10/09/2020 06h36
Foto: Divulgação
Prevenção ao Suicídio
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado nesta quinta-feira (10). A data foi criada, em 2003, pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (AIPS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o suicídio, através de estratégias adotadas pelos governantes.
A OMS considera a redução da mortalidade por suicídio prioritária como meta global, que foi incluída como indicador nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), são registrados cerca de 12 mil casos todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. A maioria registrada é entre jovens.
Setembro Amarelo
Para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Salvador tem realizado uma série de ações durante o Setembro Amarelo, mês alusivo ao combate do problema. O conjunto de iniciativas inclui a realização de palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo nas salas de espera das unidades de saúde da rede municipal. Além disso, a gestão pública vai iluminar o Elevador Lacerda na cor amarela para chamar atenção de quem passa pelo local sobre o crescimento dos índices.
Suporte o ano inteiro
Visando garantir apoio e atendimento à população, a Prefeitura de Salvador conta com 18 unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e três Centros de Saúde Mental, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Há também a emergência psiquiátrica do município, que funciona 24 horas no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário. Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza ações de apoio emocional e prevenção do suicídio, além de atender de forma gratuita e voluntária todas as pessoas que precisam conversar. O atendimento é feito pelo telefone 188, sob sigilo.
Portogente promove webinar sobre Green Port
“Desafios dos Portos Verdes (Green Port)” será o tema do webinar que o portal Portogente realiza nesta quinta-feira, dia 10, às 18h. Estão previstos apresentação e debates sobre: portos sustentáveis, Cooperaportos, sistema portuário, porto, energia e alternativas transporte de sedimentos, tendências dos portos verdes e outros temas do conceito Green Port.
A videoconferência terá a participação dos reconhecidos especialistas da área: Alessandro Bearzi, Larissa Amorim, Maria Gontijo, Maria Luiza Gusmão, Uirá Cavalcante Oliveira, Whashington Soares, e Aluíso Moreira será o mediador.
O acesso é livre com direito a inscrição e manifestação no link: https://youtu.be/smkaUBAMZi4
Fundos para a NA'AMAT BRASIL
O cantor Oswaldo Montenegro prepara um live show em parceria com a flautista Madalena Salles nesta quinta-feira (10), às 20h30, com transmissão através do Youtube.
A apresentação vai contar com arrecadação de fundos para a NA'AMAT BRASIL, que contribui para o desenvolvimento e valorização da mulher na sociedade e na preservação das tradições judaicas.
Docas do Rio com novos diretores
O Conselho de Administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) aprovou a indicação de dois novos diretores. Para a Diretoria de Administrativo-Financeiro assume o Vice-Almirante Indalecio Castilho Villa Alvarez e para a Diretoria de Gestão Portuária, Mario Povia.
O Vice-Almirante Indalecio Castilho Villa Alvarez ocupou, nos últimos anos, o cargo de coordenador do Programa de Aperfeiçoamento de Gestão Pessoal da Diretoria-Geral de Pessoal da Marinha. Entre outras funções, foi diretor na Diretoria de Administração da Marinha. Também atuou como diretor e membro do Conselho de Controle Interno no Ministério da Defesa. Alvarez já exerceu o cargo de diretor Administrativo-Financeiro e de Conselheiro de Administração da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron).
Mario Povia já exerceu o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviário - Antaq em dois mandatos (2018 a 2020 / 2014 a 2016). Povia é servidor público e ingressou na Agência em janeiro 2006 na função de especialista de regulação, tendo atuado na Gerência de Portos Públicos e na Gerência de Fiscalização Portuária. Na Antaq, ocupou cargos de assessor da Superintendência de Portos, assessor técnico da Diretoria de Regulação, superintendente substituto de Fiscalização e Coordenação das Unidades Administrativas Regionais e superintendente de Portos.
Segundo Cine Drive-In Bahia
O Cine Drive-In Bahia vai ganhar uma nova unidade, e, consequentemente, a capital baiana ganha uma nova opção de entretenimento nos novos moldes do que se é normal, em meio a pandemia.
Os irmãos Ricardo e Rafael Cal, da Oquei Entretenimento, escolheram a Bahia Marina, um dos cartões postais da cidade, para receber a segunda unidade do projeto.
A estreia acontece nesta quinta-feira (10), com a exibição do documentário AXÉ – Canto do Povo de um Lugar e show da banda Negra Cor. No dia 12 de setembro, é a vez do cantor Jau se apresentar no espaço, a partir das 17h. Os ingressos só podem ser comprados pela internet e estão à venda no site do Sympla, custando a partir de R$ 155.
Vendas no ambiente Online – Digitalize seu negócio
Desenvolvido em parceria pelas regionais do Senac da Bahia e do Rio Grande do Norte, foi lançado o projeto Vendas no ambiente Online – Digitalize seu negócio. A ação abrange um diagnóstico de cada loja varejista e uma série de orientações/mentoria para auxiliar a retomada de varejistas que viram no ambiente online uma alternativa de melhorar os ganhos em um momento econômico difícil.
Segundo o IBGE, 62,4% das empresas do comércio foram afetadas negativamente pelas consequências da Covid-19. Em 22,5% dos casos o impacto foi pequeno ou não existe e em 15,1% o impacto foi positivo. No último caso, há setores que tiveram um aumento de demanda devido ao cenário da demanda, como venda de material de limpeza e telecom, que pode não se repetir quando o risco do novo coronavírus passar.
O Senac-Bahia informou que a carga horária das mentorias varia entre 5 horas e 22 horas, a depender do segmento.
Sequelas respiratórias pós Covid-19
A Fundação José Silveira implantou no IBIT (Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose) um ambulatório para atender pacientes com sequelas respiratórias pós Covid-19. O paciente deve comparecer ao IBIT e passar pela triagem para ser atendido. Para obter mais informações, é só ligar para (71)3504-5153.
As manifestações clínicas da doença incluem síndrome respiratória aguda e pneumonia. A insuficiência respiratória progressiva é a principal causa de morte do novo coronavírus.
O paciente conta com o atendimento de uma equipe multidisciplinar, que atua de acordo com protocolos médicos baseados nas normas dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).