Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

02/02/2020 05h54

Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil

Exposição

Até o dia 20 de fevereiro, o público carioca poderá visitar a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, que reúne, nos jardins do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, 17 esculturas em forma de globos terrestres representando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A entrada é gratuita e a exposição está aberta de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 19h.

Aeroporto Glauber Rocha

O novo aeroporto Glauber Rocha já conseguiu dobrar a movimentação total de passageiros nos primeiros seis meses de operação. A comparação foi feita entre os meses de julho de 2019, primeiro mês de operação no local, e dezembro do mesmo ano. Em julho, 23.370 pessoas embarcaram e desembarcaram no equipamento aeroviário de Vitória da Conquista.  O número aumentou para 45.027 viajantes chegando e partindo do aeroporto no Sudoeste Baiano no mês dezembro.

Com isso, houve também um crescimento na média de passageiros por dia passando de 779, em julho, para 1.500, em dezembro. A ampliação da capacidade para receber aeronaves com até 189 pessoas e a oferta de voos promocionais entre as linhas aéreas que operam no Glauber Rocha também ajudaram nessa evolução. O aumento na quantidade de assentos disponíveis contribuiu para alcançar o resultado nesses seis primeiros meses de atividade do equipamento.

Norma de atracação

A Santos Port Authority (SPA), por meio da Diretoria de Operações, efetuou a revisão da Norma de Atracação de Navios no Porto de Santos.  As novas disposições estão abertas a consulta pública durante a primeira quinzena de fevereiro.

A SPA resolveu submeter a norma para consulta pública por iniciativa própria, com o objetivo de dar absoluta transparência às alterações e estabelecer uma harmonização dentre os usuários do Porto de Santos.

A partir de sua oficialização, a norma será internalizada no Regulamento de  Exploração do Porto (REP). Para contribuir com sugestões ou esclarecimentos, encaminhar e-mail para [email protected] .

Prodeb

A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) integra o Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.GOV) que ganhou o Prêmio Global para Serviços Públicos – Time do Ano, na categoria 'Digitalização de Serviços Públicos', promovido pela Apolitical, do Reino Unido. 

O GT foi o único projeto da América Latina finalista na premiação mundial mais importante para equipes que trabalham com inovação no setor público. O propósito da premiação é estimular o trabalho de equipes que têm se destacado por meio de soluções inovadoras.

A iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep TIC) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o GTD.GOV reúne cerca de 20 governos estaduais e distrital do Brasil para estudar, compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para o processo de transformação digital pelo qual a administração pública do país vem passando.

CURIOSIDADE

Aeroportos inusitados pelo mundo

Aeroporto da Barra na Escócia

No aeroporto da Ilha de Barra na Escócia, conhecido como Barra Eoligarry Airport, os horários dos voos variam de acordo com a maré. Isto porque os aviões posam em pistas que ficam na beira de uma praia. Quando a maré está alta as pistas podem ficar submersas pelas águas do mar o que impedem ou dificulta os aviões decolar ou aterrissar.

Aeroporto Princesa Juliana, Antilhas Holandesas

Além de ter uma pista muito curta, o aeroporto Princesa Juliana, Antilhas Holandesas, fica colado à beira da Praia Maho, em San Martino, no Mar do Caribe. Os aviões passam numa altura de 10 a 20 metros das cabeças das pessoas que estão logo abaixo deles. Não deve ser nada legal ter um aparelhão desses zoando em seu ouvido quando poderia estar ouvindo o vai e vem das ondas do mar caribenho.