Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

28/10/2020 06h28

Foto: Divulgação

Programa Recomeçar Sempre

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) da Bahia deverá dar início a cursos profissionalizantes na área de gastronomia, no Restaurante Popular de Pau da Lima, a partir de novembro. A capacitação, voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade, será ofertada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem vigência até 2021, e conta com investimento de R$ 870 mil.

As aulas do programa Recomeçar Sempre devem começar no próximo dia 9, na unidade inaugurada em maio deste ano. Após o término dos cursos, os concluintes receberão a credencial de ambulantes emitida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para que comecem a trabalhar.

As primeiras turmas, compostas por 20 alunos, são formadas por um público prioritário, já selecionado, formado por mulheres chefes de família; pessoas e famílias em situação de rua; beneficiários do Auxílio Moradia; indivíduos e famílias usuárias dos serviços de fornecimento de refeição, como Restaurantes Populares. Também são atendidos assistidos pelos CRAS, CREAS, Centros POP, UAIS e desempregados, entre 18 e 60 anos.

As turmas são de preparos de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas, e preparo de bolos tradicionais. Todas as salas terão um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Somente 35% das crianças foram imunizadas

Com a Campanha Nacional de Vacinação chegando ao fim no dia 30 de outubro, somente 35% das crianças (4 milhões) foram imunizadas contra a poliomielite.

Segundo informações do Ministério da Saúde, ainda falta vacinar 7,3 milhões de pessoas. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões das crianças de 1 a menores de 5 anos.

O estado que mais vacinou as crianças até agora foi o Amapá (62,59%), seguido do estado da Paraíba (50,11%). Rondônia foi o estado que menos vacinou, tendo atendido apenas 11,76% do público-alvo.

A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

A campanha nacional ocorre junto com a campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

Logística para o Desenvolvimento Econômico Sustentável

A FGV Europe promove nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, às 10h, o webinar “Logística para o Desenvolvimento Econômico Sustentável”. No encontro, serão debatidos o uso inovador de infraestruturas de transporte, visando a diversificação econômica, e as experiências de transformação de infraestrutura nas regiões de mineração da Alemanha e do Brasil. Serão apresentados modelos de logística e mobilidade que dão suporte ao processo de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

A iniciativa de cooperação técnica bilateral “Rumo a uma Transição Justa: Uma oportunidade para Minas Gerais” pretende promover trajetórias de desenvolvimento sustentável em territórios de mineração no cenário global da transição energética, da inovação e da diversificação econômica. É uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas, FGV Europe, do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, e conta com o apoio do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha (AuswärtigesAmt) e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Autódromo na zona oeste da capital fluminense

O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) publicou parecer técnico em que aponta diversos problemas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro carioca para justificar a construção de um autódromo na área conhecida como Floresta do Camboatá, no bairro de Deodoro, zona oeste da capital fluminense. Dessa forma, ficou bloqueada a concessão da licença ambiental para a obra.

 documento, com mais de 100 páginas, foi enviado à Procuradoria do INEA. O parecer da entidade jurídica do Instituto é o próximo passo do processo que visa à concessão ambiental. Contrariando a visão da Prefeitura do Rio, a equipe técnica do órgão ambiental considerou que a Floresta do Camboatá não é o melhor local para a realização da obra.

obra do novo autódromo de Deodoro, na Floresta do Camboatá, é um processo que se arrasta desde 2010, com várias idas e vindas, envolvendo a Prefeitura, o INEA, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Justiça estadual, órgãos do Governo Federal e empresas privadas.

Lab de Combustão: corpos cênicos reagentes

Integrando a programação do projeto NAU, a atriz, bailarina, coreógrafa e diretora cênica Ana Paula Bouzas ministra a oficina online "Lab de Combustão: corpos cênicos reagentes" na sexta-feira (30), a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link.
As oficinas formativas em teatro e música promovidas pelo projeto NAU em outubro e novembro funcionarão como base para a preparação do espetáculo que estreia em dezembro. A produção propõe um mergulho em personagens históricos enjeitados na construção social brasileira.

Mais eleitores que habitantes

O número de municípios com mais eleitores que habitantes aumentou na comparação com o cenário visto nas eleições de 2018. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), desta vez são 493, 8,8% das cidades brasileiras. Em 2018, quando 308 cidades do Brasil registraram essa inversão, o aumento foi de 60%.

O estudo foi feito a partir do cruzamento de dados da base de eleitores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a população oficial calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado com o maior número em termos percentuais é Goiás (22,76%), seguido do Rio Grande do Norte (17,9%) e da Paraíba (14,8%).

Píer Municipal de Porto Seguro

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, assinou ordem de serviço para a completa revitalização do Píer Municipal. Conforme a gestão, o novo projeto arquitetônico será moderno e inovador e vai ser executada com recursos municipais.

A obra começará nos próximos dias e contará com a recuperação da estrutura já existente, que passará a ser de inox naval, material utilizado especificamente para áreas marítimas.

O espaço que abriga os turistas será refeito com vidraçaria, catraca, bancos e central administrativa, proporcionando mais conforto e organização para quem está passeando e também para os funcionários das empresas que utilizam o local.

Ainda dentro do mesmo projeto, será construído um Centro de Convivência e Apoio ao Turista na Praça do Relógio, quase em frente ao novo píer. O espaço seguirá o mesmo design arquitetônico e poderá ser utilizado para apoio ao turismo, venda de passeios, exposições e programas de conscientização ambiental.