28/08/2025 06h31
Foto: Divulgação
PL da Adultização protegerá crianças e adolescentes no ambiente digital
O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 2.268/2022, conhecido como PL da Adultização, que cria regras para proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais. A proposta, aprovada de forma simbólica, segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O texto estabelece uma série de obrigações às plataformas e provedores de serviços digitais. Entre elas, a vinculação de perfis de menores de idade a um responsável legal e a remoção de conteúdos abusivos direcionados a esse público. O objetivo é reduzir riscos relacionados à exploração, assédio e exposição precoce de crianças e adolescentes na internet.
De acordo com o projeto, o descumprimento das normas poderá gerar multas que variam de R$ 10 por usuário até R$ 50 milhões, dependendo da gravidade da infração. Além disso, empresas reincidentes poderão ter suas atividades suspensas temporária ou definitivamente.
Com a aprovação, o Brasil passa a reforçar medidas de segurança voltadas ao público infantojuvenil no espaço digital, buscando equilibrar o uso da tecnologia com a garantia de direitos fundamentais.
10º voo teste da Starship
A SpaceX realizou com sucesso o 10º voo teste da Starship, considerada a maior nave espacial já construída. O lançamento ocorreu em Boca Chica, no Texas (EUA), por volta das 20h30 (horário de Brasília), sem tripulação a bordo.
Desta vez, o teste foi considerado um marco histórico para a empresa de Elon Musk, já que pela primeira vez a nave conseguiu levar carga útil ao espaço: oito protótipos de satélites do projeto Starlink, que pretende expandir a rede global de internet via satélite.
Pouco mais de uma hora após o lançamento, a Starship realizou pouso controlado no Oceano Índico. A SpaceX já havia conseguido pousos semelhantes em dois testes anteriores, em junho e novembro de 2024, mas falhou nas três tentativas feitas em 2025.
O objetivo da empresa é tornar a Starship totalmente reutilizável, reduzindo os custos de missões espaciais e abrindo caminho para viagens de longa distância, incluindo a Lua e Marte.
Vaga de estágio na área de Manutenção Civil
A CCR Metrô Bahia está com inscrições abertas para a vaga de estágio na área de Manutenção Civil. A oportunidade é voltada para mulheres, estudantes de nível superior que desejam desenvolver habilidades e competências em um ambiente dinâmico e estruturado no setor metroviário. As interessadas têm até 2 de setembro para concluir o cadastro no site da concessionária: (ccrmetrobahia.com.br) na aba “Trabalhe Conosco”.
Para participar do processo seletivo, é necessário cursar a partir do 5º semestre do curso de Engenharia Civil. Também é exigido conhecimento intermediário em Excel, além de boa capacidade analítica, organização, atenção aos detalhes, e habilidade para trabalhar em equipe. Entre os diferenciais estão o conhecimento intermediário/avançado em Power BI, AutoCAD, MS Project ou ferramentas de apoio à engenharia, além de interesse em atuar na área de infraestrutura e manutenção ferroviária.
Taxa de Preservação Ambiental
A Câmara Municipal de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, aprovou nesta semana a criação da Taxa de Preservação Ambiental, que instituirá uma cobrança diária para veículos licenciados fora do município que ingressarem na cidade. Os valores arrecadados serão destinados ao financiamento de ações que vão desde educação e fiscalização ambiental, até limpeza urbana, manutenção de parques e áreas naturais, controle de zoonoses, entre outras iniciativas.
Para a implementação da tarifa, ainda será necessária a publicação de um regulamento detalhado, a implantação de um sistema eletrônico de gestão e controle da taxa, e a celebração de contrato ou termo com a empresa responsável pela operação. A cobrança será diária e os valores vão variar conforme o tipo de veículo.
Cursos de qualificação profissional
O Senac Bahia disponibilizou mais de 1.500 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional em seis cidades do estado, incluindo Salvador. A iniciativa integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e oferece bolsas integrais aos candidatos selecionados.
Além da capital, as vagas estão distribuídas entre Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Porto Seguro e Vitória da Conquista.
Os cursos abrangem áreas com grande demanda no mercado, como gestão, gastronomia, saúde, beleza, comunicação, comércio, tecnologia da informação e eventos. Entre as oportunidades, os participantes podem se capacitar para atuar como: Assistente Administrativo, Produtor Cultural, Cabeleireiro, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Assistente de Logística, Recepcionista, Operador de Caixa, Assistente Financeiro, entre outros
Os interessados devem se inscrever pelo site do Senac Bahia ou presencialmente no local do curso escolhido. É necessário apresentar comprovante de residência, comprovante de escolaridade e cópias do RG e CPF.
Comércio varejista
A capital baiana acaba de ganhar um novo curso de pós-graduação com foco direto no comércio varejista. Trata-se do Master em Comportamento e Ciências do Consumo, realizado por meio de uma parceria entre a CDL Salvador, a Rede Bahia e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Com inscrições abertas até 13 de setembro, a formação tem como objetivo capacitar empresários, líderes e profissionais do setor para compreender o comportamento do consumidor e aplicar estratégias baseadas em dados e ciência. O curso será oferecido em formato híbrido, com aulas presenciais e online, e carga horária total de 390 horas, distribuídas ao longo de 18 meses (três semestres).
Para mais informações e inscrições, acesse o site da ESPM.
Varanda Cultural Òdedéa
Nesta quarta-feira (28), às 19h, o Olodum dá início à Varanda Cultural Òdedéa com um cortejo artístico especial com saída da Escola Olodum em direção à Casa do Olodum, no Pelourinho, em Salvador. O evento celebra os 227 anos da Revolta dos Búzios e integra o Seminário Òdedé – Máscaras Negras: Corpo, Ancestralidade e Pensamento.
A programação reunirá integrantes do bloco afro, artistas e público em um ato cultural de valorização da memória coletiva e resistência. O objetivo é ressaltar a importância histórica da Revolta dos Búzios, movimento que, em 1798, defendeu ideais de liberdade, igualdade e justiça social na Bahia, reforçando a ligação entre arte e ancestralidade.
Além da homenagem, o evento também antecipa o tema do Carnaval 2026 do Olodum, que será “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”, celebrando a ancestralidade e a força simbólica da cultura africana por meio da arte e da música.
Programa Mais Médicos
A Bahia já conta com 113 novos profissionais do Programa Mais Médicos. Eles vão ampliar o acesso à atenção primária e reforçar as equipes de Saúde da Família em diferentes municípios do estado. Do total, dois médicos atuarão no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), contribuindo diretamente para a melhoria da assistência às comunidades indígenas.
A iniciativa integra a 2ª chamada do 41º ciclo do Mais Médicos, que levará 1.498 profissionais para 987 municípios e 23 DSEIs em todo o país. Desse total, 1.446 médicos reforçarão as equipes de Saúde da Família (eSF) e 53 atuarão nos DSEIs. O início das atividades está previsto para 27 de agosto, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de saúde e reduzir o tempo de espera por atendimento.
No panorama nacional, são 443 médicos destinados à região Nordeste, 235 para o Norte, 100 para o Centro-Oeste, 461 para o Sudeste e 259 para o Sul. Entre eles, 46 são pessoas com deficiência e 331 pertencem ao grupo étnico-racial, reforçando o compromisso do Ministério da Saúde com a equidade e a valorização da diversidade nas políticas públicas de saúde.
Dos novos médicos do programa, 1.139 têm registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e já podem iniciar suas atividades até 5 de setembro. Outros 359 profissionais intercambistas (brasileiros formados no exterior ou estrangeiros com licença para atuar em outros países) participarão do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), a partir de novembro.