Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/08/2020 06h36

Foto: Divulgação

Licenciamento ambiental

Um dos maiores desafios para aquicultores que desejam começar um novo processo produtivo ou expandir seus sistemas atuais é o licenciamento ambiental. Para ajudar esse público a entender o que é o licenciamento e as etapas que precisam ser cumpridas para a obtenção do documento, a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) lança, nesta quinta (13), às 9h, uma aula online de licenciamento ambiental. A capacitação será disponibilizada gratuitamente no perfil “Bahia Pesca TV”, no YouTube.

Os estudantes aprenderão durante a aula quais são as etapas do licenciamento ambiental, com foco na elaboração do projeto técnico, regularização da propriedade, definição do porte do empreendimento e como solicitar a outorga ou cessão da área aquícola.

Os alunos que ficarem com dúvidas sobre os ensinamentos passados ou precisarem de mais informações que ajudem em seus processos produtivos contarão com suporte gratuito dos técnicos da Bahia Pesca, que atenderão pelo telefone (71) 3116-7100 ou pelo email [email protected].

Analista de gestão de pessoas

CCR Metrô abre seleção para vaga de analista de gestão de pessoas. Interessados têm até domingo (16) para se inscrever no site da empresa.

A concessionária que administra o metrô de Salvador informou que o cargo exige curso superior em administração, psicologia ou tecnólogo em gestão de pessoas. As inscrições podem ser feitas no no site da CCR.

O candidato também deve ter conhecimento no pacote Office com Excel em nível intermediário/avançado, vivência na área de gestão de pessoas (treinamento e desenvolvimento, atração e seleção, folha de pagamento e relações trabalhistas e sindicais), além de conhecimento desejável nos sistemas RM e Oracle.

O salário não foi divulgado, mas a CCR afirma que é compatível com o mercado e que os colaboradores também terão direito a outros benefícios. 

Doações no Centro Histórico

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador recebeu a doação de mais de 12 mil litros da água sanitária Brilux e vai realizar a distribuição para moradores e comerciantes do Centro Histórico, nesta quinta-feira (13), às 15h. A ação da Secult conta com a parceria da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro e da Limpurb.
Além da distribuição do produto e de cartilhas educativas, funcionários da Limpurb farão a higienização dos espaços públicos da região.

Qualidade do ensino através de aulas remotas

Pesquisa do Instituto DataSenado aponta que, na percepção de 63% dos pais ou responsáveis ouvidos, a qualidade do ensino entre os alunos que tiveram aulas remotas, diminuiu. Para 22%, a qualidade das aulas permaneceu igual e apenas 8% indicam que houve melhora no ensino com a mudança de formato. Pelo levantamento, 75% dos pais que tiveram filhos em aulas remotas nos últimos 30 dias preferem que as aulas voltem a ser presenciais quando a pandemia acabar.

O levantamento, realizado por telefone entre os dias 24 e 28 de julho com 2,4 mil brasileiros, revela ainda que entre os pais com filhos matriculados em instituições públicas, 40% disseram que as aulas foram majoritariamente suspensas nos últimos 30 dias. No caso de matriculados em instituições privadas, o mesmo ocorreu com 18% dos ouvidos.

Especialista fala sobre desafios de empresas familiares

A edição do Quintas Empreendedoras Live, da CDL Salvador, vai abordar o tema “Desafios das empresas familiares em tempos de pandemia”. O evento online ocorre na nesta quinta-feira (13), às 18h, gratuito, no perfil @cdl_salvador no Instagram.

O convidado para falar sobre o assunto é Paulo Andion, consultor empresarial, especialista em empresa familiar, professor universitário e escritor do livro “O Serpentário Corporativo: Como lidar com o submundo das organizações”. Ele vai tratar de resolução de conflitos e principais desafios enfrentados no período de pandemia.

O evento é mediado pelo gerente institucional e de Marketing da CDL Salvador, Fausto Matos. O projeto Quintas Empreendedoras Live tem como público-alvo empreendedores, executivos de empresas e demais interessados.

Educação: Direitos no retorno às aulas na pandemia

Nesta quinta-feira (13), a partir das 9h, a Câmara de Vereadores de Salvador, através da Comissão de Educação, realiza Audiência Pública Virtual “Educação: Direitos no retorno às aulas na pandemia”, organizada e conduzida pelo vereador Marcos Mendes, vice-presidente da Comissão. A sessão solene vai contar com a participação de representantes do Ministério Público, Centro Educacional Especializado (Ceduc), vinculado à Apae Salvador, APLB-Sindicato, Fórum de Gestores(as), Coletivo de Coordenadoras, Creches Comunitárias e sociedade civil. Com transmissão ao vivo pelo facebook da Câmara de Vereadores, site institucional, TV Câmara canal 61. 4. e rádio Câmara.

Academia do Garçom – plataforma virtual

A cerveja Bohemia lançou a Academia do Garçom, uma plataforma virtual que irá conectar garçons desempregados aos proprietários de bares e restaurantes do Nordeste de forma rápida e segura. A proposta é contribuir para a retomada da economia dos estabelecimentos facilitando o "match" entre garçons e empreendimentos.
A Academia do Garçom vai permitir que o profissional desempregado realize um cadastro, participe de cursos de qualificação e seja visto por quem busca o serviço: os empresários.

Os treinamentos disponíveis, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Bahia, são: técnicas de atendimento, segurança e higienização, garçom vendedor e conhecimento cervejeiro.

Caminho da Fé

O prefeito de Salvador, ACM Neto, inaugura nesta quinta-feira (13), às 10h15, a nova Avenida Dendezeiros, concluindo assim as obras do Caminho da Fé, na Cidade Baixa. Entre as intervenções estão à instalação de passeios ampliados, novas faixas de pedestre no nível da pista, itens de acessibilidade, nova pavimentação, fiação subterrânea das telefonias, iluminação em LED, drenagem, paisagismo, mobiliário urbano e marcos religiosos. 
O projeto Caminhos da Fé foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O investimento em todo o projeto é de R$ 18,2 milhões, proveniente de recursos próprios e de convênio com a Caixa Econômica Federal.