Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

01/02/2020 06h01

Foto: Divulgação

Álcool gel

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, assinou, na última quinta-feira (30), uma nota conjunta entre a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, reforçando a  existência de uma lei que obriga a disponibilização de álcool gel em todos os estabelecimentos comerciais do estado.

A nota conjunta se deve ao atual cenário epidemiológico internacional, marcado pela emergência de novas cepas de vírus respiratórios (novo coronavírus 2019-nCoV), bem como a elevação do número de casos de sarampo e de outras infecções virais como H1N1, H3N2 e Influenza B no Brasil. O documento ratifica o disposto na Lei Estadual nº 13.706/2017, que determina a obrigatoriedade da disponibilização de equipamentos dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população. O não cumprimento das disposições da presente Lei, sujeita o estabelecimento infrator às providências previstas na legislação sanitária vigente, que vão desde multa diária até a interdição do estabelecimento, sem prejuízo de outras cominações legais.  

IPTU - Salvador

Os boletos do IPTU e TRSD (taxa do lixo) 2020 começam a vencer neste sábado (01) e o benefício do desconto de 7% para pagamento em cota única só é válido até a data do vencimento de cada contribuinte, sendo a maioria na quarta-feira (05).

A Prefeitura facilitou a consulta e quitação no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no endereço www. sefaz. salvador. ba. gov. br, e, como o desconto oferecido é bastante atrativo, até ontem (29) mais de 44 mil contribuintes já haviam realizado o pagamento do imposto, sendo 43 mil em cota única.

Os boletos já foram entregues. Quem não recebeu pode imprimir a segunda via o site da Sefaz. Em 2019, a Prefeitura arrecadou R$567 milhões com o IPTU. Vale lembrar que Salvador tem 250 mil contribuintes isentos com imóveis residenciais de até R$ 103 mil.

Empreendedorismo feminino

Oferecer qualificação profissional e estimular o empreendedorismo entre o público feminino. Esse é o objetivo do programa Beleza Pura, lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (27), na unidade do Aquidabã do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Bahia). O Beleza Pura contempla mulheres com idade superior a 18 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental I incompleto. Quem tem interesse em participar do programa pode ser inscrever pelo site: belezapura. salvador. ba. gov. br. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai oferecer cursos de capacitação de técnica de manicure e pedicure, barbeira, cabeleireira assistente e design de sobrancelhas com henna. As alunas terão direito a kits completos com todos os materiais necessários para a conclusão do treinamento, que será realizado na unidade Senac Aquidabã, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h.

Evento do Fecomércio

A Federação do Comércio (Fecomércio) realizará, no próximo dia 6, uma palestra sobre o Programa de Emprego Verde Amarelo e seu impacto no mundo do trabalho, com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. O evento vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep.

O programa foi lançado no final do ano passado pelo governo federal com o objetivo de gerar pelo menos 4 milhões de vagas, provocando um impacto social positivo, num cenário onde há 12 milhões de desempregados. O

programa cria incentivos para contratação de jovens, reduzindo exigências e burocracia, além de produzir mão de obra nos cursos técnicos para absorção mais rápida pelas empresas.

A flexibilização do trabalho aos domingos e feriados, bem como a reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência ou vítimas de acidentes de trabalho, entre outros itens, estão na pauta do encontro que tem também o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeb) do Estado da Bahia.

Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) voltou a funcionar com quadro completo de diretores. Agora, além dos atuais diretores José Ricardo Botelho (diretor-presidente), Juliano Noman e Ricardo Bezerra, os diretores substitutos Ricardo Catanant e Tiago Pereira também passaram a integrar a Diretoria Colegiada da Agência.

Catanant e Pereira são servidores de carreira do Governo Federal e respondiam, respectivamente, pelas Superintendências de Serviços de Acompanhamento Aéreo (SAS) e Regulação Econômica de Aeroportos (SRA) da Anac. Além deles, o atual superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Rafael Botelho, assumirá um posto na Diretoria em caso de vacância.

CURIOSIDADE

A cor da “caixa preta” do avião

Apesar da expressão “caixa preta” a cor dela é laranja, isto porque chama mais atenção e facilita sua localização em locais de difícil acesso, no fundo do oceano por exemplo. Além da cor laranja, ela tem duas tiras fosforescentes, que refletem a luz. 

A expressão correta para esse importante equipamento vem do inglês “flight data record” (gravador de dados do voo).

Passou a ter esse nome porque há tempos atrás os circuitos eletrônicos do avião eram agrupados em compartimentos e como o funcionamento dos circuitos era obscuro, as caixas ficaram conhecidas como “black boxes”, já que a cor preta remete ao desconhecido. 

É o único equipamento do avião que por convenção mundial de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja. 

Nos aviões comerciais o tamanho da “caixa preta” fica em torno de 13X12 centímetro e pesa em média até 5 quilos. O material usado para sua fabricação, liga de titânio, permite que suporte temperaturas elevadas de até 1.100 graus C.