Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

11/09/2020 06h32

Foto: Rosario Xavier

Dia Nacional do Cerrado

No dia 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. Esta data foi instituída por meio de Decreto, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 20.8.2003.

O Cerrado brasileiro ocupa uma área de 2 milhões de km², o que corresponde a 25% do território, sendo o segundo maior bioma brasileiro. Ele ocupa áreas de clima tropical, com duas estações alternadas bem marcadas - a seca, que ocorre no inverno e a chuvosa, no verão. E abrange 11 estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal, que está totalmente localizado na área central do Cerrado.

E um dos biomas mais ricos e antigos do planeta, sendo também considerado o berço das águas no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas do país.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1386504&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1386504&o=node

O acelerado processo de ocupação desordenada, promovido por um intenso desmatamento, ocasionou a perda de espécies animais e vegetais, além de ocorrer perda de solo, que foi erodido, resultando na modificação de 67% das áreas de Cerrado. Essa perda está acontecendo de forma muito rápida. Estima-se que em 2030, estará com menos de 10% da cobertura vegetal original.

Devido à riqueza de sua flora e fauna, o Cerrado foi incluído na lista dos 25 hotspots existentes no mundo.

Hotsite para o BR do Mar

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o programa de incentivo à cabotagem, o BR do Mar, o Ministério da Infraestrutura lançou um hotsite para o assunto. O governo enviou no início de agosto um projeto de lei ao Congresso para viabilizar o BR do Mar, que aguarda votação. Um dos pilares do programa é flexibilização do afretamento de embarcação estrangeira para a cabotagem, com objetivo de aumentar a frota disponível para o modal.

O site conta com vídeos, explicação sobre o programa, o projeto de lei, notas técnicas e entrevistas sobre o assunto, além de uma relação de entidades e empresas que apoiam o texto enviado pelo ministério ao Parlamento. Na relação estão a Portos do Paraná, Santos Port Authority, demais companhias docas, Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenaga), Associação Brasileira dos terminais Portuários (ABTP), entre outras organizações.

O endereço do hotsite é https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/brdomar

Segurança contra atos de interferência ilícita

Nesta quinta-feira, dia 11, das 15h às 17h30, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá promover um webinário voltado ao fortalecimento da cultura de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC). Realizado pela primeira vez em formato digital, o evento será transmitido em tempo real pelo canal oficial da Anac no YouTube (clique no link para acessar).

Voltado a operadores aéreos, operadores aeroportuários, Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC) e outros profissionais AVSEC, servidores da Agência e demais interessados na temática, o webinário irá abordar temas como o histórico e a evolução da cultura de segurança da aviação civil no Brasil, ferramentas para o reforço dessa cultura e o Plano Nacional de Contingência. Durante a transmissão, os espectadores poderão encaminhar dúvidas que serão respondidas ao vivo pelos participantes.

Aumento de pena para agressores de cães e gatos

O Senado aprovou um projeto de lei (PL) que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Atualmente, a legislação prevê detenção de três meses a um ano, e multa. O projeto amplia para reclusão de dois a cinco anos e multa, além de proibição de guarda do animal, uma inovação do projeto. O texto segue para sanção presidencial.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato. Nos últimos anos, o país conheceu casos notórios de crueldade contra animais. Um dos mais notórios deles talvez tenha sido de um cachorro que morreu espancado na frente de um supermercado, em São Paulo, no ano de 2018.

A pena de reclusão, prevista no projeto, prevê cumprimento em estabelecimentos mais rígidos, como estabelecimentos de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto.

Investimento em ações
A quinta edição do curso de investimento em ações da BP Money, que tem o objetivo de capacitar pessoas a alcançarem melhor rentabilidade com a renda variável através de uma metodologia prática e descomplicada, está com inscrições abertas até domingo (13), através deste link. Ministrado pelo especialista Leonardo Souza, que acumula mais de 10 anos de experiência no mercado, o curso acontece entre os dias 14 e 17 setembro, das 18h30 às 21h.

Sistema de Previsão da Qualidade do Ar de Salvador

A qualidade do ar na cidade Salvador passará a ser monitorada. É a primeira vez que a capital conta com uma ferramenta como o Sistema de Previsão da Qualidade do Ar de Salvador (Soprar Salvador). A Cetrel é signatária do sistema.

O sistema usa dados meteorológicos para desenhar a modelagem da qualidade do ar no ambiente urbano e permite avaliar o impacto da poluição na sustentabilidade e na saúde das pessoas. A iniciativa integra as estratégias de resiliência do Programa Salvador Resiliente.

Greve dos trabalhadores dos Correios

A ministra Kátia Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcou para esta sexta-feira (11), às 15h, uma audiência de conciliação sobre a greve dos trabalhadores dos Correios. A audiência será realizada por meio de videoconferência e com participação restrita aos representantes dos sindicatos dos funcionários, da empresa e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os funcionários da estatal entraram em greve no dia 17 de agosto diante das discussões do novo acordo coletivo. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas.

CURIOSIDADE

O médico mais jovem do mundo

Movido por uma grande vontade de transformar o planeta, o adolescente Joshua Beckford, de 14 anos, tem chamado a atenção por sua incrível dedicação e inteligência e pode se tornar o médico mais jovem do mundo.

Diagnosticado com autismo desde os 3 anos de idade, o britânico já demonstrava afinidade com as palavras e leitura desde muito cedo, além de uma incrível capacidade de memorização, e foi aceito no curso de Filosofia e História para crianças brilhantes na Universidade de Oxford, na Inglaterra, aos seis anos, sendo o estudante mais jovem a adentrar na instituição.

Sua paixão pela medicina e sua vontade de ser um neurocirurgião também se mostraram presentes desde cedo. Por isso, Beckford pretende continuar na universidade. Ele criou, aos 4 anos, seu primeiro software, um simulador de remoção de órgãos humanos. Figurando como destaque em diversas premiações e considerado uma das pessoas mais brilhantes do mundo, também está nos seus planos escrever um livro para crianças, o qual dedicará ao Egito, país pelo qual tem grande admiração.