Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/10/2020 06h37

Foto: Divulgação

Homenagem mais do que merecida

Em celebração ao Dia dos Médicos, comemorado neste domingo (18), o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado de verde.  Este profissional está entre os que mais têm a confiança dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina e do Instituto Datafolha, no segundo semestre deste ano. O estudo revelou que 35% dos entrevistados apontam estes profissionais como os que mais confiam. Na segunda posição, aparecem os professores, com 21%, e os bombeiros, com 11%.

A pandemia da Covid-19 foi um dos fatores que colaborou para aumentar a confiança em relação aos profissionais da medicina. Na pesquisa anterior, realizada em 2018, os médicos tinham um índice 24%.

O levantamento permitiu, também, captar a percepção dos brasileiros em relação à atuação dos médicos brasileiros no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Na opinião de 77%, o trabalho desses profissionais é considerado ótimo ou bom. Outros 17% consideram essa performance como regular e apenas 6% como ruim ou péssimo.

Feira Artesanato da Bahia conta com participação de Kiriris

Indígenas Kiriris participam da Feira Artesanato da Bahia, que funciona das 11h às 21h, no Salvador Shopping. Vindos das comunidades de Pau Ferro, Mirandela, Marcação e Araçás, no município de Banzaê, eles trazem sua tradicional cerâmica com pintura em Tauá (pigmento de argila na cor branca), maracas, arcos e flechas, apitos e colares, entre outras criações.

Aberta até o dia 25 de outubro, a Feira Artesanato da Bahia reunirá artesãs e artesãos, comunidades indígenas, quilombolas e de ceramistas. Da decoração, utilitários, presentes até a moda, serão comercializados produtos criados com diversas técnicas, que representam a identidade cultural da Bahia.

Coleção Love - Outubro Rosa

Sandy Najar sempre apoia a causa do Outubro Rosa. Este ano, ela lançou uma coleção cápsula com bolsas e necessaires criadas especialmente para a campanha, que fugiu dos estereótipos da data, trazendo o amor e a felicidade como mote.

Batizada de Coleção Love - Outubro Rosa, a coleção é limitada e terá 10% de seu lucro revertido para a instituição filantrópica Fundação José Silveira. A Coleção Love tem duas bolsas, com diferentes cores - uma combinando rosa com vermelho e outra rosa com bege. A ilustração é de Miu Monteiro.

Municípios sem Covid-19

Sete meses após o início da pandemia no Brasil, apenas seis dos 5.570 municípios brasileiros seguem sem casos confirmados da Covid-19. São elas Botumirim (MG), Cedro do Abaeté (MG), Pedro Teixeira (MG), São Thomé das Letras (MG), Laranjal (PR) e Cerro Branco (RS).
Com pouco mais de 6 mil habitantes, Laranjal não tem hospital e, para evitar o contágio, as medidas sanitárias foram reforçadas. No caso de Cerro Branco, agentes de saúde, carros de som e uma rádio dão orientações sobre a doença.

A turística São Thomé das Letras proibiu a entrada de visitantes desde março, além de contar com barreiras sanitárias que funcionam 24h por dia.

Gran Circo do Bela

O Shopping Bela Vista, que fica no Horto Bela Vista, em Salvador está investindo cerca de R$ 2,5 milhões para o Natal este ano. Com o tema Gran Circo do Bela, a estrutura será inaugurada no dia 25 deste mês, no próximo domingo. O investimento vai da decoração até a produção do espetáculo de inauguração e a campanha de Natal, com início em novembro.

Para o período, a expectativa é igualar o fluxo de 2019, o que representará um aumento de 300% em relação ao momento de reabertura dos shoppings, em julho. A estimativa é que as vendas acompanhem o movimento. Também está previsto o reforço de contratação temporária no quadro de funcionários do shopping para o período de outubro a dezembro.

Outubro Rosa AMO

Por conta da pandemia de Covid-19, o número de mamografias realizadas até julho de 2020 na rede pública de saúde caiu 50% em relação a 2019 e 2018. O Ministério da Saúde registrou 1,1 milhão de exames em 2020 contra 2,1 milhões nos anteriores.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 66.280 novos casos em 2020 no Brasil, com mais de 17 mil mortes, incluindo homens (1% dos casos). Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.

Para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, no próximo dia 24, o Grupo AMO vai disponibilizar gratuitamente consultas, mamografias e ultrassonografias para mulheres pré-selecionadas e seguindo as regras de segurança contra a Covid-19.Os atendimentos – em menor número, porém com foco numa investigação mais completa – serão diluídos em diversas unidades do Grupo AMO em Salvador, interior baiano e Aracaju (SE). A ação integra a campanha Outubro Rosa AMO “Seja rosa, seja um elo”, lançada no início de outubro.