Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/11/2020 06h30

Foto: Divulgação

Baianas de Acarajé

Através do programa #GPcomVC, 200 integrantes da Associação Nacional das Baianas de Acarajé receberam um treinamento especial, em Salvador. Na ocasião, as profissionais receberam todas as orientações de biossegurança para que a retomada das suas atividades aconteça de maneira segura, além de receberem equipamentos de proteção individual necessários para este momento. O programa também realizou a doação de 3 mil litros de azeite de dendê, ingrediente fundamental do acarajé, a Associação.

Prêmio Cultura Viva Bahia 2020

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) prorrogou, até as 23h59 da próxima terça-feira (16), o prazo das inscrições para o Prêmio Cultura Viva Bahia 2020, que integra o Programa Aldir Blanc Bahia.

O edital é voltado aos Pontos e Pontões de Cultura dos 27 territórios de identidade baianos, e os interessados devem se inscrever através de preenchimento de formulário disponível na internet.

O Prêmio Cultura Viva Bahia 2020 teve investimento ampliado para R$ 9.333.334,08 e contemplará, agora, 252 instituições e coletivos culturais com R$ 37 mil.

Eventuais dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas por e-mail a [email protected], ou ainda pelo telefone (71) 9688-1460. 

Farol da Barra

Uma cerimônia fechada, às 16h, desta quinta-feira (13), marca a reabertura do Farol da Barra. Para garantir a segurança, na véspera, militares dos Fuzileiros Navais de Salvador fazeram uma desinfecção nas instalações do farol. 

Além disso, os funcionários do Farol da Barra passaram por treinamento para garantir o cumprimento dos protocolos que ajudam a controlar a pandemia de Covid-19. 

Será o início da visitação ao local depois de ser premiado como Farol do Ano de 2020, pela International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities, associação internacional de autoridades de navegação e faróis, que destaca os faróis mais interessantes do mundo. A solenidade de premiação deve acontecer no início do ano que vem, quando o troféu será enviado da França para o Brasil.

Dedicação a leitura

O Nordeste foi eleito como a região brasileira que mais se dedica a leitura em 2019. De acordo com dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, das 10 capitais brasileiras que mais leram, cinco delas ficam no Nordeste.

Salvador ocupa o 9º lugar no ranking com 57%, que tem João Pessoa como primeira colocada com 64% da população. A lista é formada por: João Pessoa, Curitiba (63%), Manaus (62%), Belém (61), São Paulo (60%), Teresina (59%), São Luís (59%), Aracaju (58%), Salvador e Florianópolis (56%).

A pesquisa foi feita com mais de 8 mil pessoas em todos os estados brasileiros entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Outro dado apontado pela pesquisa é que em João Pessoa, 75% dos leitores são da classe B ou C, enquanto a classe A fica na lanterna, apresentando 8%. Em todo país, a classe C detém 49% dos leitores, enquanto os mais ricos aparecem apenas com 4%.

Em 2020 a capital baiana sediaria a Bienal do Livro no Centro de Convenções de Salvador, porém devido a pandemia o evento foi cancelado. A última edição realizada na cidade foi em 2013.

Espetáculo "Des Faces"

O Balé Teatro Castro Alves e a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentam nesta sexta-feira (13), às 20h40, com transmissão através do Youtube, o espetáculo "Des Faces". Inspirada no uso das máscaras no combate a transmissão da Covid-19, a montagem aborda as diversas proteções usadas pelas pessoas para disfarçar desejos reprimidos e evitar julgamentos. 

Com elenco formado pelos bailarinos Douglas Amaral, Fernanda Santana, Joely Pereira, Mirela França e Ruan Wills e trilha comandada pelos músicos Francisco Roa (violino) e Serghei Iurcik (viola), "Des Faces" integra a programação do "Voltando aos Palcos" e será executado diretamente da Sala do Coro do Teatro Castro Alves. 

55 anos de carreira de Gal Costa

Em celebração aos seus 55 anos de carreira, a cantora Gal Costa prepara um novo álbum, Gal 75, com participações especiais de artistas de diferentes estilos e gerações e as primeiras faixas do novo projeto serão lançadas nesta sexta-feira (13). Os primeiros dois singles que chegam às plataformas digitais são "Avarandado", com participação de Rodrigo Amarante, e "Nenhuma Dor", com participação de Zeca Veloso. Ao todo, serão dez faixas, que chegam ao público aos pares até o final de janeiro de 2021.

Festival Mix Brasil

Focado no tema da diversidade, o Festival Mix Brasil oferecerá, até dia 22, atrações gratuitas no campo das artes: cinema, teatro, música, literatura, e artes visuais. A maioria dos eventos ocorrerá de forma online.

Serão mais de 100 filmes, de 24 países, debates, projetos teatrais de temática LGBTQIA+ inéditos, e ao menos quatro grandes shows, transmitidos ao vivo da Sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo. 

Estão previstos os shows de Martte (dia 14), Bia Ferreira (20), e Jaloo (22). No dia 14, em artes visuais, ocorrerá a abertura da exposição Figa, símbolo da atual edição do festival. 

No dia 18, o destaque fica por conta do workshop Criação e Produção de Audiovisual LGBTQIA+ Independente em Tempos de Pandemia, ministrado por Alice Stamato, Arthur Alfaia, Marcelo Oliveira, e Márcio Masselli.

A programação completa pode ser vista em www.mixbrasil.org.br . 

Programa EnergIF

O Ministério da Educação (MEC) institui um programa para ampliar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. Ele abrangerá as áreas de energia eólica; energia solar fotovoltaica; eficiência energética na indústria e nas edificações; biogás e biometano; biocombustíveis; e hidrogênio renovável e mobilidade elétrica. Um outro ato da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC deverá tratar sobre as modalidades de ensino, os tipos de curso e os tipos de oferta.

Entre as diretrizes do programa está a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas para geração de energia renovável e a formação profissional tecnológica nesse setor para ampliar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local. O MEC quer ainda estimular, avaliar e difundir a implementação de iniciativas de eficiência energética, para assegurar maior direcionamento do gasto público e do uso dos recursos naturais.