Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

29/10/2020 06h32

Foto: Divulgação

Campanha ‘Corra para a Prevenção’

A Unidade de Apoio na Rua (UAR) do programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), está de volta ao Centro de Salvador e passa a funcionar na Ladeira da Fonte das Pedras, próximo à Avenida Djalma Dutra e à Arena Itaipava Fonte Nova. Para marcar o retorno, o programa realiza, nesta quinta-feira (29), das 10h às 12h, uma atividade com intervenções artístico-culturais e um drive thru para arrecadação de insumos para pessoas em situação de rua.

A arrecadação é parte da campanha ‘Corra para a Prevenção’, estratégia do programa para intensificar o cuidado e a prevenção a Covid-19 junto às populações vulneráveis de Salvador. Máscaras e itens de higiene como sabonete, absorvente, shampoo, creme dental, escova de dente e álcool em gel são prioridades da arrecadação.

O evento terá ação de grafite, roda de samba, capoeira, apresentações de dança e música, como o pocket show do rapper MC Xarope, com a participação de Madamma, no encerramento. Também está prevista uma aula do curso profissionalizante de ‘Iniciação à Permacultura e Práticas de Jardinagem’. Todos os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus estão incorporados na logística da programação.

Live da Santa Emília Empreendimentos

Com o objetivo de levar mais informações sobre qualidade de vida para as crianças dentro desse contexto de, ainda, muitas restrições impostas pela pandemia, a Santa Emília Empreendimentos convidou para a terceira live deste projeto, a pediatra Marcela Andrade, especialista em Neuropsicologia e em Reabilitação Neuropsicológica Infantil. A live acontecerá nesta quinta-feira (29), às 20h, na página do Instagram da incorporadora (@santaemiliaempreendimentos), tendo como tema central “Desenvolvimento infantil com orientações práticas aos pais sobre cada etapa”.

No hotsite diadascriancastododia.com.br, criado especialmente para o período, a empresa reuniu dicas de brincadeiras, resgatando atividades que estimulam a interação com a família. São atividades que podem ser praticadas dentro de casa e também no condomínio. O acesso ficará disponível até 31 de outubro.

Arrecadação de fundos para o Instituto de Cegos da Bahia

As escolas de dança Ballet Rosana Abubakir, Etudes, Edace e Zumba Team by Lu Pitanga, além da Cia de Jazz Viviane Lopes e Adalgisa Rolim Academia de Dança, se unirão em uma live solidária nesta quinta-feira (29), às 20h.

O tradicional espetáculo "Emoções", que terá a dançarina Juliana Paiva como madrinha, tem como objetivo a arrecadação de fundos para o Instituto de Cegos da Bahia. A transmissão acontece através do canal da organização no Youtube.

As doações podem ser feitas durante a live através do QR Code ou transferência bancária, com valor mínimo é de R$ 20, na conta: Banco Bradesco, Agência: 3550-3, Conta corrente: 001492-3, Razão Social: Instituto de Cegos da Bahia, CNPJ: 15.208.044/0001-89.

Jovens aprendizes no mercado de trabalho

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho realizará nesta quinta-feira (29), às 16h, uma transmissão ao vivo sobre a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho durante a pandemia Covid-19. 

O objetivo é abordar o tema em blocos, desde uma visão geral da inserção de aprendizes, passando pelo impacto e medidas adotadas durante a pandemia até a aprendizagem aos mais vulneráveis.

Com palestras dos auditores-fiscais do Trabalho, Taís Arruti Lyrio Lisboa, coordenadora de Fiscalização da Atividade de Inclusão de Aprendizes na Bahia; e Ramon de Faria Santos, coordenador nacional de Aprendizagem Profissional no âmbito da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho. O evento conta também com a participação do AFT Aquiles Colmenarez e integra as atividades da iniciativa “Proteja o Trabalho”, realizada em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e será realizado na página da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho no Youtube, pelo link https://youtu.be/K-1xL9RBOIs.

Carlos Manuel Baigorri na Anatel

O economista Carlos Manuel Baigorri tomou posse como membro do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para mandato até 4 de novembro de 2024, em vaga deixada por Aníbal Diniz. Ele passa agora a presidir as sessões do Conselho Diretor e acumula a função de presidente-executivo da autarquia.

O economista é servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde foi superintendente-executivo, superintendente de Competição, chefe da Assessoria Técnica e superintendente de Controle de Obrigações. Ele é graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília (UnB), e é mestre e doutor em Economia, pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

O Conselho Diretor é o órgão máximo da Anatel, composto de cinco conselheiros. Atualmente, além do recém-nomeado, estão Leonardo Euler de Morais (como presidente), Emanoel Campelo de Souza Pereira (como presidente substituto), Moisés Queiroz Moreira, Vicente Bandeira de Aquino Neto e Raphael Garcia de Souza (como conselheiro substituto).

Exposição 150 Fotos Pela Bahia: O Registro

A Galeria da Fundação Pierre Verger, em Salvador, retoma suas atividades com a exposição "150 Fotos Pela Bahia: O Registro". Com curadoria de Alex Baradel e Célia Aguiar, a mostra reúne 31 registros feitos por diversos fotógrafos durante a pandemia.

A visitação presencial estará disponível a partir desta quinta-feira (29), mediante o cumprimento de todos os protocolos de segurança necessários, incluindo medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara e limitação da quantidade de pessoas presentes ao mesmo tempo.

Venda de terrenos públicos

O governo da Bahia publicou um edital para venda de terrenos públicos em Salvador. O documento é voltado para os espaços onde ficam o antigo Centro de Convenções, o Parque de Exposições, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Rodoviária.

O governador Rui Costa disse que a ideia com as vendas é gerar empregos em áreas que estão sem utilização e incentivar a chegada ou abertura de novos empreendimentos ou empresas na capital baiana.

Prêmio Camões 2020

O escritor português Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prêmio Camões 2020, o troféu mais importante da língua portuguesa.

O acadêmico se especializou em obras de teoria literária e no estudo de autores clássicos, especialmente o próprio Luís de Camões, além de ser um dos fundadores do instituto que leva o nome do autor de Os Lusíadas.

O Prêmio Camões foi criado há 32 anos pelos governos do Brasil e de Portugal e concede ao vencedor 100 mil euros, divididos entre os dois países.

Barragem de Gongo Soco

O juízo de Barão de Cocais, em Minas Gerais, decidiu que a mineradora Vale terá que pagar, por mais um ano, o auxílio emergencial mensal aos desalojados de suas casas devido aos riscos de deslizamento da Barragem de Gongo Soco. Mais de 450 pessoas tiveram que sair de suas casas, em Barão de Cocais, porque as estruturas da Barragem Sul Superior não tiveram aprovação técnica. A decisão da Justiça foi tomada depois de uma audiência de conciliação da empresa com os moradores, onde não se chegou a um acordo.

A Vale começou a pagar, em meados de 2019, o auxílio emergencial no valor de um salário mínimo mensal para cada adulto, meio salário mínimo para cada adolescente e um quarto de salário mínimo para cada criança da família.

O pagamento foi feito até agosto. Em setembro, a Vale enviou petição à Justiça informando que não havia mais justificativa para a prorrogação do pagamento. A empresa se propôs a realizar medidas de compensação e apresentou dados dos processos de indenização individual definitiva.

A Justiça considerou que a Vale é uma das maiores mineradoras do mundo e que os moradores de Barão de Cocais não podem ter seus estilos de vida alterados de forma abrupta por “fato desastroso imputável exclusivamente” à empresa.