Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

10/08/2020 06h34

Foto: Divulgação

Cirurgias eletivas

O Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, voltará a realizar cirurgias eletivas a partir desta segunda-feira (10). Os procedimentos estavam suspensos devido à pandemia do novo coronavírus, para evitar contágio e transmissão da doença.

Para a retomada, foram definidos novos protocolos de segurança. Por exemplo, uma enfermeira será destinada especificamente para o serviço, com equipe voltada exclusivamente para esta finalidade.

Também não haverá contato com pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Isso porque foi implementada enfermaria e UTI específicas para o tratamento de síndromes respiratórias, contratualizados com a prefeitura de Salvador.

A unidade da instituição localizada no bairro de Roma, também retomará as cirurgias eletivas. A unidade é especializada em cirurgias pediátricas de pequeno e médio porte em crianças e adolescentes de 1 a 14 anos de todo o estado.

Covid-19 no Brasil

Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, dos  casos de óbitos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência do vírus, a maioria é do sexo masculino. 

A faixa etária mais acometida é, justamente, a de 70 a 79 anos. Já as regiões do país mais afetadas são a Sudeste, seguida pelo Nordeste. 

Do total de óbitos por coronavírus, 61,8% apresentavam pelo menos uma comorbidade. Cardiopatia e diabetes foram as condições mais frequentes entre as vítimas.

O avanço do novo coronavírus no Brasil não atinge a população de forma igualitária. A começar pela cor da pele: 35% são pardos, 26,6% são brancas, 5% são pretas, 1,1% amarelas e 0,4% indígena.

Poder Judiciário

Um levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que no período entre 1º de maio e 4 de agosto, o Poder Judiciário brasileiro realizou 366. 278 mil videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais, a maioria voltada para realização de audiências e sessões de julgamentos.

A adoção do sistema pelo Judiciário ocorreu devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e até dezembro de 2020 a ferramenta estará disponível sem custo ao usuário.

Paris: uso obrigatório de máscaras

Autoridades de Paris impuseram o uso obrigatório de máscaras ao ar livre em regiões movimentadas da capital francesa, a partir de hoje (10), no momento em que crescem as infecções por coronavírus na cidade. A regra se aplica a pessoas com 11 anos ou mais.

A taxa de testes positivos na região da Grande Paris está em 2,4%, em comparação com a média nacional de 1,6%, acrescentou.

As regiões onde as máscaras serão obrigatórias serão detalhadas separadamente e avaliadas regularmente, disse a prefeitura. Serão incluídas áreas com alta densidade demográfica nos subúrbios de baixa renda da capital.

Agosto Dourado

Agosto é celebrado nacionalmente como o Mês de Aleitamento Materno desde 2017. O período também é chamado de Agosto Dourado, cor que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano, líquido essencial para a vida e o desenvolvimento do bebê. Mas, em meio à pandemia de Covid-19, a preocupação das mães com a amamentação aumenta. E uma dúvida surge: mulheres que contraíram a doença podem amamentar normalmente?

Para a coordenadora da assistência em aleitamento materno do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues, que é enfermeira pediátrica, os estudos feitos com amostras de leite de mães que tiveram Covid-19 indicaram que vírus SARS-CoV-2 não é transmitido pela amamentação.

As mães podem e devem continuar amamentando, mesmo estando com sintomas compatíveis com a síndrome gripal ou infecção respiratória, ou mesmo a confirmação para Covid-19, se for seu desejo e se estiver em condições clínicas adequadas. Mas é importante que elas utilizem a máscara quando forem amamentar ou realizar algum cuidado com o bebê. E, claro, a higienização das mãos com bastante frequência, antes e depois da mamada ou cuidado.

Dispersão de notícias falsas

O WhatsApp se transformou numa das principais ferramentas para que amigos e familiares em isolamento por causa da pandemia mantenham contato, mas essa facilidade trouxe uma ameaça: a dispersão de notícias falsas. Para tentar conter a chamada “infodemia”, a plataforma ganha um chatbot em português, um robô para ajudar os usuários a identificar boatos sobre o coronavírus.

Ao receber uma informação, os usuários poderão consultar uma imensa base de dados produzida por agências checadoras, como Aos Fatos, Agência Lupa e AFP. Para interagir com o robô, basta salvar o número +1 (727) 291 2606 na lista de contatos e enviar um “oi” pelo WhatsApp. Ou recorrer diretamente ao banco de dados no endereço poy.nu/ifcnchatbotPT. 

Uma casa sobre rodas

A Iveco Daily lançou uma verdadeira casa sobre rodas em cima do novo modelo Daily 70-170. O projeto é assinado pela Santo Inácio, empresa de Gramado (RS) especializada em fabricar casas sobre rodas.

A principal diferença do chassi do motorhome é o eixo traseiro exclusivo que tem uma redução significativa em ruído devido às engrenagens que foram submetidas a um tratamento especial, além do conjunto de suspensão com molas parabólicas que proporciona maior conforto.

Para Thiago Carlucci, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, a opção de Luiz pela linha Daily tem fortes argumentos. “O Novo IVECO Daily reúne outras características que o posiciona com destaque frente aos concorrentes: sistema multimídia com espelhamento do celular, itens de segurança como ABS com EBD, Programa de Estabilidade, o ESP, além do Assistente em Rampa e o controle de estabilidade para reboques. Tudo isso, com o testado e aprovado chassi com longarinas em perfil “C”, que traz maior robustez e flexibilidade, e com baixo consumo de combustível, que conta com o EcoSwitch, sistema projetado para reduzir o consumo de combustível. Estamos falando de um campeão de vendas”, completa.

DICAS

Cursos de educação a distância

A procura por cursos de educação a distância tem aumentado durante a pandemia e superado as expectativas de quem atua na área. Com vagas abertas e gratuitas em cursos online de qualificação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) bateu a marca de 1 milhão de matrículas realizadas desde o início da pandemia, há quase cinco meses.

Para ter acesso aos cursos e às vagas, basta acessar a plataforma Mundo Senai, preencher um cadastro simples e começar a qualificação. O tempo de realização do curso pelo trabalhador é flexível, além de ser 100% online. A plataforma também oferece outros serviços, como orientação profissional e oferta de vagas de trabalho.

Veja a lista dos 10 cursos do Senai mais procurados durante a pandemia:

1º - Segurança do Trabalho: 120.487 matrículas

Sensibiliza os participantes para as questões básicas da prevenção de acidentes e segurança do trabalho, de forma a criar uma mentalidade prevencionista. Duração: 14 horas

2º - Finanças pessoais: 96.374 matrículas

Mostra aos participantes a importância do equilíbrio financeiro, a fim de obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação. Duração: 14 horas

3º - Tecnologia da Informação e Comunicação: 84.843 matrículas

Apresenta os principais temas relacionados à infraestrutura de TI, serviços de redes, software, hardware, normas e padrões técnicos. Duração: 14 horas

4º - Noções Básicas de Mecânica Automotiva: 73.513 matrículas

Mostra os principais componentes e como funcionam os automóveis, as forças físicas envolvidas e os mecanismos por trás do funcionamento. Duração: 14 horas

5º - Desvendando a Indústria 4.0: 68.167 matrículas

Apresenta a Indústria 4.0, propiciando ao aluno a introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam essa indústria. Duração: 20 horas

6º - Fundamentos de Logística: 62.757 matrículas

Mostra o que é necessário para administrar o patrimônio e os recursos de uma empresa, conhecendo a história, os principais conceitos e definições da área. Duração: 14 horas.

7º - Lógica de Programação: 59.405 matrículas

Ensina os conceitos básicos sobre lógica de programação, tipos de dados, estruturas de controle e repetição e exemplos do uso de variáveis homogêneas e heterogêneas. Duração: 14 horas

8º - Educação ambiental: 49.859 matrículas

Busca conscientizar os participantes sobre questões básicas da educação ambiental, de forma a criar uma mentalidade prevencionista com relação ao meio ambiente. Duração: 14 horas

9º - Metrologia: 46.954 matrículas

Proporciona o conhecimento básico necessário à aplicação e interpretação das medidas na área da mecânica. Objetivo é explorar os principais temas relacionados à metrologia, desde os instrumentos mais básicos, como as réguas, até os de maior grau de precisão. Duração: 14 horas.

10º - Empreendedorismo: 45.833 matrículas

Oferece conhecimentos sobre o ato de criação de novos empreendimentos nos mais diversos setores. Duração: 14 horas.