14/11/2020 06h31
Foto: Amanda Oliveira
Praias dia de sábado
A Prefeitura de Salvador anunciou a reabertura das praias aos sábados, sem restrição de horário. As medidas começam a valer a partir da segunda-feira (16). O anúncio ainda não vale para os domingos e feriados.
As praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência voltarão ser frequentadas, mas com restrições. O porto, por exemplo, uma das praias favoritas dos soteropolitanos, abrirá apenas de terça a sábado. Já as praias do Buracão e da Paciência estão liberadas de segunda a sábado.
As demais praias que já não abriam às segundas-feiras, como São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã, seguirão interditadas no primeiro dia útil da semana.
Rótulos dos produtos
Os consumidores têm dificuldade para entender o que dizem os rótulos dos produtos nos supermercados, revela pesquisa publicada na Revista Agropecuária Técnica (Agrotec), editada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram ouvidas 240 pessoas nas faixas etárias de 15 a 30 anos, de 30 a 45 anos e acima de 45 anos.
Segundo a publicação, 69% dos entrevistados leem os rótulos e verificam a data de validade no momento da compra. Entre os que conhecem os termos técnicos, mas não sabem o significado, o percentual atinge 70%. A maior parcela desses consumidores está na faixa acima de 45 anos.
Cine Rodas
A capital baiana recebe, entre os dias 16 e 19 de novembro, o projeto cultural itinerante Cine Rodas, que visa transmitir gratuitamente filmes e desenhos ao ar livre, abordando temas como inclusão, sustentabilidade, meio ambiente e respeito. O cinema a céu aberto ficará instalado no Shopping Paralela, com funcionamento de segunda a quinta-feira, das 17h às 21h.
Polo de Economia Criativa
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, a fase estrutural das obras de construção do Polo de Economia Criativa, que está sendo erguido no bairro do Comércio, em Salvador, deve ser concluída em até 30 dias. Segundo o cronograma de obras, a expectativa é que todas as fases relacionadas à construção sejam concluídas dentro do período de sete meses e o polo seja entregue até maio de 2021.
O equipamento vai funcionar como uma plataforma de negócios para fomentar o desenvolvimento das empresas e a produção e distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual, a criatividade e cultura como insumos primários. Ao menos 40 empresas criativas da capital baiana de setores como cultura, música, entretenimento, design, mídia e conteúdos digitais devem ser atendidas pela iniciativa, tendo acesso a uma rede de espaços compartilhados com cursos, oficinas, consultorias e eventos.
Veneno de serpente e aranha
Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Butantan, apoiados pela Fapesp, identificaram no veneno de uma serpente e de uma aranha do Norte do Brasil uma série de peptídeos – pequenos fragmentos de proteínas – com potencial farmacológico para combater condições cardíacas, bactérias, fungos, vírus e câncer, entre outros.
O estudo do veneno da serpente, a jararaca-do-norte (Bothrops atrox), foi publicado no Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases. A espécie é responsável pela maior parte dos acidentes ofídicos na região Norte do país.
A aranha é uma espécie de tarântula também da região amazônica, a Acanthoscurria rondoniae. O trabalho sobre suas toxinas foi publicado na revista Frontiers in Pharmacology.
Venenos de animais são conhecidos pelo grande potencial biotecnológico.
Complexo com torres residenciais
O Shopping da Bahia pretende fazer um novo projeto de grande impacto urbanístico na região do Iguatemi – o antigo nome do centro comercial. Com um investimento em torno de R$ 200 milhões, a Aliansce Sonae planeja implantar nos próximos cinco anos um complexo com duas torres residenciais, um hotel com mais de 480 quartos, uma torre com lajes corporativas e também um centro de convenções. Além disso, o masterplan engloba áreas de lazer, alamedas, praças e uma ampliação na área do shopping, que vai agregar 100 mil metros quadrados (m²) aos seus atuais 145 mil m².
A estimativa, apenas levando em conta as torres residenciais e empresariais, é de um volume geral de vendas (VGV) de aproximadamente R$ 300 milhões. Em um momento de economia desaquecida, o projeto da Aliansce deve gerar cerca de 700 empregos nos próximos três anos, levando-se em conta apenas as melhorias no Shopping da Bahia.
Mudanças no processo de votação
Este ano, em razão da pandemia, o processo de votação terá algumas mudanças. Outras determinações, porém, continuam as mesmas. Diante disso, o TSE informou, em nota, as regras para o pleito do domingo (15). O uso da máscara é obrigatório e o eleitor deve levar a própria caneta. A biometria não será adotada.
Não será necessário portar o título, embora o documento seja necessário para identificar a zona e a seção de votação. Em Salvador, por causa da Covid-19 ou por indisponibilidade dos locais anteriores, algumas seções mudaram de endereço. É exigido um documento de identidade oficial, com foto.
As seções serão abertas às 7h – 60 minutos antes do horário habitual. Não poderá votar quem chegar depois das 17 horas. Nas três primeiras horas haverá preferência para os idosos. Na cabina de votação, é proibido portar aparelhos eletrônicos que possam comprometer o sigilo do voto.
Informações sobre o título podem ser obtidas no site do TSE no campo “Serviço ao eleitor”. Quem fez a identificação biométrica poderá usar o e-Título.
Como a boca de urna é ilegal, é proibido tentar convencer outro eleitor a votar ou deixar de votar em alguém. Mas é permitido, no dia da eleição, manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato. É liberado o uso de bandeiras, broches e adesivos.