Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

07/10/2020 06h38

Foto: Divulgação

Trainees voltados exclusivamente para negros

Assim como as iniciativas da Magazine Luiza e a Bayer, as empresas Braskem e a TIM lançaram programas trainees voltados exclusivamente para negros. As ações buscam incentivar a diversidade nos quadros de colaboradores das empresas. Há vagas abertas na Bahia.

O Programa de Estágio da Braskem tirou a exigência do inglês em 40% das vagas. A empresa acredita que a obrigatoriedade do segundo idioma acaba sendo um filtro que dificultava a diversidade e inclusão nesse processo seletivo, que é a principal porta de entrada para a empresa. A companhia manteve ainda parcerias com a Cia de Talentos, a consultoria Mais Diversidade e com coletivos negros de universidades para realizar inciativas direcionadas à atração, desenvolvimento e inclusão de grupos historicamente minorizados pela sociedade.

Já a TIM lançou recentemente uma proposta programa de estágio totalmente inclusivo, que será anunciado ainda este ano, com foco e metas de contratação de estudantes negros e negras, pessoas LGBTI+ e pessoas acima de 45 anos.

Projeto Viva Personas

A cantora Margareth Menezes participa nesta quarta-feira (7) do projeto Viva Personas, criado pela Associação Viva e Deixe Viver, que visa levar a magia da literatura para crianças e jovens hospitalizados. 

Para a iniciativa, Margareth gravou a história do livro "Como Nascem as Estrelas", da escritora Clarice Lispector. A obra conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem a gordas estrelas brilhantes. O vídeo poderá ser visto no site BisbilhotecaViva.

Plano Salvador 500

A Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) prorrogou até o dia 13 de outubro a consulta pública para elaboração do Plano Salvador 500. Para participar, a os interessados devem responder a um questionário disponível no site do órgão (clique aqui).

Na página na web, deverá ser informada a idade, o gênero e o bairro em que a pessoa que realiza a inscrição reside. Em seguida, definirá dez prioridades de intervenção por área no médio (até 2030) e longo (2049) prazos, atribuindo notas para o que considerar mais importante. Quem tiver dificuldade em acessar o questionário deve trocar de navegador e tentar acessar novamente.

Dividido em três etapas, o projeto tem como um dos pontos principais a implantação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) que, prioritariamente, vai definir uma estratégia de ordenamento territorial e de crescimento do município nas dimensões física, ambiental, econômica e cultural.

Selo de Origem do Artesanato da Bahia

Com o objetivo de garantir a origem do produto artesanal do estado, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) apresentará nesta quarta-feira (7), às 15h, o Selo de Origem do Artesanato da Bahia e do Programa de Certificação do Artesanato Baiano. O evento será realizado no canal Artesanato da Bahia no YouTube e contará com uma importante homenagem ao artesanato mineral.

Para ser contemplado com a certificação, o produto deve ser submetido à avaliação, respeitando os seguintes critérios: identidade cultural, qualidade, inovação com equilíbrio, adequação econômica, eficiência logística, identidade visual, adequação ergonômica e respeito socioambiental.

As inscrições no programa deverão ser efetuadas exclusivamente de forma eletrônica, através do e-mail [email protected], com o seguinte assunto: “Inscrição Programa de Certificação”, ou acessando o formulário eletrônico que será disponibilizado no dia do evento.

Campanha Fora da escola não pode

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação do IRB (CTE-IRB), aderiram à campanha Fora da escola não pode, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Segundo a Atricon, a campanha disponibiliza materiais com orientação para ajudar o trabalho de mobilização e de engajamento das escolas, das famílias, da gestão pública e da mídia. A ideia é ajudar os municípios e estados a montarem suas próprias campanhas de comunicação para o enfrentamento do abandono e evasão escolar.

Entre os conteúdos disponibilizados está o Guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências. A publicação apresenta uma série de orientações e recomendações para enfrentamento do tema. Para acessar o material basta acessar a página da campanha.

Serviços públicos digitalizados

O número de serviços públicos federais transformados em digitais aumentou em 400 durante a pandemia de Covid-19, divulgou o Ministério da Economia. Atualmente, o portal gov.br oferece 3.870 serviços de 190 órgãos federais, dos quais 2.368 (61,2%) são totalmente digitalizados.

O portal oferece ainda 615 serviços (15,9%) parcialmente digitalizados, que com etapas executadas no portal, mas ainda exigem algum procedimento presencial, como entrega de documentos. Por fim, existem 887 serviços não digitais, que só podem ser iniciados no site, mas exigem a presença física nas demais fases.

Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, atualmente 80 milhões de brasileiros têm login e senha no portal gov.br. Isso representa 40 vezes mais que o total registrado em janeiro de 2019, quando apenas 2 milhões de brasileiros usavam os serviços de forma digital.

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação

Em consequência da pandemia de Covid-19, o vencimento do prazo de validade das carteiras de motoristas (CNH) está suspenso desde de 19 de fevereiro. Os condutores podem continuar usando o documento antigo. Ainda assim, os motoristas baianos optaram pela prudência. A renovação da Carteira Nacional de Habilitação é o serviço mais procurado no Detran-BA, informou o órgão estadual.

Entre maio e setembro, dos 24.875 procedimentos realizados em cinco postos SAC na capital, 9.717 (39%) foram de renovação da CNH. O serviço registrou mais solicitações nos SACs Comércio (3.641), Pau da Lima (1.991), Barra (1.476), Salvador Shopping (1.433) e Shopping da Bahia (1.176).

No interior do estado, dos 26.389 serviços de trânsito em cinco unidades, 9.044 (34,2%) foram de atualização da habilitação, com maior procura nos postos SAC Feira II (3.171), Conquista II (2.400), Barreiras (1.342), Alagoinhas (1.177) e Jacobina (954).

10 anos do Instagram

O Instagram completou dez anos, na terça-feira (6). Para celebrar a data, a rede social incluiu uma configuração nos apps para iOS e Android que permite mudar seu ícone. 
Ao todo, há mais de dez opções de ícone, incluindo o atual, claro. É possível usar escolher versões do orgulho LGBTQI+, dourado, escuro, laranja, verde e emblemas que lembram o ícone original do app.
A novidade está sendo disponibilizada gradualmente para os usuários. Saiba como mudar o ícone do Instagram a seguir:

  • Atualize o Instagram no seu celular pela App Store ou Google Play Store;
  • Abra o seu perfil e acesse as “Configurações” do aplicativo;
  • Nas configurações, puxe a tela de cima para baixo até exibir alguns emojis, confetes e ser redirecionado a uma nova página;
  • Escolha o ícone desejado.
  • O ícone escolhido será alterado automaticamente na tela inicial do seu celular. Caso queira reverter as configurações, basta repetir o procedimento e escolher a opção “Atual”.