Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/08/2020 06h35

Foto: Ascom - SSP - BA

Delegacia Digital da Polícia Civil

Na Bahia, as vítimas de violência doméstica podem registrar queixas e solicitar medidas protetivas online, através da nova Delegacia Digital da Polícia Civil.

Depois de registrada a queixa, a vítima receberá o Boletim de Ocorrência em sua caixa de entrada de e-mail. Também através do endereço eletrônico a vítima poderá ter acesso às instruções dos delegados e investigadores responsáveis pela apuração do referido caso.

A plataforma registra todos os tipos de violência, como violência contra a criança e idoso; estelionato, intolerância religiosa, ataques via redes sociais, racismo, homofobia, roubo, ameaça e furto. Nos crimes contra mulher, criança, adolescente e idoso, envolvendo violência física ou sexual, que precisam de exames periciais, a unidade virtual enviará guia para exame através do e-mail cadastrado pelo usuário.

Embaixadora IOV UNESCO/BRASIL

A cantora e compositora Margareth Menezes será empossada como Embaixadora IOV UNESCO/BRASIL, através da sessão solene virtual, nesta sexta (21), às 19 horas, com transmissão para convidados na plataforma Google Meet.
Como a  nova embaixadora da IOV UNESCO/ Brasil, a missão de Margareth Menezes  é promover as  ações de salvaguarda do Patrimônio  Cultural, formação e informação que levem à valorização do Folclore  e das Artes, Populares em todo o Brasil, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e  valorizando as heranças  dos nossos ancestrais,  para melhor compreensão dos  brasileiros na sua realidade social.
Assim sendo, a embaixadora é a principal e oficial  divulgadora dos projetos e ações culturais da instituição e dos talentosos artistas que ainda vivem no anonimato neste país.

Big Drive In Salvador

A partir desta sexta-feira (21), o Big Drive In Salvador, localizado no Centro de Convenções, na Orla da Boca do Rio, atenderá ao público com a aplicação da segunda fase, que consiste na liberação da saída dos quatro ocupantes do automóvel, somente no metro quadrado da sua própria vaga, respeitando ainda os 1,5m de distanciamento entre vagas.
Seguindo o protocolo de segurança, os participantes poderão usufruir de mesas bistrô e pequenos sofás, na frente de seus veículos. A mudança será válida para shows e teatros, e não será permitida para as sessões de cinema. 

Orgulho e a Visibilidade Lésbica

Uma série de debates vai marcar o Orgulho e a Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto. A programação, construída por várias pesquisadoras, será transmitida pelo Cine Sapatão, com apoio do Clube Lesbos, da Revista Alternativa L e da Editora Palavra Expressões e Letras.

O encontro começou ontem (20) à noite, com uma conversa sobre publicações lésbicas e segue nos dias 22, 24 e o dia 28 . Serão abordados temas como visibilidade no cinema, ditadura e as possibilidades de pesquisa.

Os debates do (A)gosto das Lésbicas são abertos ao público que pode interagir através de comentários na página do Facebook do Cine Sapatão.

Museu Wanderley Pinho 

A história do Museu Wanderley Pinho e o Recôncavo Baiano serão tema do bate-papo entre o historiador Rafael Dantas e o jornalista Márcio Machado. O talk acontece nesta sexta-feira (21), às 20h, através do Instagram @newsbastidores.
Passando por um processo de revitalização, o antigo Engenho Freguesia é uma das mais significativas construções erguidas no período colonial na Bahia. O seu formato como museu foi inaugurado em fevereiro de 1971, homenageando o historiador responsável pelo empenho do seu tombamento. Atualmente, o imóvel está sob responsabilidade do IPAC.

Prorrogará de bolsas de pesquisa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que prorrogará as bolsas de pesquisa que já haviam sido estendidas em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Capes havia mantido o repasse das bolsas por três meses. O objetivo, conforme a fundação, é garantir a continuidade dos estudos diante da situação excepcional gerada pela crise sanitária do coronavírus.

A prorrogação vai atingir os alunos e pesquisadores cujas investigações terminariam no período de vigência da bolsa. De acordo com a Capes, a medida beneficia 20 mil bolsistas.

Trabalhadores com redução salarial

O estado da Bahia segue com a maior proporção de trabalhadores com redução salarial. Dados da PNAD Covid-19 de julho indicam queda na proporção, de 41,5% para 35,3%, mas o percentual ainda é o maior do país.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,686 milhão de trabalhadores tiveram seu rendimento efetivo reduzido. Habitualmente, os trabalhadores no estado tinham um rendimento médio mensal de R$ 1.674,00 e em julho receberam R$ 1.427.

Ainda em julho, quase 6 em cada 10 domicílios na Bahia tinham ao menos um morador que recebeu algum tipo de auxílio emergencial. Na prática, são 2,889 milhões de domicílios com pelo menos um morador beneficiário de algum tipo de auxílio emergencial.

De acordo com o IBGE, o número vem crescendo desde maio, quando eram 2,615 milhões de domicílios beneficiados.

Onda de frio intenso 

Uma onda de frio intenso começou a atingir vários estados do Brasil e, até sábado (22), os dias serão bastante frios em parte do centro-sul. 

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as condições climáticas atípicas vão provocar quedas acentuadas de temperatura nos estados do Sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil. Em áreas de Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C. Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais.