16/08/2020 06h48
Foto: Divulgação
Homenagem aos profissionais de saúde
O Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo, ganhou uma pintura de 20 metros quadrados em homenagem aos profissionais de saúde. O projeto tem o objetivo de homenagear aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19.
O painel levou 30 dias do mês de julho para ficar pronto, sendo 15 para execução e 15 para o planejamento. A obra foi feita por Waldir Grisolia e Roberto Alves, mas enfermeiros, médicos e auxiliares de limpeza também puderam contribuir com os artistas.
Além do painel externo, o hospital também ganhou dois painéis internos. O projeto possui três etapas. A primeira foi feita com o apoio das empresas futura tintas, WBR Wagner e Montana química e foi entregue no dia 1º de agosto. Waldir conta que pretende realizar outras duas etapas, uma delas inclui um painel na Avenida Rebouças.
Criança Esperança
Devido a pandemia do novo coronavírus, o Criança Esperança ganhará um novo formato em 2020. O programa será exibido no dia 28 de setembro, com apresentações musicais remotas.
A festa será comandada por Tiago Leifert, Fátima Bernardes, Maju Coutinho, Jéssica Ellen, Luciano Huck e Pedro Bial. O público poderá conferir ainda Ana Maria Braga e Serginho Groisman em participações especiais.
Já nos dias 26 e 27, que antecedem o show, acontecerá o Mesão da Esperança, com o elenco da Globo, totalmente virtual.
Restrições às viagens
A associação de transportes aéreos mantém um site com informação atualizada sobre as restrições às viagens aplicadas nos vários países do mundo, devido à Covid-19.
O site tem um mapa interativo que é útil para quem está a pensar viajar de avião. A informação é recolhida pela IATA fez atualização permanente, indicando as restrições nos vários países, quem pode ser barrado à entrada, quem tem de fazer testes e os grupos de risco. Também é importante a ligação com as autoridades locais, onde pode verificar que condições são colocadas, se são feitos testes e quais os procedimentos.
Política Municipal de Inovação
Integrar os diversos agentes da cidade e viabilizar modelos de incentivo à inovação são os objetivos da Política Municipal de Inovação, sancionada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
Além de trazer objetivos e diretrizes para o fomento à inovação, a lei é composta por seis instrumentos: o Sistema Municipal de Inovação (SMI); o Conselho Municipal de Inovação (CMI); o Plano Estratégico de Inovação; o Fórum Salvador Cidade Inovadora; o Fundo Municipal de Inovação (Finova); e o Programa de Incentivos à Inovação.
Um dos pontos da lei é o Programa de Incentivos à Inovação, que visa a promover o empreendedorismo inovador por meio de incentivos fiscais e outros benefícios. Entre eles, estão a redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2% para os participantes de Salvador e o abatimento de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para empresas de base tecnológica e startups localizadas na região do bairro do Comércio.
Tartarugas marinhas
Duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas em praias do sul da Bahia. Segundo informações do projeto (a)mar, um dos casos ocorreu, neste sábado (15), em Ilhéus e o outro em Itacaré, na sexta (14).
Em Ilhéus, tartaruga verde (Chelonia mydas) juvenil, de 50 cm de comprimento foi encontrada morta na Praia da Avenida. Ainda segundo o (a)mar, a causa da morte foi emalhe incidental em rede de pesca, que provocou o afogamento do animal. Já em Itacaré, o caso também envolveu uma tartaruga verde juvenil, que foi encontrada na Praia do Pontal. A causa da morte ainda será investigada.
Com esses novos casos, subiu para 102 o número de tartarugas mortas no litoral sul da Bahia, este ano, e para 125 o número de animais marinhos que encalharam mortos na região.
O projeto (a)mar ainda destacou que a tartaruga de pente que foi resgatada esta semana, em praia de Ilhéus, encontra-se em tratamento de estabilização clínica.
Carnaval de Notting Hill
O Carnaval de Notting Hill deste ano trocará as ruas de West London por telas de computador em todo o mundo, uma vez que o evento será apenas online devido à pandemia do novo coronavírus, com transmissões de música e apresentações.
Realizado no final de agosto de cada ano, em Londres, o Carnaval atrai mais de um milhão de visitantes e é visto como um símbolo de tolerância inter-racial que remonta à década de 1960 e celebra a comunidade afro-caribenha.
No entanto, este ano não haverá sistemas de som estrondosos pelas ruas lotadas, enfeitadas com dançarinas em trajes escandalosos. O desfile físico foi cancelado no início deste ano por causa das restrições relacionadas à Covid-19.
Em vez disso, os organizadores passaram um mês filmando atos para serem transmitidos pela internet entre 29 e 31 de agosto, na esperança de manter vivo o espírito carnavalesco e levá-lo a um público mais amplo.
Remarcação de passagens aéreas
Foi promulgada a lei a 14.034, que altera as regras de remarcação de passagens aéreas durante a pandemia. A norma é derivada de uma medida provisória anunciada em março e vem ao socorro do setor da aviação, duramente atingido pela crise do coronavírus.
Uma das principais medidas diz respeito ao prazo de validade das passagens remarcadas, que foi estendido de 12 meses para 18 meses. Na prática, isso significa que viajantes que tiveram voos cancelados durante a pandemia terão um ano e meio para usar o crédito em novas viagens. A contagem do tempo começa a valer a partir da data de recebimento do crédito – disponibilizado até 7 dias após a solicitação do consumidor –, e não do dia em que o voo cancelado deveria acontecer.
Outra opção é o reembolso, no qual o consumidor receberá o dinheiro – sem custos extras e com correção monetária – em até 12 meses, mas nesse caso o tempo passa a contar a partir da data do voo cancelado. A nova regulamentação é válida para voos marcados entre 19 de março e 31 de dezembro deste ano e vale tanto para quem adquiriu uma passagem com dinheiro, crédito, pontos ou milhas.
A nova lei também estabeleceu regras para passagens compradas a prazo. Agora, os clientes têm o direito de pedir a interrupção imediata da cobrança das parcelas que ainda não foram debitadas no cartão de crédito. A suspensão do pagamento não afeta o reembolso dos valores já recebidos, que serão devolvidos nas mesmas condições citadas no parágrafo anterior.