12/10/2020 06h33
Foto: Divulgação
Melhorar os estoques de sangue
A Fundação Hemoba atenderá doadores de sangue e de medula nesta segunda-feira (12), no feriado nacional em comemoração à Nossa Senhora Aparecida. O atendimento irá funcionar na sua sede, na Vasco da Gama, das 7h30 às 12h30. O momento é uma oportunidade para melhorar os estoques de sangue no estado, que tiveram queda expressiva durante a pandemia.
O hemocentro funcionará com atendimentos por ordem de chegada ou agendados previamente através do número 3116-5643. Para agendamentos de grupos de doação, o contato deve ser feito com antecedência pelo e-mail: [email protected].
Durante a pandemia, até agosto de 2020, a Bahia apresentou uma baixa de 17% de candidatos à doação e de 15% de bolsas coletadas em relação ao mesmo período de 2019. Desde a reabertura do comércio em Salvador e outras regiões, o fluxo de doadores tem melhorado e a retomada do roteiro dos hemóveis, com coleta itinerante em Salvador e Região Metropolitana, é parte da crescente no mês de setembro.
Exposição "Clarices"
A capital baiana vai receber a exposição "Clarices", em homenagem a escritora ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector, que completaria 100 anos em 2020. Seguindo todos os protocolos de segurança, a exposição fica em cartaz entre os dias 13 de outubro e 12 de dezembro no "ME Ateliê de Fotografia", no Santo Antônio Além do Carmo.
Editora do SobreGentes
Reunindo 102 autores de todas as regiões do Brasil, além de Portugal e França, a obra "Gentes" marca o lançamento da editora do SobreGentes.
O livro reúne relatos e histórias curtas com os mais diferentes temas, levantando questões, trazendo reflexões e memórias, das mais pessoais e particulares às mais coletivas.
O lançamento da editora acontece no dia 13 de outubro, às 19h30, com transmissão através do Instagram @sobregentes.
Organização Mundial da Saúde
O governo dos Estados Unidos causou uma turbulência internacional ao anunciar que não iria enviar dinheiro à Organização Mundial da Saúde (OMS), como protesto diante do que considerou como um comportamento inadequado da agência em relação aos interesses chineses. Seguindo os EUA, o Brasil também deixou de transferir recursos para a entidade que lidera a resposta à pandemia.
O governo brasileiro não pagou o que deve à agência em 2020, e também não pagou sua contribuição relativa ao ano de 2019.
Hoje, o governo acumula a segunda maior dívida na entidade, em cerca de US$ 32 milhões. O valor representa mais de 10% do buraco de US$ 310 milhões que enfrenta o orçamento regular da OMS, num momento crítico de sua atuação no mundo.
As contribuições de governos não são voluntárias. Quando um país adere à entidade, passa a ter de pagar uma contribuição anual, com base no tamanho de sua economia e renda. A regra estabelece que, se um pagamento não for feito por mais de dois anos, o governo perde o poder de voto nas decisões da OMS.
Show de Chico César
Direto de sua casa, o cantor Chico César trará um show com suas reflexões sobre o seu primeiro álbum, gravado em 1995 chamado "Aos vivos". O espetáculo contará com grandes sucessos de sua carreira como "Alma não tem cor", "À primeira vista", "Mama África" e outros. O show será transmitido dia 17 de outubro, às 20h, com transmissão através do YouTube.
Cidades mais pesquisadas pelos turistas
De acordo com dados divulgados pelo Kayak, as cidades mais pesquisadas pelos turistas brasileiros para aproveitar o feriado de 12 de outubro são as do Nordeste e da região Sul do País. A procura por voos está mais alta para destinos como: Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió e Porto Seguro. Das regiões Sul e Sudeste, aparecem entre os destinos mais procurados: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis.
Para chegar neste resultado, o Kayak considerou os dados de busca de voos de ida e volta, com partidas de todos os aeroportos do Brasil, para viagem entre os dias 8 a 13 de outubro. Já para identificar os principais locais de hospedagem, também foram consideradas buscas de hospedagem para o período de 8 a 13 de outubro.
De acordo com o country manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, os destinos nacionais continuam sendo os mais procurados pelos brasileiros neste período de pandemia.