Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/08/2020 06h38

Foto: Divulgação

Covid-19 nos municípios brasileiros

Um levantamento da Globonews sobre a incidência da Covid-19 no Brasil, revelou que 98,7% dos municípios já registra casos confirmados da doença.
De acordo com os dados das secretarias estaduais de saúde, apenas 67 cidades brasileiras estão livres da doença.

No caso da Bahia, 414 das 417 cidades têm casos da infecção causada pelo novo coronavírus, o que representa uma taxa de 99% de incidência. 

Apoio a economia criativa

Medidas de estímulo à retomada da economia, desta vez direcionadas à economia criativa, serão anunciadas nesta terça-feira (18), pelo prefeito ACM Neto. Uma das ações será o início da implantação de um polo físico de negócios para fomentar o desenvolvimento de empresas.

Serão aplicados R$9 milhões nesta ação. A meta da prefeitura é atender pelo menos 40 empresas em setores como cultura, música, entretenimento, design, mídia e os conteúdos digitais. Segundo a prefeitura, 85% dos empreendimentos do setor são microempresas.

O ato acontece às 10h, no estacionamento ao lado do Terminal Turístico Náutico, no Comércio (logo após o prédio da alfândega da Receita Federal).

Brooksfield Donna

O Salvador Shopping anunciou a instalação de uma unidade da Brooksfield Donna no empreendimento. A loja, segunda do grupo na capital baiano, está instalada no piso L2.

No mercado a 10 anos, a Brooksfield tem 32 unidades próprias em todo o país e também atua no e-commerce. Segundo o site da loja, o foco da marca é “atender os objetivos da mulher contemporânea que prioriza
pelo conceito, sofisticação, qualidade e requinte”.

Na coleção Inverno 2020, aposta em padronagens e estampas com base no minimalismo, comfy style, jeans, animal print e Príncipe de Gales.

Acesso à internet para alunos

O Ministério da Educação (MEC) informou que vai disponibilizar acesso à internet para alunos de universidades e de institutos federais em situação de vulnerabilidade social, para que possam acompanhar as aulas durante o período de isolamento social adotado para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A princípio serão beneficiados 400 mil alunos com renda familiar inferior a meio salário-mínimo, mas a ideia é que esse número chegue a 900 mil alunos cuja renda familiar seja de até 1,5 salário-mínimo.

De acordo com o MEC, a expectativa é de que o benefício abranja 797 municípios com campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Institutos Federais (IF).

Furtos em dutos

A Transpetro, subsidiária da Petrobras que atua na logística de transportes, lançou uma página educativa no Facebook, cujo objetivo é reforçar informações sobre segurança na faixa de dutos de petróleo e de gás natural. Devido à pandemia do novo coronavírus, a empresa decidiu fazer este ano, de forma virtual, um alerta à população sobre os riscos que furtos em dutos podem trazer para as comunidades situadas no entorno dessas instalações.

As denúncias sobre ações não autorizadas nos dutos podem ser feitas gratuitamente à Transpetro pelo número 168, que funciona vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana e o anonimato é garantido. De acordo com a Transpetro, a luta contra a prática ilegal de furto de petróleo e derivados em dutos, conhecida como “derivações clandestinas”, tem apresentado resultados positivos.

No primeiro semestre deste ano, aumentou em 51% a quantidade de chamadas recebidas da população pelo canal sobre furtos, danos ou invasão e presença de máquinas, veículos e pessoas suspeitas nas faixas de dutos, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Fraudes em cotas raciais

Pelo menos 163 estudantes foram expulsos de universidades federais desde 2017 por fraudes em cotas raciais, revela levantamento feito pela Folha de São Paulo. As 26 universidades que compartilharam informações com a reportagem receberam 1.188 denúncias, que culminaram em 729 processos administrativos no período.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu 30 denúncias, mas instaurou apenas dois processos administrativos coletivos, dividindo os estudantes suspeitos de fraudar o sistema entre os que ainda são alunos e os que já se formaram. A UFRRJ não expulsou nenhum aluno até o momento. 

A campeã em número de expulsões, entre as instituições que responderam às demandas, é a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com 33 pessoas desmatriculadas. As expulsões são fruto de 44 denúncias, que se tornaram 44 processos administrativos individuais.

A quantidade de denúncias e de expulsões por fraudes em cotas raciais nas federais pode ser ainda maior, uma vez que os dados se referem a informações de apenas 26 das 69 universidades federais consultadas.

Medicamentos à base de Cannabidiol

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) confirmou a determinação para a União incluir medicamentos à base de Cannabidiol (CBD) e Tetraidrocanabinol (THC) na lista de fármacos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As substâncias provenientes da Cannabis já foram registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão do tribunal indefere recurso ajuizado pela União contra decisão similar proferida pela Justiça Federal em fevereiro de 2019. A Corte estabeleceu ainda que a União deve providenciar a incorporação de outros medicamentos à base de CBD ou THC que venham a ser registrados pela Vigilância Sanitária.

Além disso, a oferta dos fármacos à população deve ser regular, mediante prescrição e relatório médico, desde que as alternativas disponibilizadas pelo SUS para a enfermidade não surtam efeitos no paciente.

Sistema de Legislação

A ANP lançou o novo Sistema de Legislação, que permite a consulta de atos normativos de forma mais rápida, dinâmica e descomplicada. A ferramenta disponível anteriormente foi totalmente reconstruída, com a inclusão de mais de 56 mil atos publicados pela Agência ou pelos órgãos que a antecederam.

O novo sistema oferece recursos que possibilitam, por meio de um painel personalizado pelo usuário, criar anotações, marcar os favoritos, imprimir, salvar e enviar por e-mail o ato consultado. Além disso, é possível visualizar o texto compilado, as normas que alteram ou foram alteradas pelo ato e as versões anteriores do ato.

Estão disponíveis novas funcionalidades e aprimoramentos, dentre eles uma ferramenta de Pesquisa mais completa, que permite a busca por ato normativo, por assunto e, mais importante, por qualquer termo contido no texto do ato. Além de utilizar uma ferramenta de busca mais completa, também podem ser acessados os Últimos Atos Publicados e aqueles que têm maior Destaque diretamente na página principal.

Nova bebida no mercado nordestino

A Indústria de Bebidas São Miguel, multinacional peruana que opera no Brasil há oito anos, vem apostando na ampliação de seu portfólio e fortalecimento da marca no mercado nordestino. 
Somente em 2020, já lançou três novos produtos para o mercado regional. O mais recente deles, o Suco Yulo Laranja e Acerola, entrou em comercialização no início deste mês.

Combinando duas frutas que possuem alto teor de vitamina C, o Yulo Laranja e Acerola possui suco natural em sua composição chega ao mercado nordestino em garrafas pet de três tamanhos.
A empresa vem ainda contribuindo para o enfrentamento dos efeitos da pandemia entre a população mais vulnerável. Desde abril, 57,5 mil unidades de bebidas foram doadas a idosos e crianças assistidos por abrigos, pelas Obras Sociais Irmã Dulce, pelo Hospital Martagão Gesteira e por instituições ligadas ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal.