09/10/2020 06h27
Foto: Divulgação
Índio Pankararu é o primeiro de sua etnia a se tornar mestre em Música na Ufba
O acadêmico Andeson Cleomar dos Santos, indígena Pankararu, é o primeiro de sua etnia a se tornar mestre em Música na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/Ufba). Natural de Pernambuco, o pesquisador agora se prepara para começar o curso de doutorado.
A herança cultural de Andeson é o eixo de sua trajetória acadêmica e artística. No mestrado, estudou os sons da Corrida do Imbu, principal rito do povo Pankararu. O ritual acontece entre o fim e o início de cada ano, com todas as aldeias do povo e grupos de outras etnias.
Com 27 anos, Andeson concluiu sua formação básica nas escolas indígenas de Pankararu. O pesquisador já passou pelo Conservatório Pernambucano de Música e se graduou na Universidade Estadual de Feira de Santana. Em seu currículo ainda conta especialização em Educação Musical.
Prêmios da 9ª edição da Liquida Bahia Solidária
Está marcado para esta sexta-feira (9), às 11h, na sede da FCDL Bahia, na Rua Carlos Gomes, 1063, Aflitos, Centro de Salvador, o sorteio de prêmios da 9ª edição da Liquida Bahia, maior ação promocional do Estado. A ação terá transmissão ao vivo pela página oficial da FCDL Bahia (fcdlba.com.br).
Na edição 2020 da Liquida Bahia Solidária, o consumidor concorre a um veículo de luxo, da marca EcoSport, da Ford, e 25 vale-compras no valor de R$ 1.000, cada um. Vendedores também serão premiados, com sorteio de vale-compras de R$ 1.000 cada um, no total de cinco premiados.
Reunindo cerca de 5,5 mil pontos de venda em Salvador, Região Metropolitana e cidades do interior, a 9ª edição da Liquida Bahia foi realizada entre os dias 25 de setembro e 04 de outubro, pela FCDL Bahia e CDLs.
Prêmio Nobel de Literatura de 2020
A poetisa norte-americana Louise Gluck venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2020 pela “sua inequívoca voz poética, que com austera beleza torna universal a existência individual”, disse a Academia Sueca.
O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares) foi criado pelo empresário sueco e inventor da dinamite Alfred Nobel e é entregue desde 1901 por conquistas nas áreas das ciências, literatura e paz, de acordo com a vontade de Nobel.
Webinário “Aspectos de Fatores Humanos no SGSO dos Operadores Aeroportuários”
Nesta sexta-feira (9), das 10h às 12h, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) irá promover o webinário “Aspectos de Fatores Humanos no SGSO dos Operadores Aeroportuários”. Destinado a operadores de aeródromos e responsáveis pelos Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) de aeródromos, o webinário é gratuito e será transmitido em tempo real.
Durante o evento, serão esclarecidos conceitos e definições relacionadas aos fatores humanos na aviação, e apresentados meios para o desenvolvimento de aspectos de fatores humanos nos Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) dos operadores aeroportuários.
Para assistir ao webinário, é preciso fazer inscrição até o início do evento pelo Portal de Capacitação da Anac.
Pitch Week
Com o objetivo de conectar startups do Norte e Nordeste e investidores, o Hub Salvador promove o Pitch Week entre os dias 10 e 12 de outubro, através de uma plataforma virtual. A expectativa é que 150 startups participem este ano.
Todas as startups inscritas terão acesso a uma comunidade on-line com investidores, conteúdo personalizados e interações semanais. As inscrições para esta edição já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do evento.
Escapada no feriadão 12 de outubro
O feriadão deste 12 de outubro, dia da Nossa Senhora Aparecida, deve ser o melhor desde março, quando a pandemia atingiu o Brasil. Em Salvador, a taxa de ocupação dos hotéis deve ficar entre 30 e 35%.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) não sabe precisar a taxa de ocupação prevista para a data, mas espera que o índice fique, pelo menos, acima de 50% para os hotéis abertos de Salvador.
A Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha) é mais otimista e diz que a taxa de ocupação na capital deve ficar na faixa dos 60% para o feriadão. Já outras localidades turísticas, como Porto seguro, Morro de São Paulo e o Litoral Norte, devem registrar entre 70% e 80% dos seus leitos ocupados.
27 novos cursos superiores de graduação
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, por meio de portaria, 27 cursos superiores de graduação. As vagas são em instituições públicas e privadas. A relação completa dos cursos foi publicada no Diário Oficial da União. Entre os cursos reconhecidos estão engenharia civil, direito, educação física, ciências da computação, medicina veterinária e medicina.
Para uma instituição de ensino oferecer cursos superiores é necessário que eles sejam autorizados pelo MEC, que avalia condições para que isso ocorra.
O reconhecimento é uma segunda etapa. Ele deve ser solicitado quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição obrigatória para que os diplomas emitidos pelas instituições sejam válidos em todo o território nacional.
Pela internet, pelo Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, chamado Cadastro e-MEC, é possível consultar os cursos ofertados e se estão regulares junto ao MEC.
Anvisa liberou o uso do agrotóxico paraquate
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso dos estoques remanescentes do agrotóxico paraquate. O uso da substância foi banido pela União Europeia desde 2007 e, segundo estudos está associado ao mal de Parkinson e mutações genéticas em agricultores.
A autorização atende a pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A pasta alegou que a proibição poderia causar prejuízo aos agricultores que já adquiriram o produto, usado no combate a ervas daninhas e como dessecante em lavouras. O Mapa afirmou ainda que o não uso do produto poderia afetar a safra deste ano.
Na sessão da Anvisa na última quarta-feira (7), os cinco diretores do órgão votaram pela mudança das normas que proibiam o uso do herbicida no Brasil. Com isso, os estoques poderão ser usados conforme cronograma determinado pela agência. O uso está autorizado até 31 de julho para as lavouras de café.