01/09/2025 06h33
Foto: Divulgação
Flotilha de ajuda humanitária a Gaza leva delegação brasileira
Uma delegação brasileira, com 13 pessoas, participará da embarcação da Global Sumud Flotilla, missão internacional que pretende levar, por meio naval, ajuda humanitária a Gaza, no Estado Palestino.
O território, com acesso totalmente controlado por Israel, sofre oficialmente com a fome, segundo a Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC, na sigla em inglês), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
A flotilha reúne delegações de mais de 44 países, com partidas da Espanha, no domingo (31), e da Tunísia, na quinta-feira (4).
Segundo os organizadores, a ação é considerada uma das maiores missões de solidariedade internacional já feitas para Gaza.
A missão brasileira será composta pelos ativistas Thiago Ávila, Bruno Gilga Rocha, Lucas Farias Gusmão, João Aguiar, Mohamad El Kadri, Magno Carvalho Costa, Ariadne Telles, Lisiane Proença, Carina Faggiani, Victor Nascimento Peixoto e Giovanna Vial; a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL) e a presidenta do PSOL do Rio Grande do Sul, Gabrielle Tolotti.
Nova carteira de identidade na Rede SAC
O SAC inicia um atendimento por ordem de chegada para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na próxima segunda-feira (1º). A novidade chega como um projeto piloto para atender a um pedido da população e vai começar por 6 postos e 4 pontos da Rede SAC. Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada para a CIN apenas no período da tarde, com entrega de senhas a partir de 11h, exceto o Barra, que será às 12h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou portal ba.gov.br .
O mesmo acontece com os postos SAC Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus, no interior do Estado, que também vão atender somente no período vespertino, com senhas entregues a partir de 11h. Pela manhã, o atendimento continua sendo por agendamento prévio através do aplicativo ou portal ba.gov.br Além deles, os Pontos SAC Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estevão também entram na ação, mas com atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente das unidades, com distribuição de senhas a partir de 7h. Apenas Pilão Arcado começa às 8h.
Mesmo com essa ação é preciso frisar que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032.
Exame Nacional do Ensino Médio de 2025
O Nordeste lidera o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2025. De acordo com dados do Ministério da Edução, das 4.811.338 inscrições confirmadas na prova, 1.737.789 são da região. Destes, 587.935 são de concluintes do ensino médio.
A segunda região brasileira com o maior número de inscritos confirmados nesta edição é o Sudeste, com 1.631.563 participantes confirmados, sendo 662.388 concluintes do ensino médio. Em seguida, aparecem os 561.004 candidatos confirmados do Norte do país, com 193.150 concluintes do ensino médio.
O Sul ocupa a quarta posição em número de candidatos confirmados: 492.876. Do total, 211.433 se formam no ensino médio neste ano. Por fim, o Centro-Oeste registra 388.106 inscrições confirmadas. Delas, 157.044 são de estudantes que estão no 3º ano do ensino médio.
Com base no Painel Enem 2025, o estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 751.648, seguido de Minas Gerais (464.994) e da Bahia (428.019). Somente o município de São Paulo tem 197.626 inscrições confirmadas. Dessas, 81.179 são de concluintes da educação básica.
As três unidades da federação com os menores números de candidatos confirmados são: Amapá, com 33.193; Acre, com 28.962; e Roraima, com 14.162.
60 vagas de emprego
A construtora MRV anunciou a abertura de mais de 60 vagas de emprego para atuação em canteiros de obras em Salvador. As oportunidades fazem parte de um processo seletivo nacional, que oferece cerca de 970 vagas em mais de 60 cidades brasileiras.
Na capital baiana, as vagas estão distribuídas entre os cargos de gesseiro (3), armador (14), ceramista (18), montador (6), oficial de obra (9) e pintor (10). Os interessados devem se inscrever na aba “Carreiras” do site da MRV&CO.
Os contratados terão direito a salário compatível com o mercado, vale-transporte e acesso ao programa Ser Sangue Verde, que oferece benefícios como condições especiais para a compra de imóveis da empresa e acompanhamento psicológico. A empresa também conta com o programa Acolher, voltado para colaboradores responsáveis por Pessoas com Deficiência (PCDs), transplantados ou com doenças degenerativas, oferecendo rotinas de trabalho mais flexíveis.
WhatsApp atualizou o seu sistema
Com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp atualizou o seu sistema para oferecer novas melhorias que atendem à necessidade de maior segurança e compatibilidade com novos recursos e, com isso, deixará de funcionar em alguns celulares a partir de setembro.
Entre os modelos atingidos pela mudança, estão principalmente telefones lançados há cerca de nove anos que não recebem mais atualizações de software do fabricante e agora apresentam limitações de memória, processador e compatibilidade que os impedem de executar os recursos mais recentes dos aplicativos. Confira a lista: Samsung: Galaxy S3, Galaxy S4 Mini, Galaxy Note 2; LG: Optimus G, Nexus 4, G2 Mini; Motorola: Moto G (1ª geração), Droid Razr HD; Huawei: Ascend D2; Sony: Xperia Z, Xperia SP, Xperia T, Xperia V; HTC: One X, One X+, Desire 500, Desire 601; iPhone 5; iPhone 5c; iPhone SE (1ª geração); iPhone 6 (se não tiver sido atualizado além do iOS 12).
Resgate de aves silvestres
Na manhã de sábado (30), a Polícia Militar prendeu dois indivíduos e resgatou aves silvestres que seriam comercializadas ilegalmente na feira livre de Candeias.
Durante fiscalização da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) na região, os policiais militares flagraram dois homens em movimentação suspeita no local com diversas gaiolas, aves e armadilhas de caça ilegal.
Ao todo, 77 pássaros foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão os cuidados necessários para posterior reintegração ao habitat natural. Os detidos foram direcionados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
O Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) estabelece que é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, e utilizar espécimes da fauna silvestre. As penas são as mesmas para quem vender, expor à venda, exportar ou adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito, utilizar ou transportar ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.