30/10/2020 06h30
Foto: Divulgação
Arquitetura de paz e segurança
Um relatório do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos destaca a evolução de conflitos na última década: o número de guerras civis quase triplicou, resultando num aumento de seis vezes em mortes associadas. O estudo realça que o pico foi registrado em 2016, quando 53 países tinham situações em conflito.
O documento constata que até o momento a arquitetura de paz e segurança da ONU, que tem como meta manter a paz e segurança mundiais, tem dedicado pouca atenção ao papel e ao impacto das companhias em contextos de conflito.
Além dos atuais Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos, o grupo quer uma ação mais decisiva para integrar os negócios e os direitos humanos em estruturas de paz e segurança.
Depois de apresentado à Assembleia Geral, o estudo segue para uma série de discussões com representantes da sociedade civil, de empresas, de governos e de entidades internacionais.
O documento também será levado em conta na implementação de um roteiro global dos princípios orientadores das Nações Unidas para a próxima década.
Força-Tarefa pela Solidariedade
No feriado prolongado dos servidores públicos e de finados, a Fundação Hemoba estará em Força-Tarefa pela Solidariedade, com ampliação dos seus horários de atendimento nas 24 unidades de coleta de Salvador e interior do estado.
Na capital baiana, o dia 30 de outubro, Dia do Servidor Público, será de atendimento normal no Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama, e nas unidades fixas do Salvador Shopping, do Hospital do Subúrbio e das Obras Sociais Irmã Dulce. Além disso, a Fundação Hemoba também estará com coleta externa, através do hemóvel, no Hospital Geral Roberto Santos. No sábado (31) e na segunda-feira (2), o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h30 às 12h30.
Nesta sexta-feira (30), estarão abertas as unidades de Barreiras, Eunápolis, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Excepcionalmente nas unidades de coleta de Irecê e Santo Antônio de Jesus haverá expediente nos dois dias. O horário de funcionamento das unidades pode ser consultado no site da Hemoba.
Projeto Voltando Aos Palcos
Integrando o projeto "Voltando Aos Palcos", o Balé Teatro Castro Alves e a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentam o espetáculo "Pés a Pés" nesta sexta-feira (30), às 20h40, com transmissão através do Youtube e da TVE Bahia. A montagem traz uma homenagem aos griôs e uma reflexão sobre a ancestralidade artística e cultural, tendo como referência o movimento tropicalista.
Feriadão de Finados
O município-arquipélago de Cairu, no baixo Sul do estado - que abriga destinos como Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa, Garapuá e Moreré - já registra 90% de ocupação hoteleira permitida para o feriadão de Finados. O período envolve o final desta semana até a próxima segunda-feira (2). Só é permitida a taxa de 50% de ocupação, com exceção para pousadas com oito ou menos quartos.
Para funcionar, hotéis e pousadas precisam ter o Selo Nacional Turismo Responsável - Limpo e Seguro; e devem priorizar check in eletrônico, além de aferir temperatura dos hóspedes e aplicar questionário sobre sintomas respiratórios.
O uso de máscaras para hóspedes e colaboradores continua sendo obrigatório. Já a utilização da piscina deve ser feita considerando o uso de 10m² da área de lazer por pessoa.
Apae Salvador
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, visitou as instalações da Apae Salvador, na Pituba. Ele foi recepcionado por membros da diretoria, alguns alunos e familiares assistidos da entidade. A visita integra o programa CAIXA Mais Brasil, que já percorreu todos os estados brasileiros em 80 viagens, conhecendo a realidade dos municípios brasileiros.
Na próxima semana, haverá um novo encontro da diretoria da Apae Salvador com um executivo do banco, para discussão de possibilidades de auxílio à entidade.
Denúncias de violência
O Brasil é o quinto país do mundo no ranking de violência contra a mulher. E, agora, as denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, feitas, especialmente, por meio do Disque 100 e o do Ligue 180, e também via WhatsApp. Para receber atendimento ou fazer uma denúncia, o cidadão deve enviar uma mensagem para o número 61 99656-5008. Após resposta automática, ele será atendido pela equipe da central única dos serviços.
A denúncia recebida será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. As mulheres brasileiras que sofrem violência no exterior também podem denunciar pelo WhatsApp ou pelo número 180.
Além do WhatsApp, os canais de atendimento do Disque 100 e do Ligue 180 podem ser acessados pelo site da Ouvidoria e por outros aplicativos como o Direitos Humanos Brasil. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.
O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além de denúncias, os canais disponíveis também podem ser acionados para esclarecer dúvidas e registrar reclamações e sugestões sobre o serviço.
Movimento Salvador Vai de Bike
O projeto Bike Comunidade, criado pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), chegou a uma terceira região na capital baiana. Agora além de Itapagipe, no antigo Alagados, e Stella Maris/Praia do Flamengo, a comunidade de Vila Matos, no Rio Vermelho, recebe o projeto que tem por objetivo estimular o uso da bicicleta com instrumento de geração de renda, por meio de serviços de entregas, transporte de materiais, prestação de serviços de maneira geral, além de estreitar relação com as comunidades para realização de ações e atividades relacionadas ao meio de transporte na região.
Para utilizar as bicicletas os moradores locais precisam fazer um cadastro pessoal, com documento de identificação e número de telefone para contato. Em Vila Matos serão disponibilizadas 10 bicicletas, inicialmente, no espaço na Av. Vila Matos, n° 61, Rio Vermelho.
Disney localizado em Paris
O parque temático da Disney localizado em Paris anunciou uma nova suspensão das suas atividades em decorrência do lockdown decretado pela França para combater uma nova onda do novo coronavírus. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (30) e segue até o dia 1º de dezembro, sendo reavaliado a cada duas semanas.
Ainda no comunicado, a Disney informou que continua aceitando reservas para o período de Natal e Ano Novo, de 19 de dezembro a 3 de janeiro, mas que o funcionamento só será confirmado mediante a melhora das condições sanitárias no país.