Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/07/2020 06h27

Foto: Divulgação

Dia do Motorista - 25 de julho

O Dia do Motorista é comemorado, anualmente, em 25 de julho, data oficializada, no Brasil, pelo Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, para homenagear homens e mulheres que trabalham   com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas, por diversos lugares do país. A data foi escolhida por ser o Dia de São Cristóvão, santo católico, considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo, o "Rei dos Reis", e a entidade com mais poder no Universo. Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a "Palavra de Cristo".

Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: "Parece que estou carregando o mundo nas costas", então o menino respondeu: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves". Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

Doação de sangue

O Hemoba vai funcionar em horário estendido neste sábado (25), em comemoração aos seus 31 anos de existência. Na ocasião, a unidade atenderá das 7h30 às 16h, mantendo as medidas de segurança de combate à Covid-19, como a possibilidade de agendamento da coleta e o atendimento por ordem de chegada.

No momento, os estoques de sangue em níveis mais críticos são para os tipos A+, A-, AB+, AB-, B+ O+ e O-. Os agendamentos para doação neste sábado podem ser feitos pelo site, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3116-5643.

Campanha para atrair visitantes

Com 95% dos hotéis baianos fechados em função dos impactos da pandemia, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) promove neste sábado (25) o pré-lançamento da campanha “Reserve Seu Sonho e Venha de Lá”. No principal atrativo da iniciativa, o hóspede vai ganhar uma diária gratuita ao adquirir um voucher de duas diárias.

O objetivo é minimizar os impactos causados pela pandemia no setor turístico, estimulando o desejo de viajar. O pré-lançamento acontece às 10hs, nos canais da entidade Instagram (@abihbahia) e YouTube (@Abihbahia). O lançamento oficial será em 14 de agosto, quando a associação completa 50 anos.

No primeiro semestre de 2020, o faturamento dos hotéis caiu 61% frente, comparado aos números de 2019. O receio da contaminação, o fechamento de pontos turísticos e a diminuição do número de voos afetaram diretamente o turismo e a hotelaria em Salvador.

Zezé Motta vai promover uma live especial

Em celebração ao Dia da Mulher Negra, um dos maiores expoentes da cultura brasileira, Zezé Motta, vai promover uma live especial. A apresentação acontece neste sábado (25), às 16h, com transmissão através dos canais digitais da artista.
Na ocasião, Zezé contará com depoimentos de grandes personalidades como a jornalista e apresentadora Maju Coutinho, as atrizes Camila Pitanga, Cris Vianna, Taís Araújo, Juliana Alves, Isabel Fillardis, Adriana Lessa, Jeniffer Nascimento, Sheron Menezzes, Jessica Ellen, Luana Xavier, Erika Jannuza, a médica Thelma Assis, entre outras. 

Biossegurança para a reabertura de escolas

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) lançou um manual sobre biossegurança para a reabertura de escolas no contexto da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Com linguagem acessível, o manual traz orientações para retomada das aulas em segurança, além de informações sobre questões sanitárias e formas de transmissão da doença. O manual destaca ainda a necessidade de implementar boas práticas de biossegurança que contribuam para promover a saúde e prevenir a doença nas escolas.

O material está disponível no site da unidade e em alguns portais da Fiocruz, como a Agência Fiocruz de Notícias e o Observatório Covid-19 Informação para Ação, cujo objetivo é disponibilizar informações sobre a Covid-19.

Adiamento de eventos em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou o adiamento do carnaval e o cancelamento de eventos tradicionais, como a Marcha para Jesus e a Parada LGBTQI+, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A nova data para o carnaval ainda não foi definida. O prefeito informou que os festejos só deverão ocorrer a partir de maio, evitando o mês de junho para não coincidir com as festas de São João, muito concorridas no Nordeste do país. As datas mais prováveis para o carnaval seriam o fim de maio ou o início de julho. O adiamento dos desfiles e demais festejos carnavalescos vale para a capital.

No ano passado, o carnaval atraiu 120 mil pessoas para o sambódromo paulistano, gerando R$ 227 milhões para a prefeitura. Já o carnaval de rua juntou, durante três fins de semana, 15 milhões de pessoas, gerando R$ 2,75 bilhões.

Proíbido a venda sem receita em farmácias

Regras que proíbem a venda sem receita em farmácias de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As orientações estão na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020. De acordo com a agência, a lista poderá ser revista a qualquer momento para a inclusão de novos medicamentos, caso seja necessário.

Ainda segundo a Anvisa, o objetivo da norma é impedir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção pelo novo coronavírus, embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da doença.  A medida visa também manter os estoques destinados aos pacientes que já têm indicação médica para uso desses produtos, uma vez que os medicamentos que constam na resolução também são usados no tratamento de outras doenças, como a malária (cloroquina e hidroxicloroquina); artrite reumatoide, lúpus e outras (hidroxicloroquina); doenças parasitárias (nitazoxanida) e tratamento de infecções parasitárias (ivermectin