Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/08/2020 06h34

Foto: Divulgação

Shoppings de Salvador terão hoje horário especial

Quem tem planos de comprar um presente para o Dia dos Pais terá bastante tempo para escolher. Neste sábado (8), véspera da data comemorativa, os shoppings de Salvador terão horário de funcionamento ampliado.

Nesta data específica os centros comerciais abrirão duas horas mais cedo e encerrarão o expediente após uma hora. Ou seja, abrirão das 10h às 21h.

A mudança de horário foi autorizada por decreto da prefeitura e tem como objetivo dar mais opções de horário para quem quer comprar o presente de Dia dos Pais e, consequentemente, evitar aglomerações. No domingo, como já tem ocorrido, os shoppings não podem funcionar. 

Apesar da mudança, o serviço de drive thru não sofrerá alteração e seguirá o horário inicialmente estabelecido em decreto municipal, das 12h às 20h.

A partir de segunda (10), os shoppings voltarão ao horário de funcionamento normal, de segunda a sábado, das 12h às 20h.

OSBA lança projeto de aulas à distância

A Orquestra Sinfônica da Bahia expandiu as atividades e lançou a “Academia Virtual da OSBA”, projeto de aulas de ensino à distância ministradas por integrantes da Orquestra. O curso é destinado a musicistas e músicos em formação que queiram se aperfeiçoar na prática de instrumentos orquestrais.

Serão oferecidas 93 vagas para 13 modalidade de instrumento, são eles: violino (29), viola (9), violoncelo (10), contrabaixo (5), flauta (4), oboé (7), clarinete (3), fagote (4), trompa (3),trompete (8), trombone (5), tuba (2) e percussão (4).

As inscrições já começaram e vão até 23 de agosto de 2020, exclusivamente de forma online, por meio do link. Para mais informações e para ter acesso ao edital, o candidato deve acessar o site do projeto.

Festival Demarcação Já Remix

Idealizado pelo DJ MAM, artistas como Gilberto Gil, Criolo, Margareth Menezes, Chico Cesar, Letícia Sabatella, entre outros, estarão reunidos no "Festival Demarcação Já Remix". A iniciativa tem como objetivo ajudar o projeto Bora Testar, que atua para levar testes de Covid-19 às comunidades indígenas.
O coral indígena Guarani Tenonderã da aldeia Sapukai abrirá a live com canções tradicionais em homenagem a seu cacique, Domingos Venite, que faleceu em julho, vítima da Covid-19. A apresentação acontece neste sábado (8), às 20h, no canal oficial de Gilberto Gil no Youtube.

Cursos do Serviço Florestal Brasileiro

Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) incluiu mais uma plataforma com seis cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância (EaD). A partir de agora, serão oferecidos cursos sobre as florestas brasileiras e para promover boas práticas de manejo sustentável. O conteúdo foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e as inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto.

Os interessados poderão optar pelos temas Gestão de Empreendimentos Comunitários, Introdução à Concessão Florestal, Manejo da Castanha, Manejo do Açaí, Introdução ao Manejo Florestal e Introdução às Cooperativas e Associações.

A carga horária é de 20 horas divididas em quatro módulos. A duração é de quatro semanas. Os inscritos que concluírem a capacitação com, no mínimo, 60% de aproveitamento poderão solicitar certificados. As aulas serão acessadas por meio da plataforma Saberes da Floresta, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Festividades de 7 de Setembro

Por causa da pandemia do novo coronavírus a participação das Forças Armadas nas festividades de 7 de Setembro no país foi cancelada pelo Ministério da Defesa. A portaria, assinado pelo ministro Fernando Azevedo e Silva, destaca em função do contexto atual no mundo pela Covid-19 não é recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação.

Bacurau

O longa Bacurau chegou aos cinemas em 2019, mas de acordo com o site IndieWire, será em 2021 que o filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles terá a sua chance como um dos possíveis candidatos ao Oscar.

A publicação indicou a produção brasileira e pontuou que, apesar de ter sido lançado em 2019, o filme só chegou aos cinemas nos Estados Unidos no começo deste ano.

“A IndieWire nomeou ‘Bacurau’ como uma escolha dos críticos e elogia seu espírito ‘maravilhoso e louco’. O filme está incluído na lista de melhores lançamentos da IndieWire em 2020”, diz a lista.

Vale lembrar que a produção, que conta a história de um pequeno povoado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, que se vê sumir do mapa, ganhou o Prêmio do Juri no Festival de Cannes, além de prêmios no 23º Festival de Cinema de Lima.

CURIOSIDADE

“Pensem nas crianças mudas, telepáticas. Pensem nas meninas cegas, inexatas. Pensem nas mulheres rotas, alteradas. Pensem nas feridas como rosas cálidas …”

Os versos são do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, que também foi diplomata. Anos depois, Gerson Conrad musicou. Você certamente já ouviu essas palavras com a banda Secos e Molhados.

A música faz referência a um dos episódios mais incrédulos da humanidade, a bomba atômica que destruiu a cidade que era base militar japonesa, Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Três dias depois, mais um ataque nuclear destruiria outro alvo, a cidade Nagazaki. Mas o Japão só se renderia e daria fim à guerra no dia 2 de setembro de 1945. 75 anos depois do bombardeio, Hiroshima está reconstruída. Tornou-se uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do Japão.

Memorial da Paz de Hiroshima foi construído para não deixar que o mundo se esqueça do que uma bomba atômica é capaz.

Relembre

A Segunda Guerra Mundial começou quando a Alemanha invadiu a Polônia em 1939 e terminou com a rendição do Japão em 1945.

De um lado os Aliados (grupo liderado por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética) e do outro lado o Eixo (formado principalmente por Alemanha, Itália e Japão). Para entender como começou a Segunda Guerra Mundial, ouça o programa da Rádio Nacional Na Trilha da História.

Como foi o ataque nuclear em Hiroshima

Os Estados Unidos atacaram o Japão no dia 6 de agosto de 1945, às 8h15. Alguns historiadores dizem que foi um revide ao ataque dos japoneses à base militar norte-americana em Pearl Harbor, no Havaí, em 1941.

O primeiro avião norte-americano tinha a missão de checar as condições climáticas de Hiroshima.

O segundo avião (modelo B-29), pilotado por Paul Tibbets, tinha a missão de jogar a bomba. A aeronave foi batizada pelo piloto como Enola Gay, nome de sua mãe. A bomba recebeu o apelido de Little Boy (pequena criança).

O terceiro avião fotografou a explosão da bomba.

A bomba explodiu a 600 metros do chão. Causou danos num raio de 5 quilômetros. Apenas a Doma de Hiroshima ficou de pé, onde hoje é o Memorial da Paz de Hiroshima. Cerca de 70 mil pessoas morreram imediatamente depois do ataque por queimadura e envenenamento após a explosão.