Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/09/2020 06h32

Foto: Divulgação

Dia da Árvore

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) criou em 1971, o Dia Mundial da Árvore, e, em 2012, ela foi instituída por Assembleia Geral. O objetivo é conscientizar a humanidade sobre a importância dos ecossistemas florestais. A data escolhida foi 21 de março, primeiro dia de primavera nos países do hemisfério norte

Mas, no Brasil o "Dia da Árvore" é comemorado em 21 de setembro, data que antecede o início da primavera no hemisfério sul, que pode variar entre os dias 22 e 23 de setembro, dependendo do ano.

Nesta data as empresas, governos, escolas e a sociedade em geral procuram incentivar a preservação das florestas e áreas verdes, conscientizar sobre as consequências do desmatamento, das queimadas e da poluição, ressaltando a importância das árvores no equilíbrio dos ecossistemas e na qualidade da vida.

Livrarias Saraiva

Todas as livrarias Saraiva em Salvador, localizadas no Shopping da Bahia, Shopping Salvador, Shopping Barra e Shopping Paralela, vão encerrar suas atividades, nesta segunda (21). A rede já havia fechado várias unidades em São Paulo e lojas em Brasília, Belo Horizonte e outros locais.

O baixo faturamento teria sido o principal motivo para a decisão de fechar todas as lojas da rede na cidade, situação agravada pela pandemia.

Direitos das Pessoas com Deficiência

Para celebrar o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, nesta segunda-feira (21), a CCR Metrô Bahia traz para a Bahia uma exposição inédita com livros paradidáticos pensados para o público infanto-juvenil que contam trajetórias inspiradas em personagens com algum tipo de deficiência.

A mostra Literatura Acessível: nos trilhos da inclusão apresenta histórias divertidas em quadrinhos mostrando a superação por meio do esporte, da educação e da cultura, e estará em cartaz até 4 de outubro, na Estação Lapa de Metrô, em Nazaré.

Os livros são fruto de trabalho de dissertação de mestrado da autora Carina Alves que apostou na educação e inclusão das crianças visando sensibilizar a sociedade e estimular a busca por uma cultura inclusiva e humana. As obras abordam temas como inclusão, empoderamento feminino, educação para emancipação, multilinguismo, refugiados de guerra, acessibilidade e respeito ao próximo. 

14ª Primavera dos Museus

Para celebrar a chegada das flores, a 14ª Primavera dos Museus ocorrerá entre 21 e 27 deste mês de setembro. O evento, que é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, em consonância com o momento vivido, devido à pandemia da Covid-19, e foca em atividades feitas em ambiente digital. 

O tour virtual no Museu Geológico da Bahia (MGB) é uma oportunidade de conhecer o patrimônio cultural baiano e um pouco da história geológica do Estado. Para fazer a visita basta acessar o site do museu (www.mgb.ba.gov.br) e clicar em tour virtual. 

O Museu Geológico tem um dos maiores acervos do Estado, com mais de 20 mil peças, composto por pedras preciosas, fósseis arqueológicos, corpos celestiais, réplicas gigantes de animais pré-históricos e muito mais.

Luiza Trajano é a mulher mais rica do Brasil

A dona da rede varejista Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano é a mulher mais rica do Brasil. De acordo com a edição brasileira da revista Forbes, Trajano é a única mulher na lista de bilionários brasileiros e ocupa o oitavo lugar no top 10 de pessoas mais ricas do país. O patrimônio dela é de R$ 24 bilhões.

As vendas online da Magazine Luiza vêm crescendo durante a pandemia. Acompanhando esse movimento, o Magazine Luiza teve um incremento de 181% em seu patrimônio no último ano. Por conta dessa alta, Luiza Trajano saiu da 24ª posição, em que estava no ano passado, e chegou à oitava. 

Luiza Trajano é de Franca, São Paulo, onde se formou em direito em 1972.

A empresária defende que a transformação do varejo para o digital é o caminho para o sucesso. Já em 1990, o Magazine Luiza fazia comerciais sobre cartão de crédito próprio da marca, inovando sobre as transações virtuais.

Trajano trabalhou em diversos setores do Magazine Luiza, como cobrança e vendas, antes de se tornar diretora-superintendente.

Shopping Paseo

Para celebrar a chegada da Primavera, o Shopping Paseo irá promover, em parceria com o Colégio Isba e o Orquidário Bahia, uma programação com música, oficina de manejo de orquídeas e um bate-papo dinâmico sobre a preservação ambiental. 

A programação virtual gratuita será aberta com a cantora Carla Visi, também jornalista, gestora ambiental e mestranda em Ecologia Humana pela Universidade Nova de Lisboa. Os eventos acontecem nos dias 21 e 23 de setembro e 3 de outubro nas plataformas digitais do Shopping Paseo e Colégio Isba.

Feira de Flores de Holambra

Os amantes das flores e floristas já podem começar a se planejar para a chegada da primavera, que começa oficialmente nesta terça-feira, dia 22 de setembro. Para festejar o início da estação mais colorida do ano, Salvador receberá a famosa Feira de Flores de Holambra.

O evento terá início a partir desta segunda-feira (21), no Shopping Bela Vista, e contará com plantas trazidas diretamente de Holambra, conhecida como cidade das flores, em São Paulo. A feira ficará aberta ao público até o dia 18 de outubro, na Praça Central do Bela, com mais de 150 variedades de plantas, incluindo frutíferas, cactos, bonsais, suculentas e flores como orquídeas e roseiras. As flores estarão à venda e custarão a partir de R$ 6.

Ação mais que admirável: Feeney doou toda sua fortuna

O fundador da Duty Free, Charles “Chuck” Feeney, de 89 anos, realizou um sonho inusitado: doar toda a sua fortuna enquanto vivo.

No dia 14, o agora ex-bilionário e sua esposa assinaram os documentos para encerrar a empresa de filantropia “Atlantic Philantropies“, onde ambos realizavam suas doações. A cerimônia aconteceu via Zoom e incluiu mensagens de vídeo de Bill Gates e do ex-governador da Califórnia, Jerry Brown.

Segundo a Forbes, Feeney doou ao menos 8 bilhões de dólares para fundações, fundos de caridade e universidades nas últimas quatro décadas.

Inspiração para o cofundador da Microsoft, Bill Gates, e para o megainvestidor Warren Buffett, o filantropo é constantemente citado por ambos como um exemplo para seus projetos de filantropia. Durante uma campanha para convencer os mais ricos do mundo a doarem metade de suas fortunas, Buffett disse: “Eu levaria 12 anos após minha morte para fazer o que ele está fazendo em vida. Feeney é um modelo a ser seguido”.

Pioneiro da ação “Giving While Living”, seu foco era gastar a maior parte de sua fortuna em grandes apostas de caridade em vez de financiar uma fundação após a morte. Movido pelo lema de “você não vai levar nada daqui”, a filosofia de Feeney é de abrir mão dos bens e controlar e conferir o resultado das doações enquanto vivo.