19/09/2020 06h38
Foto: Divulgação
Retomada das aulas
O Ministério da Saúde divulgou orientações para a retomada das aulas. A pasta publicou um guia sistematizando orientações destinado a autoridades locais de saúde, gestores da área de educação, diretores, professores, funcionários e para a comunidade escolar.
O documento elenca ações como capacitação dos profissionais, avaliação caso a caso de alunos integrantes do grupo de risco, monitoramento da temperatura dos alunos e observância da distância mínima de 1 metro entre os estudantes dentro e fora de aula, inserindo marcações no chão.
O texto sugere estratégias a serem adotadas pelas escolas, como escalonar horários de chegada e saída dos estudantes, aumentar os espaços entre mesas e cadeiras, evitar aglomerações em áreas comuns (como pátio e espaços de alimentação), realizar refeições em sala em vez do refeitório, disponibilizar álcool em gel 70% nos espaços da escola e manter portas de acesso abertas.
Entre as informações neste contexto estão a divulgação das medidas de segurança, etiqueta respiratória, explicação sobre uso de máscaras e manutenção da condição dos ambientes. São reforçadas as medidas de higiene a exemplo do uso de máscara facial, a higienização constante das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez, o cuidado à etiqueta respiratória (como evitar colocar as mãos nos olhos e nariz e cobrir em caso de espirro).
Voos internacionais
A partir deste sábado (19), a Colômbia volta a receber voos internacionais, após um período de restrição em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Nesta primeira fase da retomada, o Brasil está na lista dos países aprovados, que foram selecionados a partir de critérios como a identificação dos locais já reabertos para o turismo internacional, a capacidade aeroportuária para cumprir os protocolos e o interesse comercial das companhias aéreas.
Entre as medidas que deverão ser adotadas para desembarcar na Colômbia estão o uso obrigatório de máscara, teste negativo para Covid-19, pré-registro "Check-Mig" no www.migracioncolombia.gov.co, entre outras.
Gestão Ambiental e Operações Portuárias
Começou no último dia 08 de setembro e segue até 1º de outubro, o curso de capacitação em Gestão Ambiental e Operações Portuárias, promovido pelo Núcleo Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, para os funcionários do Porto de Ilhéus. O curso integra o Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores desenvolvido pelo Núcleo e tem como objetivo capacitar os trabalhadores para que sejam capazes de avaliar as implicações dos danos e riscos ambientais decorrentes das atividades do porto.
Ao todo são 24 participantes, divididos em quatro turmas com seis alunos. Participam gestores, técnicos e empregados da Codeba. A ação faz parte do Plano de Controle Ambiental e das condicionantes de validade da licença ambiental exigidas pelo Ibama.
Sesc realiza festival
O Festival Favela em Casa oferece online e gratuitamente, em São Paulo, 30 apresentações de arte das favelas: música, dança, teatro, cinema e literatura, além de debates sobre a cultura nas regiões periféricas das cidades. O festival, que vai até este domingo (20), é realizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).
Ao todo, mais de 180 pessoas participam do projeto, entre artistas, pensadores e equipes de produção e de apoio, em sua maioria moradores da periferia da Grande São Paulo.
Entre os músicos que participarão estão Caue Gas, Emcee lê, Jota Pê, Os Ferrais, Marabu, Ôbigo, Tasha e Tracie, Red Lion, Bia Doxum, e Xote das Mina. No campo da literatura, estarão presentes Felipe Marinho, Kimani, Jessica Campos, Roberta Estrela D'Alva/Slam Blues; e na dança, Aline Constantino, Afrobreak, Babiy Quirino, Djalma Moura, Vanessa Soares, Keyson Idd e Débora Regi.
O festival ocorre neste sábado (19), das 19h às 23h e, no domingo (20), das 15h às 19h. As apresentações poderão ser vistas no Facebook Festival Favela em Casa, no canal Festival Favela em Casa no Youtube, e no Facebook do Sesc SP.
Eu cuido do meu quadrado
Integrando a programação da ação global "World Cleanup Day - Eu cuido do meu quadrado", o Parque Social promove uma live neste sábado (19), às 16h, sobre "Compostagem e Hortas Urbanas". Na ocasião, integrantes dos projetos Agentes da Educação, Agentes do Empreendedorismo e IN PACTO - Incubadora de Negócios Sociais ensinarão o público a fazer compostagem de resíduos orgânicos, além de darem dicas de respeito e cuidados com o planeta. A transmissão acontecerá através do Youtube.
Melhor Projeto Global do Ano
O projeto de reforma urbana da pequena cidade de Colón, um dos principais destinos procurado por turistas no Panamá, realizado pela Odebrecht Engenharia & Construção (OEC) em consórcio com a empresa CUSA, foi premiado como Melhor Projeto Global do Ano na oitava edição do Global Best Projects, organizado pela revista norte-americana ENR - Engineering News-Records.
Colón concorria com outros dois projetos: a Planta de Tratamento de Água Al Mahsama, no Egito, projeto submetido pela Khatib & Alami; e o Metrô Nordeste de Sidney, na Austrália, apresentado pela Mott MacDonald. As premiações foram anunciadas em evento que ocorreu em Nova York.
Esses finalistas se destacaram, de acordo com a revista americana, pela qualidade em design e construção, inovação, segurança, benefício às comunidades e superação de desafios.
Webinário Anac Safety
As características do piloto de helicóptero e as diferentes formas de operações com esse tipo de aeronave serão temas abordados na terceira edição do webinário Anac Safety, que acontecerá a partir das 10h30, da próxima quinta-feira (24). Promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o evento tem por objetivo disseminar a cultura, os conceitos e as melhores práticas relacionadas à segurança operacional junto aos regulados de serviço da aviação civil no país.
Os convidados desta edição serão a presidente do Grupo BHEST (Equipe Brasileira de Segurança de Helicópteros) do BAST, Ana Claudia Galvão, o presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe), Thales Dzioba Pereira, e o piloto da aviação naval Gilvan Barros Filho, eleito recentemente vice-presidente do BHEST.
Durante o evento, os espectadores também terão a oportunidade de enviar suas dúvidas para os participantes em tempo real. A mediação fica a cargo de Wagner Moraes, chefe da Assessoria de Segurança Operacional da Anac. O Webinário será transmitido ao vivo e de forma gratuita pelo Canal Oficial da ANAC no YouTube . Não é necessária inscrição prévia.