Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/09/2020 06h33

Foto: Divulgação

Projeto Educação com Energia

A Coelba, distribuidora do grupo Neoenergia, está com inscrições abertas para o Projeto Educação com Energia, que vai premiar com 4 vales presentes de R$ 5 mil, alunos de escolas particulares e públicas do Ensino Fundamental, com idade entre 13 a 15 anos, que apresentarem uma solução inovadora sobre economia de energia.  

O cadastro pode ser feito até o dia 9 de outubro, pelo site educacaocomenergia.com.br/aluno, onde os participantes terão acesso a conteúdo de consumo consciente, geração de energia, cálculo do consumo residencial e dicas para economizar energia. As ideias podem ser apresentadas em diversos formatos, entre eles, campanha digital, música, vídeo, desenho, poesia, game ou maquete.  

O regulamento para o prêmio está disponível no site. A participação no Prêmio encerra-se às 23h59 do dia 9 de outubro, horário oficial de Brasília (DF). Os vencedores serão divulgados no dia 21 de outubro de 2020, pelo site.

Neojiba – Música que transforma

Antes mesmo de ser exibido, o filme Neojiba – Música que transforma, dirigido por Sergio Machado e George Walker Torres, foi selecionado para a competição nacional da 12ª edição do In-Edit Brasil – festival Internacional do Documentário Musical.

Este ano, devido à pandemia, pela primeira vez, o festival será realizado inteiramente online e poderá ser acompanhado em todo o país, de 9 a 20 de setembro. Enquanto isso, nas redes sociais do Neojiba já circulam imagens do documentário mostrando o concerto na Philharmonie de Paris com a orquestra tocando Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. O teaser já alcançou a impressionante marca de 2,6 milhões de views, além de 80 mil compartilhamentos.

Transportes marítimos

Suspensa desde o dia 20 de março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os catamarãs que fazem a travessia entre Morro de São Paulo, no município de Cairu, e Salvador terão suas operações retomadas nesta quinta-feira (3).

De acordo com a Associação dos Transportes Marítimos da Bahia, o uso de máscara durante a travessia é obrigatório e os equipamentos só poderão transportar 50% da sua capacidade original de passageiros.

No caso das escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos, as operações serão retomadas no dia 10 de setembro.

CDL Salvador, Quintas Empreendedoras Live

As recentes transformações no mercado impostas pela pandemia da Covid-19 serão discutidas na live “Jornada do consumidor e transformação digital em tempos de pandemia”. O bate-papo acontece nesta quinta-feira (03), às 18h, gratuito, no perfil @cdl_salvador do Instagram, dentro do projeto da CDL Salvador, Quintas Empreendedoras Live.

A convidada desta edição é a publicitária, pós-graduanda em Marketing e Head of Strategy da empresa Zygon Adtech, Cristiane Rebouças. Em sua abordagem, a executiva vai falar sobre a relação com o consumidor, antecipação de possíveis cenários para o varejo pós pandemia, e como as empresas podem explorar melhor o ambiente digital.

Circo Picolino abriu vagas para oficinas virtuais

Para driblar as barreiras da pandemia, levando alegria, arte e a cultura circense às pessoas, o Circo Picolino abriu vagas para oficinas virtuais. A iniciativa faz parte da segunda fase de um projeto cultural voltado para o circo, contemplado pelo edital Espaços Culturais Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 9 de setembro. As aulas serão iniciadas no dia 12 de setembro, a partir das 11h. Foi desenvolvido um cronograma de atividades para crianças e adultos, que devem ocorrer em uma série de 12 sábados consecutivos. 

Serão disponibilizadas aulas de acrobacia em família, como forma de incentivo aos treinos regulares em casa. Poderão participar adultos e crianças a partir de 4 anos, que não estejam sob condição de saúde ou orientação médica que não recomende a prática dessas atividades. Os interessados devem se inscrever preenchendo um formulário disponível no link forms.gle/5VQe7162ofJiCvBJA. 

Índice Global de Inovação

O Brasil ficou na 62ª posição o Índice Global de Inovação (IGI), em 2020, subindo quatro posições na comparação com 2019, quando o país ficou na 66ª colocação no ranking que abrange 131 países. Os números foram divulgados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI - WIPO, na sigla em inglês). Apesar da melhora em relação a 2019, o país ainda abaixo da posição que ocupava em 2011, quando ficou na 47ª colocação.

Em relação aos 37 países da América Latina e Caribe, o Brasil aparece na quarta posição atrás do Chile (54º), México (55º) e Costa Rica (56º). No ranking global, os 10 países mais bem colocados do índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Singapura, Alemanha e Coreia do Sul.

Alterações de trânsito

Em Salvador, os condutores que trafegam pela Avenida Antônio Carlos Magalhães deverão ficar atentos para as alterações de trânsito que serão implementadas na região a partir desta quinta-feira (03). As mudanças acontecem em função da entrega do elevado do BRT nas imediações do Hospital Teresa de Lisieux, e algumas já serão implantadas de forma definitiva.

Os condutores que estiverem no sentido Shopping da Bahia e desejarem chegar à Avenida Tancredo Neves ou Luís Viana Filho (Paralela) deverão seguir por cima do elevado.

Já os condutores que tiverem como destino o Caminho das Árvores ou Shopping da Bahia devem manter-se na via principal, abaixo do elevado, e acessar a pista marginal nas imediações do Hiper Posto.

Fraudes financeiras

Para combater as fraudes financeiras, a Febraban - Federação Brasileira de Bancos está lançando uma campanha para informar e conscientizar sobre as tentativas de golpes financeiros.

A Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação dos Bancos revela que, atualmente, 70% das fraudes estão vinculadas às tentativas de estelionatários em obter códigos e senhas.

Entre os exemplos de como os golpistas agem estão as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Ao fornecer informações pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas. Há também casos em que o fraudador se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste. Os bancos nunca ligam para clientes para realizar transações.

Durante o período de quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing- que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos.

O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.

Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.

Durante a campanha postagens e vídeos darão dicas sobre como se proteger dos principais golpes aplicados atualmente contra os clientes bancários. Fique atento!

  • O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
  • Também em hipótese alguma vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão;
  • Bancos nunca ligam para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;
  • Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para esclarecer a informação;
  • Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague imediatamente e ligue para o seu gerente;
  • Jamais compartilhe sua senha com ninguém.