, Fafá esteve entre os convidados da inauguração da “Casa de Jorge”, espaço criado para a preservação das obras de Amado e da esposa Zélia Gattai.
Outro grande destaque do início da carreira de Fafá foi o samba de roda “Emoriô”, composto por João Donato e Gilberto Gil, ícones da cultura baiana. Gravada também em 1975, a canção marcou o início da trajetória nacional da cantora. Remixada pela dupla de DJs franceses Trinix, em 2023, a música passou a ser a mais acessada das canções de Fafá no Spotify e levou a artista a se apresentar no Olympia de Paris.
O título de cidadã soteropolitana, iniciativa do vereador Felipe Santana, chega em um momento muito especial, no ano em que Fafá de Belém comemora 50 anos de carreira.
Visita técnica ao Porto de Santos
ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realiza, nesta quinta-feira (21), às 11h30, visita técnica ao Porto de Santos ao lado do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. A agenda inclui inspeções estratégicas no terminal, como a área do futuro túnel Santos-Guarujá e o trecho onde já foi iniciado o processo de derrocagem para o aprofundamento do canal de navegação.
Durante a visita, Silvio Costa Filho anunciará os ajustes finais para o leilão do túnel submerso, a construção de novos berços destinados à movimentação de granéis líquidos na região do Alemoa, a ampliação da poligonal do porto e o avanço das obras de derrocagem, que permitirão alcançar até 16 metros de profundidade no canal de navegação.
À tarde, às 14h30, o ministro acompanhará a entrega de unidades habitacionais do Conjunto Parque da Montanha, no Guarujá, destinadas a famílias que viviam em palafitas na margem esquerda do Porto de Santos.
Trainee e Estágio 2026
A Ambev está com inscrições abertas para seus programas de Trainee e Estágio 2026, com vagas em Salvador e Feira de Santana, além de outras localidades do Brasil e do exterior. O prazo vai até 8 de setembro.
O Programa Global Trainee tem duração de 10 meses, aceita candidatos de qualquer curso de graduação, formados entre dezembro de 2023 e dezembro de 2025, e oferece salários de até R$ 9 mil.
Já o Programa de Estágio é destinado a universitários com previsão de formatura entre dezembro de 2026 e dezembro de 2027, que podem escolher entre as trilhas Business ou Supply.
As inscrições podem ser feitas no site da companhia.
Retomada da operação
O Plano Inclinado Liberdade-Calçada, em Salvador, já voltou a funcionar. O equipamento estava com o atendimento suspenso desde a última segunda-feira (18), quando foi identificada falha em uma das peças de rolamento dos bondes. A suspeita é de que o equipamento tenha sido alvo de vandalismo, já que parte das peças não foram encontradas.
Com a retomada da operação, os usuários já podem utilizar o equipamento normalmente para se deslocar entre as regiões da Calçada e da Liberdade. O equipamento opera, de forma gratuita, de segunda a sexta, das 6h15 às 18h15, e aos sábados das 7h às 13h.
Zoológico do Rio de Janeiro
Fechado temporariamente desde julho, por medida preventiva, após a morte por gripe aviária de 16 galinhas-d’angola e 2 pavões, na área da Savana Africana, o Zoológico do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, na zona norte da capital fluminense, reabre ao público nesta quinta-feira (21).
No comunicado do BioParque, o zoológico informa que vai reabrir com mais segurança, “após reforçar os protocolos e monitoramento com acompanhamento da Secretaria de Agricultura do estado".
O BioParque informou ainda uma promoção para crianças até 12 anos, que terão gratuidade em ingressos adquiridos pelo site até o dia 31 de agosto próximo.
Para comemorar a reabertura, haverá uma programação especial, no próximo sábado (23) e no domingo (24). A festa terá atrações circenses e atividades educativas sobre a gripe aviária, em parceria com a Superintendência de Defesa Agropecuária do estado.
Especialização Técnica em Mecatrônica Portuária
A APM Terminals Suape, em parceria com o Senai Pernambuco, inicia, esta semana, o curso de Especialização Técnica em Mecatrônica Portuária, que oferece 25 vagas exclusivas para ex-alunos do Senai.
A iniciativa busca formar mão de obra altamente qualificada para atender às crescentes demandas do setor portuário, fortalecendo a conexão entre educação profissional, mercado de trabalho e desenvolvimento local.
O curso terá duração de sete meses, em formato presencial, e está estruturado para capacitar técnicos nas áreas de Eletrotécnica, Mecatrônica, Mecânica, Eletromecânica ou Automação Industrial, com foco em automação, manutenção e operação de sistemas mecatrônicos aplicados ao ambiente portuário. As aulas serão ministradas na unidade do Senai de Ipojuca.
O programa é gratuito e certificado pelo Senai, reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Além de qualificar os participantes, a iniciativa fortalece o ecossistema econômico da região, preparando profissionais locais para os desafios de uma indústria cada vez mais integrada e tecnológica.
Missão empresarial
Nos dias 3 e 4 de setembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará uma missão empresarial em Washington com o objetivo de negociar a redução das tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e estreitar diálogo comercial entre os dois países.
A agenda inclui reuniões na Embaixada do Brasil e uma audiência pública no Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), dentro da investigação conduzida sob a Seção 301 da Lei de Comércio americana.
A comitiva, coordenada pelo presidente da CNI, o baiano Ricardo Alban, reúne associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas, como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy.
Estão confirmados representantes de setores como brinquedos (Abrinq), máquinas e equipamentos (Abimaq), têxtil (Abit), alumínio (Abal), carnes (Abiec), madeira (Abimci), café (Cecafé), ferramentas (ABFA), cerâmica (Anfacer), rochas (CentroRochas) e couros (CICB), além das federações industriais de Goiás (Fieg) e Santa Catarina (Fiesc).
Cigarros eletrônicos
Sites de comércio online e redes sociais têm 48 horas, desde a última terça-feira (19), para remover anúncios de venda e conteúdos sobre cigarros eletrônicos, como são popularmente conhecidos os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Estes produtos não podem ser comercializados e a legislação brasileira proíbe a publicidade desse tipo de produto.
A remoção dos conteúdos ilegais foi determinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP).
As plataformas digitais YouTube, Facebook, Instagram, Mercado Livre e outros sites de e-commerce já foram notificados por este conselho nacional.
As empresas notificadas deverão apresentar, em até dez dias úteis, o relatório de providências adotadas. O documento deve registrar as remoções, bloqueios de contas, métricas de moderação e novos controles.
Bahia é o terceiro estado mais inseguro para viajantes
Segundo números de um estudo feito pelo site de passagens rodoviárias, DeÔnibus, a Bahia é o terceiro estado mais inseguro para viajantes, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. O site ouviu turistas de todo o país. A maior preocupação dos viajantes, conforme verificado pelo estudo, foi quanto à possibilidade de sofrer violência. Do total de 500 pessoas que foram entrevistadas, 29% disseram que já tinham sido vítimas de roubo ou furto, enquanto 14% revelaram já ter caído em golpes durante viagens pelo Brasil. Daí o receio de ser vítima de novo ou pela primeira vez, especialmente nos estados já mencionados.
No caso da Bahia, a sensação de insegurança se intensifica diante da escalada da violência. O estado, que é líder há nove anos em número de casos de homicídios no país, segundo dados mais recentes do Atlas da Violência, foi palco da morte de quatro pessoas em menos de uma semana em um cenário paradisíaco. Trata-se da Praia dos Milionários, em Ilhéus, no sul da Bahia, onde o jovem João Pedro Mattos dos Santos, de 21 anos, foi morto a tiros enquanto aproveitava o último domingo (17) rodeado por familiares, turistas e demais banhistas. No sábado (16), Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos, e sua filha Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, foram encontradas mortas às margens da mesma praia.
Entre os representantes do trade turístico baiano, a preocupação é que a insegurança impacte negativamente a atração de turistas.