22/08/2025 06h31
Foto: Bruno Concha - Secom PMS
Prefeitura de Salvador instala protetores para preservar mudas
Vinte protetores de mudas foram instalados entre a orla do Jardim de Alah e o Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). As armações de madeira, com cerca de 1,80 metro de altura, visam garantir o crescimento seguro das árvores coccolobas, também conhecidas como uvas do mar, até que atinjam a maturidade.
As coccolobas foram escolhidas por serem bastante resistentes às características da região e bastante adaptáveis às orlas e restingas da cidade.
Os protetores entram neste contexto de preservar essa vegetação, protegendo as árvores até que atinjam a altura de 1,78 metro, funcionando como uma barreira ao mar e aos ventos, que muitas vezes acabam danificando e matando as espécies que ainda são jovens.
Ao todo, foram implantados 20 protetores, entre o Jardim de Alah e o Centro de Convenções de Salvador. Cada protetor leva a sua identificação e a devida comunicação visual, explicando qual espécie está protegendo e o motivo de sua instalação, de forma a conscientizar a população a preservar e não vandalizar o equipamento público.
Afogamento nas praias
A capital baiana registrou, entre janeiro e 15 de agosto, 235 casos de afogamento nas praias. Neste mesmo período em 2024, foram 641 ocorrências, o que representa uma redução de 63,34% no número de incidentes na orla da cidade. De acordo com a Salvamar, com a proximidade da temporada Primavera/Verão, quando as temperaturas aumentam e a chuva perde força, o movimento nas praias aumenta. Por isso, especialistas orientam que os banhistas redobrem a atenção, principalmente nos trechos mais perigosos.
Neste ano, as equipes da Salvamar já realizaram 37 mil ações preventivas, 65 palestras e eventos e entregaram 1.240 pulseiras de identificação para crianças nas praias. Os adultos devem manter o contato visual com as crianças, priorizar sentar-se próximo de onde elas vão tomar banho e, quando entrar no mar, estar sempre à distância de um braço.
O mês de março foi o que registrou mais casos, com 74 afogamentos, seguido de fevereiro (44), abril (40) e janeiro (34). De acorco com a Salvamar, o banho de mar deve ser evitado após longos períodos de chuva, durante frentes frias e em dias de temporal, porque o mar fica mais agitado. Os ventos ficam mais fortes, as ondas mais altas e as correntes marítimas mais intensas, o que aumenta o risco de afogamento.
Magistério Superior
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir um novo concurso público para preencher 72 vagas para o cargo de professor do Magistério Superior. Os salários atingem R$ 13.288,85.
As oportunidades são para todos os campis da instituição, localizados nos municípios de Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira/São Félix e Cruz das Almas.
As inscrições podem ser feitas de 1º a 16 de setembro, devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site dedicado da instituição. Os interessados precisam desembolsar o valor de R$ 280 referente a taxa de inscrição.
Do total de vagas ofertadas, 45% serão destinadas a ações afirmativas. Além disso, serão reservadas quatro vagas para candidatos com deficiência, 25 vagas para negros, duas a indígenas e uma para candidatos quilombolas.
Seminário Nordeste
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizará o Seminário Nordeste, um dos principais encontros regionais dedicados à governança corporativa. O evento está com o credenciamento aberto e acontecerá no dia 26 de agosto das 09h às 18h30, no Hotel Wish da Bahia - Av. Sete de Setembro, 1537 - Dois de Julho, Salvador/BA.
Palestrantes confirmados: Fernando Mota, superintendente de Desenvolvimento de Mercado para Emissores na B3; Fernando Yuji Oura, diretor da área de Corporate Advisory da Vinci Compass; Gustavo Moraes, co-head da área Empresarial do Veirano Advogados; João Floriano, diretor do time de ECM e head de Syndicate no UBS BB Banco de Investimentos; Mariana Oiticica, MD partner, head de Wealth Planning e Co-Head de ESG & Impact Investing do BTG Pactual; Wallim Vasconcellos, ex-diretor do BNDES e ex-VP de Finanças do Clube de Regatas do Flamengo.
Confira a programação completa em IBGC | 3º Seminário Nordeste
Redes sociais
A Prefeitura de Salvador conquistou o primeiro lugar no ranking de instituições públicas mais engajadas nas redes sociais. A informação faz parte de um levantamento divulgado pela plataforma Social Media Gov, que monitora a atuação digital de órgãos públicos em todo o país.
O resultado é referente à análise do primeiro semestre deste ano e coloca a capital baiana à frente de cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Niterói.
Nas redes sociais, o perfil oficial da Prefeitura comemorou a notícia em tom descontraído, usando um meme da cantora Inês Brasil. “Avisa que a Prefs é babado meeeesmo! Ficamos em 1º lugar no ranking das Prefeituras com maior número de interações nas redes sociais do @socialmediagov. Esqueça tudoo, bêeee!”, escreveu.
Em outro trecho, a equipe destacou a importância da relação com a população: “Reflexo da transparência, informação e do canal aberto que criamos com cada um de vocês. Estamos on de verdade! E seguiremos sempre juntinhos, bê! Essa conquista é nossa!”.
Oportunidade
O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança e terceirização de serviços do país, está com inscrições abertas para vagas em Salvador, de vigilante, e Simões Filho, de recepcionista.
Os candidatos selecionados serão contratados sob o regime CLT e receberão salários e benefícios compatíveis com o mercado. O Grupo GR oferece ainda treinamentos contínuos e possibilidade de crescimento profissional. As informações sobre vagas e orientações para se candidatar estão no site oficial da empresa (www.grupogr.com.br), no ícone Trabalhe Conosco.
A empresa tem mais de 100 vagas de emprego este mês em todo o Brasil. A candidatura é realizada somente pelo site, sem custo para participação nos processos seletivos, por meio de plataforma digital.
Abuso e exploração sexual infantil na internet
Um relatório divulgado pela SaferNet revelou que entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano foram registradas 49.336 denúncias anônimas de abuso e exploração sexual infantil na internet. Isso significou um crescimento de 18,9% em relação ao mesmo período de 2024.
As denúncias recebidas este ano correspondem a 64% de todas as notificações de crimes cibernéticos recebidas pela SaferNet no período, que engloba ainda outros crimes como racismo e violência contra a mulher, por exemplo.
Segundo a organização, os dados confirmam o agravamento da violência contra crianças e adolescentes no ambiente digital.
Um dos pontos que chamou a atenção é o uso crescente de inteligência artificial para criar conteúdo com abuso sexual infantil, tanto por meio da manipulação de imagens reais quanto pela produção de materiais hiper-realistas, como fotografias manipuladas, deepfakes e imagens artificiais criadas a partir de comandos de texto.
A SaferNet alerta que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a manipulação de imagens também é considerada crime.