Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/08/2020 06h30

Foto: FOSB - Divulgação

Orquestra Sinfônica Brasileira comemora 80 anos

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) comemora, nesta segunda-feira (17), 80 anos de existência. Por causa da pandemia de Covid-19, a celebração será feita por meio de concertos em vídeo divulgados nas redes sociais.

O plano inicial para comemoração das oito décadas de existência da OSB se baseava em uma Temporada 2020 festiva, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo a história da instituição como fio condutor das atividades. Em função da pandemia, o projeto precisou ser alterado.

Todos os programas serão gravados pelos músicos individualmente a partir de suas casas e os concertos serão exibidos nas páginas da OSB no Facebook e YouTube semanalmente. Hoje, dia do aniversário, terá início a “Série OSB 80 Anos”. Serão seis vídeos publicados diariamente até o dia 22 de agosto.

Credenciais de estacionamento

Idosos, gestantes e deficientes físicos poderão solicitar as credenciais de estacionamento em vagas especiais através do site da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a partir desta segunda-feira (17). Com a implantação do serviço digital, não será mais necessário que o cidadão se dirija à sede da autarquia para solicitar o documento, podendo realizar todo o procedimento de forma on-line, a fim de evitar exposição e manter o distanciamento para o grupo, considerado de risco por médicos e especialistas.

Para fazer o pedido, será necessário acessar o site da Transalvador e ir no ícone Vagas Especiais. O cidadão deverá preencher um formulário com dados pessoais, além de enviar uma foto dos documentos necessários para a autorização – no caso de idosos, RG e comprovante de residência. As pessoas com deficiência deverão apresentar também atestado médico contendo a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida. Já as gestantes precisam dispor de atestado médico com a idade gestacional.

Após receber a solicitação, o prazo de análise pela autarquia é de três dias úteis. Caso o pedido seja aceito, o cidadão receberá um e-mail com uma data para fazer a retirada do documento na sede do órgão, no Vale dos Barris. O horário de entrega é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Segurança em Foco

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá promover entre os dias 17 e 20 de agosto a quarta edição do evento digital Segurança em Foco. Os interessados poderão acompanhar as transmissões ao vivo pelo canal oficial da ANAC no YouTube, sempre das 10h ao meio-dia.

Durante o primeiro dia do webinário (17), discutirão sobre aspectos relacionados à origem, à segurança e aos custos do combustível para aviação. 

Os novos procedimentos para o lançamento de endossos nos registros de voo de piloto, conforme Revisão G da Instrução Suplementar (IS) 61-006, serão abordados durante o segundo dia do evento (18). No terceiro dia (19), servidores da Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência apresentarão o projeto SGSO Para Todos em Organizações de Manutenção que operam segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 145. Por fim, no dia 20 de agosto, equipe da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária realizará apresentação com o tema “SGSO e Gerenciamento de Risco em Aeroportos”.

Ao longo das apresentações, os espectadores poderão encaminhar suas dúvidas, que serão respondidas ao vivo pelos palestrantes.

Todas as transmissões são gratuitas e podem ser acompanhadas diretamente pelo Canal Oficial da Anac no YouTube, sem a necessidade de inscrição prévia.

Vacinação antirrábica para cães e gatos

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será iniciada hoje, dia 17, em Salvador. Neste ano o serviço será ofertado de maneira diferente através sistema de drive-thru, em que os pets poderão ser imunizados sem descer dos veículos.

Durante a semana a vacinação será realizada das 8h às 14h em mais de 92 postos de saúde espalhados pela cidade. Além disso, agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes.

A estimativa do Centro de Controle de Zoonoses é de que cerca de 180 mil animais sejam imunizados durante a campanha na capital. 

Olimpíada Nacional em História do Brasil

A história de importantes personagens brasileiros, que estão fora dos livros oficiais, está publicada agora como dicionário biográfico Excluídos da História. É um total de 2.251 verbetes. O trabalho foi feito pelos 6.753 estudantes que participaram da quinta fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) do ano passado.

A 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas até o dia 7 de setembro. Podem se inscrever equipes de três estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio, com a orientação de um professor ou uma professora, de escolas públicas e particulares.

A primeira edição da ONHB, em 2009, contou com 15 mil participantes. No ano passado, o número chegou a 73 mil. Por causa da pandemia de Covid-19, a competição deste ano será online, não havendo a prova presencial para os finalistas que normalmente é aplicada na Unicamp.

As fases são compostas por questões de múltipla escolha e uma tarefa que será corrigida por outros grupos. Serão escolhidas 400 equipes finalistas, o dobro do usual, com distribuição de 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze, que serão enviadas para as escolas.

Tecnologia, inovação e empreendedorismo

Um evento online vai reunir esta semana 135 palestrantes, de mais de 15 países, oferecendo cerca de 35 horas de conteúdo sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo. Em sua terceira edição, o Hacking Rio Talks acontece entre 17 e 21 de agosto, desta vez 100% online e gratuito.

Diante da pandemia, o evento, que reunia centenas de pessoas nas edições presenciais, se une a outros quatro eventos sobre os mesmos temas, promovendo uma semana inteira de debates. São eles: Rio Summit - congresso de palestras sobre inovação, novas tecnologias, transformação digital e empreendedorismo.

Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação (FITI), que oferece painéis com especialistas, empresários, pesquisadores e investidores, além de uma rodada de negócios.

Expo Tech – exposição interativa de novas tecnologias de diferentes áreas do conhecimento, como reconhecimento facial, IoT, IA e Big Data.

Prévia do Rio Hackathon - maratona de programadores, desenvolvedores, designers, empreendedores, mentores, pesquisadores e professores que acontecerá em outubro, mas cujos desafios a serem proposto já serão apresentados.

Países flexibilizam suas fronteiras

Apesar dos brasileiros estarem vetados de entrar em uma quantidade considerável de destinos pelo mundo e do país ainda manter números elevados de casos de coronavírus, algumas nações já começaram a flexibilizar suas fronteiras para quem viaja a partir do Brasil. No momento, são pelo menos 34 países que aceitam a entrada de pessoas que tenham o Brasil como origem dos seus voos – mas isso não significa que chegar até eles seja fácil (ou mesmo recomendável). 

Um dos principais obstáculos são as conexões. São poucas as rotas diretas para os destinos onde a entrada é liberada e a maioria dos voos precisa parar em lugares que não admitem brasileiros, como é o caso dos Estados Unidos. Quem esteve no Brasil até 14 dias antes de viajar está proibido de pisar em solo americano, nem mesmo em voos de conexão. 

Essas circunstâncias dificultam o acesso a destinos caribenhos que agora estamos livres para visitar, como é o caso de Barbados, Jamaica e Turks & Caicos, que requerem conexão em cidades dos Estados Unidos. Outra possibilidade seria fazer conexão no Panamá, mas o aeroporto do país não receberá voos internacionais até pelo menos 22 de agosto. 

Já na Europa, apesar da entrada de turistas estar proibida, alguns aeroportos permitem que brasileiros façam conexões para outros destinos, caso de Paris, Zurique, Frankfurt e Amsterdã. De qualquer forma, no cenário atual, sair do Brasil é indicado apenas em casos de extrema necessidade – ou seja, o melhor é deixar os planos de viagens a lazer para o futuro. 

CURIOSIDADE

Nova estrela anã branca

Uma equipe de pesquisadores liderados por um brasileiro descobriu uma estrela do tipo anã branca que precisa de apenas 29,6 segundos para completar um giro ao redor de si, o que a Terra demora 24 horas para fazer. Até então, o período de rotação mais curto já identificado entre estrelas do tipo era de 33 segundos.

A estrela tem uma massa similar a do Sol e volume equivalente ao da Terra, o que faz dela uma estrela “extremamente densa”. Ela tem, como vizinha, uma outra estrela, de massa ligeiramente maior, da qual captura matéria. Juntas, formam o sistema binário CTCVJ2056-3014, movendo-se uma ao redor da outra, em formato e distância similares ao da Lua em relação à Terra.

Para se ter uma ideia do quão rápido é o giro dessa estrela, basta compará-lo ao do nosso planeta, que em sua região central (linha do Equador) move-se a uma velocidade de 1.670 quilômetros por hora (km/h). 

Além do giro em alta velocidade, a estrela anã branca possui outras peculiaridades. Seu campo magnético é mais baixo do que estrelas em sistemas similares, ainda que seja 1 milhão de vezes maior do que o campo magnético da Terra. É também interessante o fato de ter luminosidade em raio-x mais baixa do que o normal para esse tipo de sistema.

Apesar de estar localizada a apenas 850 anos luz de nosso sistema solar – distância considerada pequena nas escalas astronômicas – nenhum telescópio atual consegue ver as duas estrelas deste sistema separadas, apenas o brilho combinado de ambas. A descoberta só foi possível por meio de observações em raio-x, feitas com a ajuda do telescópio espacial XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA), complementado por observações feitas a partir do telescópio Zeiss do Observatório do Pico dos Dias(OPD), localizado em Minas Gerais e gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica.