Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

04/11/2025 06h28

Foto: Divulgação

Harvard homenageia Marielle Franco

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concederá a Medalha W.E.B. Du Bois de 2025 à ativista brasileira Marielle Franco, vereadora da cidade do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018. A cerimônia será realizada nesta terça-feira (4).

Marielle será a primeira figura pública brasileira – e apenas a segunda latino-americana – a receber a distinção mais alta da instituição no campo dos Estudos Africanos e Afro-Americanos. A outra foi a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, em 2024.

O norte-americano W.E.B. Du Bois foi um sociólogo, historiador, autor, editor e ativista americano, considerado o mais importante líder negro dos protestos nos Estados Unidos durante a primeira metade do Século 20. Ele participou da criação do movimento pelos direitos civis no país. A coleção de ensaios escrita por ele, As Almas da Gente Negra (1903), é um marco da literatura afro-americana.

Marielle Franco tornou-se uma das principais vozes da luta contra a violência de Estado e em defesa dos direitos humanos no Brasil. Nascida e criada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, ela dedicou a vida às agendas das mulheres negras, das populações LGBTQIA+ e das periferias. Em 2016, foi eleita vereadora no Rio de Janeiro e presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.

Titular da Seponte

Duas semanas após a criação de 33 novos cargos no Governo do Estado para a implantação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica, o nome do titular da pasta foi divulgado. Mateus da Cunha Dias, superintendente de Planejamento e Logística de Transporte e Intermodalismo da Secretaria de Infraestrutura, será responsável pela condução da nova secretaria.

Além do nome do titular, foi anunciado que Pedro César Gaspar Dórea, assessor especial no Gabinete do Governador, será o chefe de gabinete.

O custo estimado da pasta, que terá 33 novos cargos, é de R$ 1,4 milhão apenas nos três primeiros meses.

A Seponte tem objetivo de coordenar, articular, promover, acompanhar e integrar as ações e projetos para a implementação da ponte. O equipamento é uma promessa antiga dos governos petistas.

TV digital padrão ISDB-Tb

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o Aviso de Licitação referente ao Pregão Eletrônico nº 90014/2025 – UASG 201057, cujo objeto é a aquisição de equipamentos e soluções completas em sistemas de transmissão de TV digital padrão ISDB-Tb. O processo inclui entrega, instalação, configuração, ativação e treinamento técnico.

A iniciativa integra a estratégia de expansão do sinal de rádio e TV da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e de outras emissoras públicas, resultando na criação de uma Mega Ata de Registro de Preço. O instrumento permitirá a adesão de parceiros públicos da RNCP e da Rede Legislativa, facilitando futuras aquisições com condições unificadas e conformidade técnica com os padrões de engenharia da EBC.

O edital está disponível no Portal de Compras do Governo Federal e pode ser acessado clicando aqui.

A abertura das propostas está marcada para o dia 17 de novembro de 2025, às 9h30. Na página oficial, é possível consultar informações detalhadas sobre o processo, baixar documentos técnicos e acompanhar o andamento do certame.

“Dandara na Terra dos Palmares”

O espetáculo teatral “Dandara na Terra dos Palmares”, que narra a história da guerreira do Quilombo dos Palmares, esposa de Zumbi, e da resistência afro-brasileira durante o período colonial, será apresentado em diversos espaços culturais da capital baiana, durante o mês de novembro.

A primeira apresentação ocorre a partir desta terça-feira (4), no Espaço Boca de Brasa de Valéria, onde fica até a quarta (5), com sessões gratuitas nos turnos da manhã e da tarde, com início às 9h30 e às 14h30.

A ação acontece dentro da programação do Salvador Capital Afro, ao lado de diversas manifestações culturais que ressaltam o mês da Consciência Negra, e têm o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Escrita e produzida por Antônio Marques, a peça, que tem a direção assinada por Agamenon de Abreu, será encenada nos espaços Boca de Brasa de Valéria e Coutos, além do Sesc Pelourinho e do Espaço Xisto Bahia, nos Barris.

Auditor federal de controle externo

As inscrições para o cargo de auditor federal de controle externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) estão abertas no site da banca examinadora contratada para elaborar o certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O prazo de inscrição vai até as 18 horas do dia 3 de dezembro, no horário de Brasília.

A remuneração do cargo é de R$ 26.159,01, para a jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

O cargo de auditor federal de controle externo requer diploma de nível superior, em qualquer área de formação, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Também é preciso ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

O certame oferece 20 vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva.

Do total de vagas para provimento imediato, 11 são de ampla concorrência; duas vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PCD); cinco, para pessoas pretas ou pardas; uma, para pessoa indígena; e uma, para quilombola.

Confira o edital do concurso

Oficina “Artista na Criação e Produção”

A CAIXA Cultural Salvador abriu inscrições para a oficina “Artista na Criação e Produção”, que será conduzida pelo ator, diretor e produtor Arlindo Lopes nesta terça e quarta-feira (4 e 5), das 14h às 17h, no teatro do espaço.

Gratuita e voltada a artistas, estudantes de teatro e cinema, além de profissionais da área cultural, a atividade tem o objetivo de incentivar a autonomia criativa e oferecer caminhos práticos para o desenvolvimento de projetos, da ideia inicial à execução.

Com mais de 20 anos de experiência no teatro e no audiovisual, Arlindo Lopes irá abordar as diferentes etapas da produção em áreas como teatro, audiovisual e podcasts, mostrando como o artista pode atuar também como produtor de suas próprias criações. A oficina será dividida em dois blocos e disponibiliza 30 vagas. 

Nascido na Vila da Penha, no Rio de Janeiro, Arlindo construiu uma trajetória marcada pela independência artística. Em 2003, após participar do filme “Cazuza – O Tempo Não Pára”, utilizou o cachê para adquirir os direitos de montagem da peça “Ensina-me a Viver”, protagonizada por Glória Menezes e dirigida por João Falcão.

O espetáculo se tornou um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, com mais de 950 mil espectadores em 47 cidades, e rendeu a Lopes o Prêmio APTR de Melhor Produção em 2008, além de outras premiações nacionais. 

Educação Financeira

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lança o Guia de Boas Práticas de Educação Financeira no Setor Bancário Brasileiro, um documento inédito que sistematiza experiências de instituições financeiras de todo o país e apresenta aprendizados e desafios que podem inspirar novas ações voltadas à promoção da saúde financeira da população.

O material reúne 20 iniciativas de destaque mapeadas entre instituições de diferentes segmentos e portes, selecionadas entre 38 práticas identificadas entre os bancos associados. O conteúdo foi organizado pelo Grupo Consultivo de Cidadania Financeira da Febraban, formado por representantes dos bancos.

O Guia destaca o papel do setor bancário como agente de desenvolvimento econômico e social, reafirmando que a educação financeira é uma responsabilidade compartilhada entre bancos, reguladores, órgãos de defesa e proteção do consumidor, entidades setoriais e a sociedade civil.