Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

15/08/2020 06h36

Foto: Divulgação

Cresceu o consumo de álcool e de drogas

Enquanto o consumo de alimentos in natura cresceu entre os brasileiros durante a pandemia do coronavírus, um estudo da Fiocruz, UFMG e Unicamp fez outra constatação sobre o comportamento das pessoas neste período: cresceu o consumo de álcool e de drogas. A pesquisa identificou que 18% dos brasileiros estão bebendo mais desde o início da crise.

Especialistas apontam que um dos motivos é o aumento dos níveis de ansiedade durante a pandemia. A reportagem ressalta que o comportamento é observado também em outros países. Nos Estados Unidos, as vendas de bebidas alcoólicas cresceram cerca de 55% no confinamento.

Um levantamento identificou que durante a quarentena, hospitais de diversas regiões do país registraram crescimento nos atendimentos de dependentes químicos. Dados computados pelo Ministério da Saúde mostram que, nas redes credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos por uso de alucinógenos cresceram 54% de março a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Boas Práticas Regulatórias e Investimentos em Infraestrutura

A Controladoria-Geral da União (CGU), o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) promovem, no próximo dia 20, o evento virtual “Encontro sobre Boas Práticas Regulatórias e Investimentos em Infraestrutura”. O objetivo é discutir a importância da adoção de boas práticas em setores regulados de infraestrutura.

O evento será transmitido pela plataforma Teams, das 14h30 às 15h30 (horário de Brasília). A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Voltado para agentes públicos dos órgãos de controle e das agências reguladoras, o encontro discutirá como tais instituições podem atuar para a melhoria da regulação no Brasil, de forma a contribuir com o aumento de investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Entre os temas que serão debatidos estão o cenário desafiador para o aumento dos investimentos em infraestrutura; boas práticas regulatórias e gestão pública equitativa; e a importância da adoção de boas práticas regulatórias para o fortalecimento das agências reguladoras.

Não haverá desfile do Sete de Setembro

O prefeito ACM Neto (DEM) disse nesta sexta-feira (14) que não haverá desfile do Sete de Setembro este ano em Salvador. O motivo é a pandemia do novo coronavírus.

Há possibilidade de haver um ato simbólico na data alusiva à Independência do Brasil, sem que traga qualquer risco de aglomeração.

Licitações e Contratos no Estado da Bahia

Apresentar aspectos legais das principais alterações promovidas na Lei nº 9.433/2005, que trata das Licitações e Contratos no Estado da Bahia. Esse é o objetivo principal de mais uma Mesa Virtual, promovida pela Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Coordenação Central de Licitação (CCL). O encontro acontece na próxima terça-feira (18), às 10h. A estimativa é que participem do evento cerca de 200 colaboradores que atuam na área em todo o Estado.

O evento será realizado por meio do Microsoft Teams e as inscrições podem ser feitas através do Portal do Servidor. Em caso de dificuldade para se inscrever, está disponível o contato da CCL:  (71) 3115-1781 ou e-mail [email protected].

Testes em formato de spray

Testes de uma vacina brasileira contra a Covid-19 em formato de spray tiveram resultados positivos. O imunizante está sendo produzido pela Faculdade de Medicina e Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto do Coração (InCor).  

O grupo de pesquisadores se mostra otimista com o avanço do desenvolvimento, e espera que a vacina possa estar disponível já em 2021. A aplicação por meio de spray, na visão dos cientistas, pode ter uma ação mais rápida do que aquelas feitas por injeção, como a da AstraZeneca e a do laboratório chinês Sinovac.

Fiscalização em bares e restaurantes

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), intensificará a fiscalização em bares e restaurantes na capital baiana. O objetivo é monitorar se esses estabelecimentos, que normalmente recebem maior fluxo de pessoas aos finais de semana, seguirão obedecendo aos protocolos geral e setorial de funcionamento para conter a disseminação do novo coronavírus.

O efetivo da força-tarefa será ampliado de 120 para 200 profissionais. Além de fiscais da Sedur, a operação terá apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia (PM-BA). 

Chamada Pública para aquisição de gás natural

Com o objetivo de diversificar suas fontes supridoras com preços mais competitivos, a Companhia de Gás da Bahia lançou uma nova Chamada Pública para aquisição de gás natural. Os interessados deverão enviar uma Proposta Comercial de Venda de Gás Natural para o e-mail [email protected] até o próximo dia 26 de agosto. O modelo do documento e outras informações estão disponíveis em www.bahiagas.com.br.

O início do fornecimento está previsto para o dia 1º de janeiro de 2021, independente da origem do gás natural - onshore, offshore, gás natural liquefeito, etc, e o energético fornecido deverá atender os requisitos de qualidade estabelecidos na Resolução ANP nº 16/2008 ou a que vier substituí-la.